Todo mundo sabe queprocurar emprego pode ser uma tarefa cansativa como outra qualquer. Por isso, para evitar desgastes no dia que você tirou só para fazer isso, é preciso que tenha organização, assim você aproveitará melhor o seu dia e alcançará seus objetivos com mais facilidade.

Para facilitar a organização, uma boa dica seria manter uma rotina de trabalho no dia a dia, mesmo que você não esteja trabalhando. Para isso, você pode checar seus e-mails, ver algumas oportunidades, entrar em contato com algumas pessoas, entre outras tarefas.

Veja algumas dicas para você acrescentar na organização da sua rotina:

– Utilize uma agenda: tenha sempre uma agenda por perto, nem que seja de papel, virtual ou digital, mas que te ajude a se organizar de alguma forma. Com uma boa agenda você poderá organizar melhor suas tarefas, seus compromissos, suas informações pessoais, projetos e metas. Seu dia pode começar por aí.

– Faça um planejamento por semana: reserve todo domingo para fazer um planejamento semanal novo. Você pode começar colocando seus objetivos em primeiro lugar e como e quando poderá realizá-los da melhor forma durante a semana. Deixe claro alguns possíveis problemas e não se esqueça de adicionar as atividades do dia a dia.

Cuidado com os imprevistos: todos os dias acontecem imprevistos e eles não precisam ser uma surpresa. Quando você estiver fazendo seus planejamentos, o ideal é deixar de duas a três horas para urgências todos os dias. De acordo com especialistas, quanto mais você se planejar, menos divergências aparecerão no seu dia a dia.

– Estabeleça prioridades: o planejamento deve ser feito toda semana, e diferente um do outro de preferência. E mesmo tendo um planejamento semanal, estabeleça algumas tarefas como prioridades para cada dia. Primeiramente, revise o dia anterior e veja se ficou ou não alguma coisa pendente para ser realizado agora, ou que esteja agendada para ser realizada em outro dia também. Faça um cálculo do tempo de realização de cada tarefa e enumere elas como prioridade em ordem cronológica. A dica aqui, é que você faça as mais fáceis e rápidas, depois as mais urgentes e difíceis.

– Coloque ordem na sua casa: se você quer organizar melhor o seu tempo, então coloque ordem em seu ambiente ou rotina de trabalho. Você não precisa pegar suas tarefas é organizá-las tudo de uma só vez, apenas coloque tudo de um jeito que você consiga realizar com mais facilidade. Uma boa dica para isso é colocar, por exemplo, seus papéis e documentos naquelas pastas com elástico. Jogue fora tudo o que você não for mais usar.

Se você seguir direitinho essas dicas terá tempo suficiente para procurar um bom emprego com calma e ainda tirar proveito do dia para alcançar suas metas.

Boa sorte!

Por Daniela Almeida da Silva


Muitos profissionais acabam optando por pagar suas dívidas sentados num sofá com um notebook no colo. Para manter-se longe da sala e parar de irritar seus familiares com tanta desorganização, seguem algumas dicas tiradas do artigo "How to stay organized when your coach is your desk":

  1. Compre uma mesa para seu computador: Se não puder ser comparada a uma mesa de escritório, pelo menos servirá para que suas anotações feitas à mão não se tornem rabiscos incompreensíveis. Assim, o ideal é que a mesa seja portátil, com espaços reservados para seu notebook e para escrever.
  2. Organize seus papéis: Deixar os papéis espalhados na mesa da sala de jantar é coisa do passado. O melhor é adquirir um arquivo de mesa, daqueles que possuem pastas divisórias e etiquetas.
  3. Tenha um cesto de lixo por perto: Ao invés de deixar bolinhas de papel amassado pelos cantos da casa, que tal manter um cesto de lixo por perto?
  4. Mantenha a postura correta: Ao término de um dia trabalhando sentado no sofá, você poderá sentir dores nos olhos, pescoço e costas. Por isso, tenha certeza de que está sentado com uma postura correta, com a coluna ereta, as costas bem apoiadas e a tela do computador à altura dos olhos.

Por Rosália do Vale


Saber cobrar o subordinado também é um dos maiores desafios para os grandes líderes, principalmente sem desmotivá-lo. Ser chefe não é uma tarefa fácil, por isso é necessário conhecer o funcionário e saber como se dirigir a ele.

O uso de uma linguagem clara e objetiva, mas não informal, facilita muito as cobranças em ralação as metas e objetivo. Cobrar de forma genérica e impessoal gera descontentamento, perda de foco do funcionário e torna a execução das tarefas um trabalho maçante.

Um bom diálogo e muita transparência bastam para obter a confiança entre as partes, levando a um crescimento mútuo.


Conhecer os próprios limites é fundamental para o funcionário e para as empresa que pode aprender a “cobrar” cada colaborador individualmente. Desenvolver sua função a 110 % pode ser vantajoso a curto prazo, porém gera estresse, cansaço físico e mental e até mesmo desgaste familiar.

Todos precisamos de um tempo de descanso, tanto para o corpo quanto para a mente. Quando o trabalho é realizado de forma excessiva nos privamos de tais necessidades e alguns até excluem o lazer, a convivência familiar e passeios com amigos do seu tempo para substituir pelo ambiente de trabalho ou para terminar tarefas incompletas.

Organização é a palavra chave!





CONTINUE NAVEGANDO: