Confira aqui com as melhores empresas para as mulheres trabalharem.

A Great Place to Work criou um ranking das melhores empresas para as mulheres trabalharem. O objetivo principal da pesquisa é dar visibilidade de como as companhias atuam em questões de diversidade, igualdade e inclusão no mercado de trabalho. O resultado foi dividido entre as grandes e médias empresas, sendo que cada uma deveria ter, pelo menos, 100 funcionários.

Além disso, a avaliação foi realizada por meio de uma pesquisa que foi feita com as colaboradoras da companhia. O resultado mostrou que no grupo de grandes empresas a vencedora foi o Laboratório Sabin, seguido pelo AccorHotels e em terceiro a Tokio Marine Seguradora. E, no grupo de médias empresas, o primeiro lugar foi do Ford Credit Brasil, seguido pela Pandora e Brystol-Myers Squibb.

Confira o resultado completo. No total, foram avaliadas 30 companhias.

Grandes empresas:

  1. Laboratório Sabin
  2. AccorHotels
  3. Tokio Marine Seguradora
  4. Itau Unibanco
  5. IBM Brasil
  6. Takeda
  7. Dell Computadores do Brasil
  8. Banco Santander
  9. Roche Farmacêutica
  10. Centro Universitário UMA
  11. Whirlpool
  12. Sesc/RS
  13. Atento Brasil

Médias Empresas

  1. Ford Credit Brasil
  2. Pandora
  3. Brystol-Myers Squibb.
  4. P&G – Escritórios SP e Recife
  5. Aspen Pharma
  6. Zurich Santander Seguros e Previdência
  7. Amêndoas do Brasil
  8. Roche Diagnóstica
  9. Thought Works Brasil
  10. Unimed Federação Minas
  11. Visagio
  12. Assurant
  13. Heads Propaganda
  14. Shankhya
  15. FortBrasil
  16. Ticket Serviços S/A
  17. Alelo

Você está procurando por boas oportunidades no Mercado de Trabalho? Que tal conferir algumas dicas para ter sucesso?

Se você estiver desempregado, use o tempo a seu favor. A situação não é fácil, mas é preciso se planejar e organizar. Desta forma, encare o momento como se estivesse trabalhando e dedique boa parte do seu dia para achar o emprego ideal. Por exemplo, acorde, tome café e comece a ficar por dentro das oportunidades em sites de emprego, revistas ou jornal.

Que tal reativar os seus contatos? Pergunte para os seus amigos e encaminhe o seu currículo, pois as oportunidades podem surgir. Antes de enviar, atualize o documento com as suas experiências, conhecimento e cursos.

Que tal investir em alguma capacitação? Até encontrar o emprego ideal, você estará estudando, o que pode ser um diferencial para retornar ao mercado de trabalho. Assim, não fique parado e se lamentando, lembre-se de que isso é uma fase e como você encara é o que faz a diferença. Sucesso e boa sorte!

Por Babi


INSS retorna com as revisões de benefício. Aposentados por invalidez com mais de 60 anos não serão chamados.

O ano de 2016 foi marcado por uma grande turbulência no setor econômico, fazendo com que o governo tivesse que rever algumas situações com o intuito de cortar gastos. Contudo, com o final do ano chegando, logo em novembro acabou-se as consultas para rever se os benefícios do INSS estão realmente sendo bem aplicados. Mas a partir do dia 16 de janeiro, a rotina refazer perícias e reavaliar casos volta com tudo.

Esse processo funciona da seguinte forma, aqueles que estão recebendo aposentadoria por invalidez ou então auxílio doença há aproximadamente dois anos, vão passar por uma nova perícia médica. Isso porque, anualmente, há várias pessoas que tentam enganar os médicos do INSS se fazendo de doentes. Não é pouco o número de pessoas que chegam à instituição apoiados em muletas ou cadeiras de roda mas saem andando logo no passeio. É importante ressaltar que, aqueles com mais de 60 anos que estão aposentados por invalidez não estão sujeitos a essa reavaliação.

Cerca de 2.100.000 vão receber o chamado para uma nova consulta. O mais assustador é que a grande maioria beneficiária está perdendo os auxílios. Não há necessidade dos beneficiários ligarem para marcarem as consultas pois o próprio INSS está cuidando disso, mandando a data das revisões por meio de cartas. Basta que usuário esteja sempre atualizando seu endereço e telefone no sistema, seja pelo site http://zip.net/bvtCFV ou pelo telefone 135.

Aqueles que tiverem problema em falar sobre o endereço ou não tiver residência fixa, poderá ser chamado pelo edital que será publicado nos canais de telecomunicação.

Logo após receber a carta, a pessoa precisa marcar a perícia em até 5 dias, pelo mesmo número de telefone 135.

É importante seguir esse aviso, pois caso o beneficiário perca o prazo da perícia, ele terá automaticamente seus direitos suspensos. Se isso acontecer, ele deve ir a algum posto do INSS e agendar uma nova revisão. No dia da consulta deve ser levado os documentos pessoais, bem como os exames médicos e os atestados. A decisão final dos médicos, se o beneficiário vai ou não continuar com o auxílio do governo, estará disponível no seguinte site do INSS: http://zip.net/bwtBKC.

Sirlene Fátima Oliveira Justo


Confira aqui algumas dicas para conseguir atingir suas metas e crescer profissionalmente na empresa.

Quando se busca sucesso na carreira profissional é necessário compreender dicas e virtudes importantes para alcançar o que se almeja. Em primeira instância, é necessário entender a diferença entre dois termos: eficiência e eficácia.

Sem sombra de dúvida é algo muito comum se deparar com pessoas que vivem na certeza de que entendem o significado destes termos, até o momento que são questionadas verdadeiramente sobre isso .

A eficiência é um termo explicado por diversos autores da administração como conseguir fazer mais com menos. Ou seja, realizar qualquer atividade de interesse em vista de controvérsias. Falta de recursos, tempo, orçamento, mão de obra, entre outros.

Agora a eficácia tem como significado a realização correta de atividades. Por exemplo, executar as atividades conforme uma norma ou procedimento. Em termos profissionais seria como quando os gerentes exigem para que os funcionários executem suas atividades da maneira eficaz para que não gere nenhum problema posterior.

As definições são bem parecidas. Por isso geram confusões.

Depois de entender os conceitos de eficiência e eficácia, fica fácil. Primeiramente para atingir suas metas profissionais, é preciso focar nas atividades que necessitam de eficácia. Definir quais tarefas devem ser feitas corretamente para que não haja nenhum erro que ocasione atrasos na sua meta.

Como evitar atrasos?

É comum acontecer atrasos quando se almeja algumas metas, então acostume-se. Porém, em vista dos diversos fatores e procedimentos, que geralmente não são observados corretamente, em vista de que a forma de se não evitar atrasos é um planejamento antecipado e adequado.

Planejamento:

O planejamento é extremamente importante para que seus objetivos profissionais sejam alcançados. Trace seus objetivos e mantenha-os de forma expressa. Detalhes como: em quanto tempo, o que deve ser feito para alcançar seus objetivos, devem ser anotados para garantir o sucesso.

Responda cada questão e organize-se. Crie listas de tarefas diárias, semanais e mensais que te levarão a curto e longo prazo ao seu objetivo. Construa planilhas também e deixe seus resultados expostos.

Você deve preparar suas atividades em busca do seu objetivo, de acordo com seu modo de vida. Como e quais meios usar para conquistar a sua meta e fazer acontecer cada um sem falta.

Conhecer os seus limites é necessário para não comprometer sua saúde. Não deixe a sua saúde e relacionamentos em jogo, caso contrário, você poderá desequilibrar as outras áreas da sua vida.

Produtividade:

Se você realmente quer alcançar suas metas profissionais com eficiência e rapidez, como demonstramos, é preciso executar as atividades ou tarefas da maneira correta com o menor número de recursos possíveis.

O processo de coaching poderá lhe ajudar. Este processo (coaching) ajuda você a entender, trabalhar e focar apenas no que é realmente importante.

Desta forma, poderá finalmente executar mais com menos. Sendo então eficiente e eficaz, para se tornar mais produtivo.

Por Denisson Soares


Mercado busca cada vez mais profissionais de trabalhos manuais.

Há alguns anos nós ouvíamos que os trabalhos manuais estavam chegando ao fim e que seriam os trabalhos intelectuais que dominariam a cena. Ironicamente, o quadro parece estar invertido. A tecnologia conseguiu suprir muito bem os trabalhos intelectuais. Os computadores fazem cálculos com maestria, controlam estoques, fazem relatórios automáticos. Mas e quem vai cuidar do estoque, carregar as caixas, levar a papelada de um lado para outro, construir, cuidar do encanamento, da pintura, da parte elétrica, quem vai escrever os artigos para os leitores?

Enfim, parece-nos que o trabalho unicamente intelectual está fadado aos computadores. Caberá a nós saber manusear softwares, máquinas e afins para desempenhar concretizar os trabalhos intelectuais. Mas uma coisa que tem ficado esquecida nesses tempos é a crescente necessidade de profissionais qualificados que saibam meter a mão na massa.

O mercado está demandando pedreiros competentes, encanadores que resolvam de fato os problemas de vazamento e afins, marceneiros para fabricar móveis e acabamentos, mulheres de limpeza para manter as casas organizadas enquanto marido e mulher trabalham fora, eletricista, instalador de ar-condicionado, dentre outros.

Fato é que estamos vendo uma conjuntura invertida nascer, achava-se que os engravatados eram quem mais recebiam salários, no entanto, hoje, um salário de um concursado no Banco do Brasil ( cerca de R$ 1.800) é menos do que o salário de um pedreiro competente e ou de um limpador de vidros em prédios. Chapistas e atendentes em restaurantes também ganham salários que podem até superar o dos bancários.

Os ventos parecem ter mudado de lado. Nos EUA e Europa isso já havia acontecido. Serviços na construção civil e limpeza eram relegados aos latinos, mas agora, como os empregos minguaram, até os americanos estão reclamando por oportunidade de trabalho nos ditos “serviços manuais”.

Não é demérito para ninguém trabalhar em um serviço braçal, pelo contrário, você está usando uma das maiores maravilhas do mundo para exercer sua função: a força do seu corpo. O ideal é conseguir projetar os trabalhos manuais em uma atmosfera de conhecimento. Ou seja, ser um pedreiro qualificado e experiente, uma faxineira rápida e eficiente, ou encanador que sabe investigar vazamentos e um redator que consegue produzir conteúdo relevante agilmente.

Matheus Griebeler


Confira aqui o Calendário do Bolsa Família 2017.

Para sacar, veja o último algarismo de seu NIS e confira a data, por mês. Por exemplo, se seu NIS for 4, o pagamento será nos dias 23 de janeiro, 16 de fevereiro e assim por diante.

Você que é beneficiário do bolsa família, fique atento para o calendário 2017. Para que você possa ter acesso ao seu dia de pagamento, basta digitar o último dígito do seu cartão. Essa numeração é disponibilizada pelo CaDùnico, que é o cadastro único de assistência social do governo.

Para o pagamento do benefício, os cartões do bolsa família contém uma ordem de numeração, por exemplo, se o número final do seu cartão termina no número “1” você está entre os primeiros beneficiários a receber o benefício, em seguida vem as pessoas com o número final “2” e para finalizar as com final zero “0”.

O calendário do bolsa família 2017 ficará disponível nas agências bancárias da Caixa Federal, o beneficiário poderá também ter a opção de consultar o calendário do bolsa família no site da Caixa Federal (www.caixa.gov.br). O beneficiário deve ir na opção calendário e escolher o mês referente a consulta.

O Ministério do Desenvolvimento Social é o órgão responsável pela elaboração do calendário. O processo de organização é feito conforme o último dígito do cartão, essa organização se faz necessária para que haja uma ordem na hora de receber o benefício, não ocorrendo assim transtorno e também para que as datas não caiam em finais de semanas ou coincidam com feriados.

O programa bolsa família é um benefício que auxilia famílias de baixa renda proporcionando-lhes alimentação, educação e acesso à saúde.

Os tipos de benefícios e valores variam conforme as famílias. O programa oferece auxílio para quatro benefícios, onde temos o benefício básico que é destinado à família em situação de extrema pobreza, o benefício variável que é dedicado às mães que amamentam e a gestantes. Também, o programa é dedicado ao auxílio de jovens que tem a média de 16 a 17 anos.

Os pagamentos do programa costumam ocorrer à partir do dia 10 de cada mês, sendo que conforme a numeração os cartões que terminarem em “0” terão seus pagamentos no último dia do mês.

Resumindo, para você ter acesso ao calendário de 2017, acesse o site www.caixa.gov.br ou vá nas agência da Caixa Econômica Federal.

Gisele Alves de Brito


Descubra aqui o que é Networking e qual a importância dele em sua carreira.

Networking é uma expressão em inglês, utilizado no meio administrativo. Quer dizer rede de contatos ou rede de relacionamentos. É um método onde os participantes dessa rede compartilham serviços, informações ou contatos sobre um assunto em comum.

