Música pode Melhorar a Produtividade no Trabalho



  

Pesquisa realizada pela Universidade de Miami afirma que a música pode aumentar a produtividade no trabalho.

O fato de que a música tem um papel fundamental nas nossas vidas já não é novidade desde há muito tempo. Além de fazer bem para a saúde ela ainda nos ajuda estimulando-nos emocionalmente e também intelectualmente. O mais interessante é que a música pode nos ajudar a melhorar o desempenho no trabalho. Ao menos é isso que aponta uma pesquisa realizada pela Universidade de Miami (veja o link da pesquisa no final dessa matéria).

Em resumo, a justificativa maior para o fato de que música melhora o desempenho das pessoas no trabalho e consequentemente a sua produtividade é o fator humor. Afinal, quando ouvimos aquilo que gostamos nos sentimos bem e mais dispostos. De acordo com a pesquisa, funcionários que costumam ouvir os gêneros preferidos até terminam suas tarefas mais rápido e de forma melhor.

Então, vejamos algumas observações de alguns especialistas nessa área e depois fecharemos falando ainda sobre o estudo.

Bom, para aquelas tarefas que sejam relativamente simples o ideal seria ouvir músicas que já conhecemos, já que na maior parte das vezes, apesar de simples, essas tarefas são um pouco monótonas. Então, um pouquinho de animação com o que gostamos!

Na hora de aprender, o indicado é não optar por ouvir músicas que tenham letras complexas (a não ser que sejam suas “mega preferidas” e que você esteja acostumado). Isso porque com o cérebro trabalhando no aprendizado de algo ele ainda teria um trabalho extra para interpretar a letra da música (mesmo que nós nem percebêssemos que ele está fazendo isso).



Para tarefas que envolvam organização entram na lista sons instrumentais com temas de natureza tais como rios, cachoeiras e chuva, já que esse tipo de música ajuda na concentração.

Voltando ao estudo, segundo a professora de musicoterapia Teresa Lesiuk, quando ouvimos músicas que gostamos ou aquelas que auxiliam a nos deixar mais relaxados, as coisas no trabalho evoluem porque os sons ativam uma região específica do cérebro que é responsável por liberar a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer em nosso organismo.

Por isso, na hora que o estresse chegar, a reunião foi complicada ou estiver sem ideias no trabalho, coloque sua música predileta. Faça o teste e você verá como sua produtividade começará a melhorar com o tempo.

Para conferir a pesquisa que citamos no início da matéria clique aqui (em inglês).

Por Denisson Soares



Post Comment