Reforma da Previdência – Idade Mínima para Aposentadoria pode ser Alterada



Emenda pode reduzir a idade mínima para aposentadoria, além de realizar alterações nas regras de transição.

Uma emenda acerca de Reforma na Previdência promete alterar o plano apresentado pelo governo Temer. Segundo a fonte O Globo, perante essas mudanças, a idade mínima passa de 65 para 60 anos, além de trazer a possibilidade da quitação integral das pensões e ainda fazer alterações radicais na regra de transição.

Acerca da idade mínima, essa alteração dita a diminuição para 58 anos quando se trata de mulheres, enquanto no caso dos homens, para 60, o que desmente a fala de Temer, que afirmou recentemente que a idade mínima não seria reajustada na reforma.



O texto prevê também que as pensões concedidas para viúvas podem ser pagas em sua totalidade, não fazendo diferença na quantidade de filhos que possua, apenas com a condição de que o total não ultrapasse o teto estipulado pelo INSS, quando em dezembro, a regra estipulava previsão de valor mínimo correspondente a 60%.

A respeito da regra de transição, que antes previa um pedágio de 50% a mais em tempo de contribuição para mulheres acima de 45 anos e homens acima de 50 anos, a emenda sugere somente 30% sobre a idade ou tempo de contribuição, dando prioridade ao que for mais proveitoso para o trabalhador em questão.

Os três itens descritos acima têm sido vítimas de ataque por parte dos representantes dos sindicatos, que dizem acreditar que estabelecer a idade mínima é um prejuízo para os trabalhadores desprovidos de maiores recursos, que consequentemente iniciam o período de trabalho mais cedo. Alguns outros pontos estão sendo debatidos entre especialistas, como por exemplo, a questão das pensões, que foi abordada pelo professor da Usp, José Roberto Savoia, que defendeu a fiscalização do teto no lugar da diminuição dos pagamentos.



A proposta tem o deputado Paulo Pereira da Silva como cabeça e segundo O Globo, conta com o apoio de mais 19 indivíduos, distribuídos entre PP, PR, PSD, PTB e PCdoB, partidos que, em sua maioria, compõem, no Congresso, a base de Temer.

Carolina De Marco Brandenbergher

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




8 Comentários - Escrever um Comentário

  1. ivalti da Conceição · Editar

    Tenho 64 anos ,nasci em 13/07/1952, vou me aposentar por idade ?
    Contribuí mais de 22 anos.
    Tenho direito a aposentadoria. ? Quando completar 65 anos agora em 2017 ?

  2. Benedito da Silva · Editar

    Benedito da Silva tenho 56 anos agosto vou conpreta 35 anos de contribuição vou me aposentar quando to perdido

  3. Ernestino Pereira Santana · Editar

    Sou Ernestino tenho 58 anos e 27 anos de contribuição do INSS, posso pedir aposentadoria ou não? Ou quando posso pelas novas regras?

  4. Rosimari laebe di oliveira · Editar

    Eses ladrões não tein mais o que roba agora querem roba a nossa aposentadoria da gente não vamos deixar

  5. Ai seu Temer vc deveria temer pela sua vida. Pois o povo tá querendo acabar com ela, antes q vc acabe com o povo

  6. Jose hélio Vilela · Editar

    Bom dia. Tenho 58 e 15 de contribuiçao, se for aprovada a reforma da previdencia eu me encaixo para me aposentar. Obrigado

Post Comment