Essa palavra tem relação com o ramo empresarial e sugere uma ação de busca de contatos, sempre com o pensamento nas mudanças positivas, como por exemplo, conseguir um emprego ou alavancar na carreira. Essa atividade pode ser confundida com algo egoísta, em que uma pessoa se aproveita da outra em benefício próprio, mas não é bem assim. No networking deve existir sempre algo recíproco, onde uma pessoa ajuda a outra e também obtém benefícios, como uma troca de experiências.

Imagine que uma corporação precisa contratar alguém para um cargo em específico. Nessa situação, é comum que o empregador pergunte aos seus funcionários se eles conhecem algum na sua rede de contatos que tenha o perfil exigido. Aquele que se sair melhor na utilização no networking pode ser mais facilmente indicado para subir de cargo quando a oportunidade aparecer.

Networking não se relaciona somente com a aquisição de novos contatos, também tem a ver com a capacidade de se manter em contato com pessoas que já se conhece, como antigos professores e amigos influentes. Essa ferramenta só funcionará bem para quem apresenta uma boa desenvoltura social. Para ter uma rede de contatos eficiente, é preciso ser muito bom nos relacionamentos pessoais. Por esse motivo o networking é inteirado ao treinamento. Lembre-se sempre: nesse meio o mais importante não é quantidade, mas sim a qualidade.

Na hora de conhecer gente nova ou reaver seus contatos, tenha em mente que o networking é um mecânismo que exige paciência, não é algo que se usa para urgências. Isso quer dizer que quando você conhece alguém importante e entrega logo seu currículo, pode ser visto como uma pessoa inconveniente. Seja paciente, procure conhecer seus relacionamentos, pois eles podem lhe ajudar numa oportunidade, assim como você pode ser de grande ajuda.

Essa ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço e relevância no mercado hoje, por ser mais descomplicado encontrar gente de nível superior e com características mais específicas para o meio corporativo. Nem sempre ter um currículo surpreendente ou experiência no cargo é o bastante para alcançar aquele trabalho. Conhecer pessoas que trabalham na área que você deseja e que te enxergam como potencial pode ser a diferença entre as decepções trabalhistas e o sucesso.

Por Fábio Santos


O Exame Demissional é um direito e dever de todos os trabalhadores que se enquadram na CLT.

O exame demissional é uma espécie de direito e dever de todos os trabalhadores que se enquadram na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); apenas sendo facultativo aos chamados trabalhadores domésticos.

Visa tão somente dirimir quaisquer dúvidas a respeito da saúde do funcionário, quando da confirmação da sua demissão por parte do empregador.

O exame demissional está previsto no art. 168 da CLT, e configura-se como uma garantia importante para o empregador, já que poderá minimizar as ausências futuras por doenças, admitir somente funcionários aptos à determinada função; além de evitar problemas legais oriundos da não observância dessa garantia trabalhista.

Por outro lado, é uma garantia para o funcionário de que não irá ser demitido após ter contraído determinada moléstia durante as suas funções; além de manter-se atento ao seu estado de saúde como um todo.

O exame demissional é feito através de exames físicos, avaliação clínica geral, entrevista direta com o funcionário sobre suas condições de saúde anterior e atual; além de demais exames que o especialista achar conveniente.

Ainda de acordo com o art.168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esse exame deve ser feito após a confirmação, por parte do empregador, da demissão do empregado, e corroborado pela expedição do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), em duas vias; sendo que a primeira (pertencente ao empregador) também deverá ser assinada pelo funcionário, para fins de comprovação de que todos os procedimentos foram corretamente seguidos.

Também, segundo o art.168, inciso I e parágrafo 7.4.1 da Consolidação das Leis do Trabalho, o ônus da realização do exame demissional fica por conta do empregador, que estará sujeito a multa entre R$ 401,53 e R$ 4.025,33 (de acordo com os arts. 154 e 200 da CLT, que versa sobre Segurança e Medicina do Trabalho) caso não providencie a realização do exame.

Quanto ao prazo da realização, tem como limite a data da homologação da demissão, porém, sendo dispensável, caso o funcionário tenha feito exames periódicos de saúde ocupacional a menos de 135 dias (quando a empresa está enquadrada no grau de risco 1 e 2) ou 90 dias (quando a empresa está enquadrada no grau de risco 3 e 4).

Lembrando apenas que, por se tratar da saúde e de direitos do trabalhador, o exame demissional pode perfeitamente ser realizado antes desses períodos de 135 e 90 dias, caso trate-se de uma determinação expressa da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

E mais, aconselha-se que esse exame seja feito, de preferência, bem antes da homologação dessa demissão, pois, caso o resultado seja negativo, a demissão deverá ser adiada até que o funcionário realize o tratamento prescrito pelo profissional.

Por Vivaldo Pereira da Silva


Se pedir demissão o profissional não poderá contar com alguns direitos trabalhistas.

Pode chegar um momento na vida do trabalhador que ele pensa em pedir demissão do seu atual emprego. Porém, a pessoa pode ter em mente algumas dúvidas sobre o que fazer para não perder os seus direitos profissionais. Confira algumas dicas!

– O básico!

Se você vai pedir demissão vai receber as versas rescisórias normalmente como o salário, saldo do salário faltante, férias vencidas (valor proporcional a um terço das suas férias e o cálculo é realizado pelas parcelas que foram vencidas e também as proporcionais) e o décimo terceiro salário (proporcionalmente aos meses que trabalhou).

– Não vou ter direito!

Quando se pede demissão você não poderá contar com:

·         Seguro-desemprego (a decisão de sair do trabalho foi do funcionário);

·         Multa pela dispensa sem justa causa (40% do Fundo de Garantia);

·         Fazer o saque do Fundo de Garantia que ficou acumulado até o meu pedido de demissão. Porém, o dinheiro que está depositado no fundo não será perdido, mas o mesmo renderá com juros e correção. O resgate do dinheiro poderá ser realizado depois de três anos com o fundo em estado inativo (há possibilidade de saque para compra de casa própria, amortizar dívidas, entre outros).

Outro ponto importante antes que a pessoa peça a demissão, e esse fator é obrigação do profissional, é dar um aviso prévio com antecedência de 30 dias. Se a pessoa não quiser trabalhar nesse período, será descontado o valor na sua remuneração.

Dicas antes de se demitir:

·         Pense antes de pedir a demissão. Coloque na balança os prós e contras e observe se a decisão é a correta.

·         A emoção deve ser contida no momento de se demitir. Não desabafe com o seu chefe para não deixar o clima ruim. Comunique o desligamento e seja transparente.

·         Fale primeiramente com o seu chefe. Não diga nada antes para colegas, pois não queremos que isso caia em ouvidos de terceiros antes da pessoa correta.

·         Pode acontecer que a empresa queira você devido as suas habilidades. Pode aparecer uma contraproposta. Ouça bem o que o chefe tem a dizer, mesmo se a sua decisão já foi tomada.

·         Tenha bem claro na mente o motivo da demissão e os planos que tem depois disso acontecer. O mercado não é algo fácil de lidar.

·         Se você não terminou um trabalho importante, finalize o mesmo antes de pedir a demissão. Nada de deixar coisas pendentes.

·         Outra boa dica é sair deixando as portas abertas para uma volta no futuro. 


Pesquisa revelou que mais de 1/3 dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio e veem vários aspectos positivos para a opção.

Se você é brasileiro, responda sinceramente a uma pergunta, você já sonhou em ter o seu próprio negócio? Se a sua resposta é sim, saiba que essa também é a resposta de mais de 1/3 da população brasileira, segundo pesquisa realizada pela American Express e também pelo Instituto Qualibest.

A pesquisa revelou que mais de 30% das pessoas que participaram da pesquisa consideram que essa forma de sobrevivência é a ideal para se alcançar um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal, fator esse fundamental para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida.

Outro dado interessante da pesquisa é que 17% dos entrevistados afirmaram que ter o próprio negócio é uma vantagem, pois permite a possibilidade de trabalhar na terceira idade, além de poder ter mais flexibilidade de horários, um fator fundamental para uma melhor convivência familiar e para cultivar antigas amizades.

Para outros 16%, ter o próprio negócio significa ter mais confiança e segurança para conquistar objetivos, ou seja, o empreendedor é mais confiante e consegue melhores oportunidades para ganhar dinheiro e realizar seus sonhos e objetivos de vida.

A pesquisa revelou também que os entre os entrevistados de faixa etária entre 25 e 34 anos, a principal vantagem de ser dono do próprio negócio é não ter a quem se reportar, ou seja, a principal vantagem é não ter um superior para cobrar metas e desempenho, sendo que desses entrevistados, 59% tiveram a mesma opinião sobre o assunto.

