Como se manter motivado no trabalho?

Está desmotivado no trabalho? Confira algumas dicas para melhorar isso!

A motivação é bastante variável, não é mesmo? Alguns dias você a sente, e outros dias você não consegue encontrar um “pingo” de motivação, por mais que tente. Você olha para a tela do computador, disposto a digitar, criar, desenvolver e, em vez disso, você se vê simplesmente pensando na vida, mal se importando com o trabalho que está produzindo. É desnecessário dizer que você está totalmente sem inspiração, e não sabe como se sentir de outra forma. Como resolver?

1. Não pense que é um trabalho duro: pense como parte de se tornar quem você quer ser. Uma vez feita a escolha de fazer algo, tente não pensar tanto em como isso pode ser difícil, frustrante ou impossível.

2. Crie metas pequenas: tente dividir os projetos em partes pequenas, a fim de se sentir progredindo nesta jornada. Por mais que os objetivos sejam grandes e audaciosos, trabalhar com metas pequenas o ajuda a finalizar a missão.

3. Leia diariamente: certifique-se de que você tenha tempo em seu dia para ler (leia pelo menos uma hora por dia). Se isso for demais, comece com 20 minutos [por dia] e faça-o durante um mês (hábito). As pessoas mais bem sucedidas do mundo atribuem seu sucesso à leitura de muitos livros (Warren Buffet, Bill Gates, Elon Musk, etc.).

4. Pare de se preocupar com as coisas que não importam: fazer coisas que não significam nada custa [a nós] uma tonelada de energia mental.

5. Dê um tempo para si mesmo: há momentos em que precisamos relaxar. Pare de responder e-mails depois das 20 horas, por exemplo, ou tire um período de folga mais longo. Você se sentirá mais desestressado e mais produtivo quando você se permitir algum tempo de descanso.

6. Celebre as vitórias: comece a reconhecer todo o bem que você está fazendo. Não desconsidere as pequenas coisas. Você precisa de mais vitórias em sua vida. Isso irá motivá-lo, encorajá-lo e ajudá-lo a ver como você é realmente brilhante.

O que é languishing e como evitar?

“Languishing” pode ser definido como um sentimento generalizado que entorpece a sua motivação. O sentimento pode acompanhá-lo durante todo o seu dia, impedindo-o de ter a vida vigorosa que você deseja.

Um estudo mostrou que 55% da força de trabalho pode estar em um estado de languidez em um determinado momento. Nomeado pelo sociólogo Corey Keyes em 2002, este sentimento não tão novo de languidez está se tornando mais comum do que nunca, especialmente com a pandemia. Alguns chamaram até mesmo a languidez de emoção dominante de 2021.

A languidez não é uma condição de saúde ou doença clínica como ansiedade ou depressão. Em vez disso, é um estado no qual alguns de nós podemos nos encontrar presos.

Aumente as emoções positivas:

– Crie uma prática de gratidão. Você poderia usar um diário, um aplicativo ou uma simples meditação. O ato de praticar a gratidão está associado a um melhor humor e saúde geral.
– Cite seus sentimentos. Colocar palavras sobre como você se sente o atrai para fora da amígdala e para dentro do córtex pré-frontal (a parte decisiva do seu cérebro).
– Divirta-se! Deixe-se fazer algo – qualquer coisa – que lhe traga alegria. Quanto mais alegre você se sentir, mais alegre você será – e o impacto se estenderá a outras áreas de sua vida.

Diminua o “languishing” aumentando o engajamento:

– Seja honesto sobre seus sentimentos. Por necessidade, nos desprendemos de nossos sentimentos quando não somos honestos com nós mesmos. Essa dissonância cognitiva drena as forças. Não apenas nos distancia de nossas emoções negativas, mas perdemos a capacidade de estarmos plenamente presentes.
– Cuide de si mesmo. É mais difícil permanecer engajado e positivo quando não nos sentimos bem, portanto, reserve um tempo para o autocuidado.
– Garanta que você esteja bem descansado. Alimentos adequados e hidratação podem contribuir muito para melhorar seu estado de espírito – e sua atenção.

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais