Dicas de como organizar seu dia para procurar emprego
Todo mundo sabe queprocurar emprego pode ser uma tarefa cansativa como outra qualquer. Por isso, para evitar desgastes no dia que você tirou só para fazer isso, é preciso que tenha organização, assim você aproveitará melhor o seu dia e alcançará seus objetivos com mais facilidade.
Para facilitar a organização, uma boa dica seria manter uma rotina de trabalho no dia a dia, mesmo que você não esteja trabalhando. Para isso, você pode checar seus e-mails, ver algumas oportunidades, entrar em contato com algumas pessoas, entre outras tarefas.
Veja algumas dicas para você acrescentar na organização da sua rotina:
– Utilize uma agenda: tenha sempre uma agenda por perto, nem que seja de papel, virtual ou digital, mas que te ajude a se organizar de alguma forma. Com uma boa agenda você poderá organizar melhor suas tarefas, seus compromissos, suas informações pessoais, projetos e metas. Seu dia pode começar por aí.
– Faça um planejamento por semana: reserve todo domingo para fazer um planejamento semanal novo. Você pode começar colocando seus objetivos em primeiro lugar e como e quando poderá realizá-los da melhor forma durante a semana. Deixe claro alguns possíveis problemas e não se esqueça de adicionar as atividades do dia a dia.
– Cuidado com os imprevistos: todos os dias acontecem imprevistos e eles não precisam ser uma surpresa. Quando você estiver fazendo seus planejamentos, o ideal é deixar de duas a três horas para urgências todos os dias. De acordo com especialistas, quanto mais você se planejar, menos divergências aparecerão no seu dia a dia.
– Estabeleça prioridades: o planejamento deve ser feito toda semana, e diferente um do outro de preferência. E mesmo tendo um planejamento semanal, estabeleça algumas tarefas como prioridades para cada dia. Primeiramente, revise o dia anterior e veja se ficou ou não alguma coisa pendente para ser realizado agora, ou que esteja agendada para ser realizada em outro dia também. Faça um cálculo do tempo de realização de cada tarefa e enumere elas como prioridade em ordem cronológica. A dica aqui, é que você faça as mais fáceis e rápidas, depois as mais urgentes e difíceis.
– Coloque ordem na sua casa: se você quer organizar melhor o seu tempo, então coloque ordem em seu ambiente ou rotina de trabalho. Você não precisa pegar suas tarefas é organizá-las tudo de uma só vez, apenas coloque tudo de um jeito que você consiga realizar com mais facilidade. Uma boa dica para isso é colocar, por exemplo, seus papéis e documentos naquelas pastas com elástico. Jogue fora tudo o que você não for mais usar.
Se você seguir direitinho essas dicas terá tempo suficiente para procurar um bom emprego com calma e ainda tirar proveito do dia para alcançar suas metas.
Boa sorte!
Por Daniela Almeida da Silva