Ter o próprio negócio significa trabalhar de forma mais adequada, sem esforço excessivo, sendo que ser dono da própria fonte de renda significa ter uma melhor distribuição de trabalho, essa foi a opinião de 45% dos entrevistados da pesquisa.

Ter a facilidade de organização e de gerenciamento de prioridades foi a opinião de 52% dos entrevistados.

Enfim, ter o próprio negócio é algo realmente fantástico, porém, para ser empreendedor é preciso ter muito planejamento e também muita cautela, pois sempre existe muita concorrência e desafios como em qualquer outra área profissional, mas se esse é seu sonho, corra atrás, faça uma pesquisa de mercado, pesquise se será lucrativo o negócio que você quer montar  e corra atrás de oportunidades que você certamente será bem sucedido.

Por Rodrigo da Silva Monteiro


A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 19, a proposta que estipula três dias de folgas anuais para que o trabalhador possa realizar exames de prevenção de câncer.

A proposta compõe o projeto de lei PL 843/07, de responsabilidade do deputado Daniel Almeida do PCdoB-BA. Em 2008 já havia tido aprovação da proposta original pela Câmara, mas foi necessário o retorno da proposta, em virtude de alterações realizadas pelos senadores, na proposta inicial, o texto era claro em autorizar as folgas, mas não determinava a quantidade.

As mudanças realizadas na proposta pelo Senado foram aprovadas pelo deputado Luiz de Deus do DEM-BA que declarou ainda que pode haver, em alguns casos, a necessidade de mais de três dias de ausência, mas que não acredita que os empregadores criarão empecilho para tais necessidades.

"Tem uma importância fundamental a prevenção desses tumores, pois, se tratados precocemente, podem ser vencidos", declarou Luiz de Deus em entrevista realizada pela Revista Pensar Empregos.

De acordo com Adalberto Xavier, ginecologista da Unidade de Ginecologia Oncológica Hospital de Base do Distrito Federal, se houvesse um programa adequado de rastreamento disponível para todas as mulheres na faixa de idade em que a doença costuma ter maior incidência era possível que alguns cânceres como o de colo de útero sequer existissem ainda.

Em entrevista, o ginecologista afirmou: "Na detecção precoce, verificamos as alterações pré-cancerosas, pré-invasivas e os tratamentos dessas alterações são muito simples e eficazes. O câncer de colo de útero não precisava existir mais porque a gente conseguiria tranquilamente preveni-lo em quase 100% dos casos".

Adalberto ainda reiterou a necessidade de deixar claro que a ausência no trabalho é oriunda da necessidade de consulta para exames de prevenção. A emenda ainda passará por análise para ser aprovada pelo Plenário da Câmara. 

Esta pode ser mais uma conquista para os trabalhadores e mais uma preocupação para que as organizações criem medidas de prevenção e qualidade de vida para seus colaboradores. 

Por Igor Lima


Muitos trabalhadores do Ceasa possuem uma carga horária diferenciada. Afinal, o Centro começa a funcionar às 3h e segue até as 18h. Muitos deles moram distante, em outras cidades da Região Metropolitana e até em municípios do interior de Pernambuco ou da Paraíba, e só voltam para casa nos finais de semana.

Para essas pessoas o Ceasa disponibiliza o Albergue Modelo. Com capacidade para abrigar 200 homens, com estada e alimentação, o serviço está disponível, diariamente, das 16h às 5h. Mas para usufruir é preciso  desembolsar uma 'taxa de utilização', que é de R$ 2,50 por dia.

"O local proporciona condições dignas para esses trabalhadores que não têm condições de custear as passagens de ida e volta diariamente para suas casas", explica a coordenadora de Programas Sociais do Ceasa/PE, Maria José Rosa.

Antes, havia um dormitório no Ceasa, mas foi feita uma intervenção e o albergue foi inaugurado em março de 2009, oferecendo mais conforto para os usuários, que durante a semana têm o local como a sua própria. Hoje, oalbergue é modelo para os Ceasas do país.

Maria José Rosa ainda falou da proposta de alojamento para mulheres. "A maioria dos trabalhadores é de homens, cerca de 99%, mas temos a intenção de montar um albergue feminino com capacidade para dez pessoas. Quando necessário, as mulheres também terão onde ficar, com comodidade e conforto", justificou.

Por: Alexandre de Souza Acioli





CONTINUE NAVEGANDO: