Como Declarar o Imposto de Renda pela Primeira Vez



Confira aqui o passo a passo para realizar a sua declaração do Imposto de Renda 2017.

A Receita Federal do Brasil estabeleceu o prazo final para receber as declarações de imposto de renda até o dia 28 de abril (sexta-feira). Estão obrigados a fazer a declaração dos rendimentos quem recebeu mais de R$ 28.559,70 no ano de 2016. Se essa é a primeira vez que você vai declarar, não se preocupe. Confira aqui algumas dicas que podem te ajudar.

O passo inicial é juntar os documentos. Veja quais são: informe de rendimentos dos valores recebidos em 2016 e comprovantes de despesas. O primeiro documento é emitido pelo seu empregador. Nele devem constar, além do salário que a empresa pagou pelo seu trabalho, o imposto de renda que foi retido e as contribuições do INSS. Junto ao banco em que você possui conta, é possível obter o rendimento dos seus investimentos e o saldo de sua conta. Caso ainda não tenha recebido, entre em contato e solicite os informes.



Os gastos com planos de saúde, psicólogos, fisioterapeutas, consultas médicas particulares, faculdades e escolas podem ser comprovados e servem para reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição. Além disso, tenha em mãos os papeis que comprovam a aquisição de bens, como por exemplo, carro e apartamentos.

A segunda etapa é fazer o download do programa no site da Receita Federal. Usando esse software é possível fazer a elaboração e transmitir a declaração. Não é necessário ter dois programas para isso. Essa é uma das novidades desse ano.

Em seguida à instalação em seu computador, é necessário preencher o formulário. Siga a ordem do programa, pois é bastante didático, com ícones à esquerda da tela. Após informar as suas receitas e despesas até 31 de dezembro de 2016, analise qual modelo da declaração é melhor para o seu caso, se completo ou simplificado.



Quando concluir o envio da declaração, o sistema vai gerar o recibo de entrega. Lembre-se de salvar em seu computador o documento em pdf. Esse recibo pode servir para pegar empréstimos e alugar imóveis, por exemplo. Além disso, o número que comprova o envio deve ser utilizado, caso precise retificar sua declaração.

Se a Receita Federal informar que você tem impostos a pagar, o programa comunicará o montante e também vai emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Melisse V.

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment