O Que Acontece se Não Declarar o Imposto de Renda 2017





Saiba aqui o que acontece se você não declarar o Imposto de Renda 2017.

Você provavelmente já deve ter ouvido muito sobre o assunto "Declaração de Imposto de Renda" nos últimos dias. Inclusive, a corrida para entregar a declaração aconteceu de forma ferrenha nas últimas semanas, mas qual a necessidade dessa pressa e o que acontece se você não entregar? É o que vamos discutir nesse artigo.

O primeiro de tudo que você precisa saber é que o não declarar, ou seja, não fazer a declaração ou então não entregá-la acarreta penalidades bastante contundentes para o contribuinte. O que seriam? O CPF passa a contar como "pendente de regularização", ou seja, uma boa parte das transações que envolvem o nosso número de CPF, como as movimentações bancárias, por exemplo, passam a ser comprometidas. Além disso, há o pagamento de uma multa por conta das ação da não declaração no valor de 1% do Imposto de Renda total do contribuinte.


Se for atrasando ainda mais, ou então existir atraso para pagar a multa, ainda são acrescidas mais valores correspondentes ao atraso. Lembrando que com o CPF comprometido, empréstimos, transações de compra e venda de imóveis e automóveis, compras de médio e grande porte em geral, além da abertura de crediário, também ficam comprometidos.

Todos sabemos que não é nada fácil declarar imposto de renda, por conta das informações que são muito detalhadas e burocráticas, mas é necessário por conta das medidas do governo.

Uma outra curiosidade é que se você não tem renda fixa, ou seja, trabalhou apenas como temporário em alguma empresa, você também precisa fazer a sua declaração de imposto de renda para que o valor recolhido pelos contratos para o imposto de renda, te seja restituído. Sim, isso é possível. Por isso também é primordial que o contribuinte faça isso, pois a partir do final de ano o pagamento das restituição acontece. Se você tiver dúvidas para restituir imposto de renda e como o processo deve ser feito, você pode consultar um contador, pois é a pessoa que geralmente entende sobre impostos e contribuições.


Lembrança importante: se você não fez a sua declaração de imposto de renda ou não entregou, o prazo final para fazer é até o dia 28 de abril (sexta-feira). Fique atento.

Yamí de Araújo Couto

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment