É comum que muitas empresas realizem festas de final de ano para seus colaboradores. É um momento que serve para agradecer um ano de trabalho. Essas festas servem como um ambiente de confraternização e fechamento de um ciclo para iniciar o novo ano.
Mas o comportamento nessas ocasiões deve seguir alguns protocolos para que a imagem na empresa não seja afetada. Pelo contrário, as festas de confraternização são um ótimo lugar para criar vínculos e ter o famoso “networking”. Nessas festas, gestores e funcionários possuem uma relação mais direta e aberta.
Algumas pessoas ficam com dúvidas se é benéfico comparecer ao evento ou não. Como dito acima, as festas de confraternização são uma ótima oportunidade para interagir com os colegas de trabalho. Não ir, algumas vezes, pode ser visto como um ato de pouca sociabilidade ou mesmo que o indivíduo em questão não gosta dos colegas e ambiente de trabalho.
1) Aceite o convite para participar do evento. Caso não seja possível, desculpe-se por não poder ir e apresente sua justificativa para o não-comparecimento. Comente com seus colegas os seus motivos. Deixe claro que gostaria de participar da ocasião.
2) Chegue em um horário que possa cumprimentar todos. A festa de confraternização não é uma balada, portanto chegue no horário marcado e cumprimente seus colegas e superiores.
3) Beba socialmente e com responsabilidade. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial à sua reputação no ambiente corporativo. Caso tenha bebido, não dirija após a festa.
4) A festa é um ambiente de igualdade. Circule em todos os meios, não fique somente no grupo de colaboradores que possuem o mesmo cargo que o seu. Abandone a hierarquia do trabalho durante a noite. Trate todos com respeito.
5) Utilize roupas discretas. Evite exageros no modo de vestir ou roupas que chamarão muita atenção dos seus colegas de trabalho. Prefira cores discretas.
6) Evite sair junto com os seus superiores. Não seja o último a sair da festa.
7) Caso perceba algum colega exagerando, tente dar um toque no momento certo. Converse com o colega de trabalho e seja cordial, explicando o motivo de ter cuidados com o excesso de bebidas alcoolicas. Como dito anteriormente, as festas de confraternização da empresa não são baladas.
Seguindo essas dicas, não há maiores preocupações quanto o assunto é o comportamento na confraternização da empresa. Aproveite a noite e o encerramento do ano de trabalho.
Por Matheus Griebeler
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?