Imposto de Renda 2017 – Como Saber se Caiu na Malha Fina e Corrigir os Erros

  

Confira aqui como saber se você caiu na malha fina e corrigir os erros da declaração do Imposto de Renda 2017.

A entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 foi recebida até 28 do mês passado. Porém, alguns dias depois é possível saber se o contribuinte entrou na malha fina. Isso porque é muito rápido o processo de verificação dos dados informados. A Receita Federal (RF) identifica logo após poucas horas do envio do documento, se a declaração teve algum problema ou erro, de acordo com o Supervisor Regional da RF em São Paulo, Valter Koppe, em entrevista concedida a reportagem de economia do portal UOL.

Segundo o auditor, as informações da declaração são confirmadas com outras repassadas ao Fisco por instituições como INSS, bancos, empresas, convênio médicos, imobiliárias, administradoras de cartão e outras.

Portanto, se o contribuinte omitiu alguma informação ou deu um dado errado, como não incluiu rendas dos dependentes, logo a declaração ficará retida pelo leão.

Como sair da Malha Fina

O contribuinte deve acessar o site: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual para acompanhar se sua declaração está na malha fina. Basta informar o CPF, criar uma senha e cadastrar um código de acesso (veja no link abaixo).

Como gerar um código de acesso para ver, por exemplo, o Extrato de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e a Pesquisa de Situação Fiscal. Link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual/geracao-do-codigo-de-acesso-para-o-portal-e-cac.

Se constar algum problema na declaração do contribuinte, há duas maneiras de resolver isso:

1- A declaração gerou dúvida, mas não há erro;

Quando o contribuinte preencheu todas as informações corretamente, neste caso são duas as formas de resolver:

– Aguardar receber o Termo de Intimidade ou Notificação de lançamento da RF.




– Ou agendar atendimento para comprovar as informações entregando a documentação necessária (Prazo a partir de janeiro de 2018, para declarações deste ano).

2- Erro ou informação incompleta.

Nesse caso, o procedimento é retificar a declaração o mais rápido, antes que a Receita convoque a pessoa a prestar esclarecimentos, porque depois não será possível. Para corrigir o documento se ele foi feito através de celular ou tablet, só por meio de um computador de mesa, veja como:

– baixe o programa de envio da RF no PC e faça a correção.

– No celular ou tablet envie o documento realizado anteriormente para um PC, salve-o e siga a primeira orientação.

– No programa da RF, no menu “Ferramentas”, depois em “Cópia de Segurança” e clique em “Restaurar” (então a declaração será importada).

– Por fim, faça as alterações, salve e transmita para o programa.

Daniella Dutra

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment