Trabalho Freelancer – Dicas para ter Sucesso



  

Confira aqui algumas dicas para ter sucesso como freelancer.

Ser freelancer tem múltiplas vantagens: poder trabalhar em horários flexíveis, não ter que enfrentar trânsito ou transporte público, realizar outros afazeres com maior tranquilidade ou em momentos que achar melhor. Por outro lado, muitas pessoas optam por esse tipo de carreira porque simplesmente não encontram oportunidades que as realizem profissionalmente ou acabam se deparando com trabalhos com rotinas desgastantes.

No entanto, escolher essa modalidade de emprego exige diversos cuidados, planejamento e paciência.

Quer ser um freelancer de sucesso? Então leia estas dicas que preparamos para você!

Faça um Planejamento:

Para começar esse tipo de carreira, é importante que você saiba como funciona o setor em que irá atuar. De início, crie uma rede de contatos com pessoas experientes na área. Elas poderão lhe oferecer boas dicas e explicar como é o dia a dia da profissão. Procure, ainda, conhecer potenciais clientes ou parceiros. Além disso, tenha em mãos sempre um cartão de visitas, contendo seus contatos digitais, como redes sociais, e-mail e WhatsApp.

Prepare-se Financeiramente:

Caso já tenha um emprego formal e deseja ser seu próprio chefe, o ideal é começar a fazer alguns trabalhos antes de ser somente freelancer, porque do contrário pode ser que tenha que lidar com problemas financeiros. Essa também é uma forma de ter uma cartela de clientes fixos. Assim, é importante você aproveitar esse momento de transição para juntar dinheiro para que possa sair do seu trabalho atual com tranquilidade.

Evite Problemas Burocráticos:

Dependendo da área em que for atuar, é interessante ter um contador e um advogado de confiança para auxiliá-lo com planejamento financeiro, pagamento de impostos, contratos e questões burocráticas.

Seja Organizado:



Procure não pegar serviços que não dará conta, uma vez que o excesso de trabalho pode reduzir a qualidade do produto ou serviço final. Isso pode, ainda, fazer com que você não cumpra os prazos estipulados. A consequência disso pode ser a perda de clientes e má avaliações na internet.

Procure Sempre se Atualizar:

Acompanhe as tendências do mercado, participando de palestras, congressos, cursos e grupos de discussões. Também não deixe de observar o comportamento de potenciais clientes em relação ao tipo de produto ou serviço que você oferece. Para isso, esteja sempre presente em fóruns, seções de comentários, avaliações e pesquisas nos motores de busca.

Utilize o Marketing a Seu Favor:

Não é porque você é freelancer que não vai precisar de marketing. Dessa forma, é interessante ter um blog ou site, em que possa apresentar o seu produto ou serviço. Utilize, ainda, o potencial das redes sociais e do e-mail para apresentar um bom atendimento, obter novos clientes e feedbacks.

Esteja Preparado para Períodos de Menos Ganhos:

Quando você trabalha em uma empresa, pode contar com um salário todo mês. Infelizmente, isso nem sempre será garantido quando for freelancer ou autônomo. Por isso, calcule seus gastos pessoais e de trabalho com muito cuidado, principalmente quando for realizar orçamentos, para não ter que lidar com problemas financeiros futuramente.

Você tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe seu comentário!

Camilla Silva.



Post Comment