Para aqueles jovens que buscam uma boa oportunidade de obter conhecimentos teóricos e práticos importantes para a atuação profissional, e enquanto isso pode continuar seus estudos e ir se preparando para o mercado de trabalho, a opção pelo um programa voltado para aprendizes torna-se uma excelente opção.

Com o intuito acima exposto, visando ainda promover a inserção social de adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social, promovendo a capacitação profissional, o banco Caixa possui um programa denominado aprendizagem que realiza a contratação de Aprendizes para atuação em suas agências, tendo a modalidade Adolescente Aprendiz e Jovem Aprendiz. Cabe ainda destacar que no presente programa, caso ainda o contratado não tenha terminado seus estudos de nível médio, deverá comprovar a frequência escolar.

Conforme informações do site da Instituição, para participar do referido programa os interessados devem possuir idade entre 14 anos e 6 meses até 16 anos incompletos. Quanto à escolaridade mínima exigida é o mínimo o 9° ano do Ensino Fundamental (antiga oitava série) ou matriculado em cursos de Educação para Jovens e Adultos. Ainda tem-se a exigência de o candidato possuir renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita. A Caixa oferece ao Aprendiz auxílio-alimentação, férias, vale-transporte, remuneração mensal de um salário mínimo, férias e FGTS.

A seleção e a contratação são realizadas por meio de entidades conveniadas. Para o programa Adolescente Aprendiz você pode obter informações por meio das seguintes instituições: Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Centro Comunitário Lídia dos Santos   (CEACA), Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), Sociedade Caritativa e Humanitária (SELETA), Associação de Atendimento à Crianla e ao Adolescente (COMBEMTU), Sociedade Eunice Weaver do Maranhão, Rede Nacional de Aprendizagem (RENAPSI), Inspetoria São João Bosco (CESAM), Recuperação e Assistência Cristã (RASC), Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA), entre outras.

Já para o programa Jovem Aprendiz o interessado deve procurar Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Fundação Pró-Cerrado e a Inspetoria São João Bosco.

Para saber mais informações a respeito de período de inscrições e vagas, você pode entrar em contato com uma das instituições citadas acima ou ir até uma agência mais próxima de sua residência para saber das oportunidades e se há vagas na sua região.

Por Thiago José Fernandes


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Menor Aprendiz da Eletrobrás Termonuclear S.A. – ELETRONUCLEAR e a FURNAS Centrais Elétricas S.A. O edital de processo seletivo visa ao preenchimento de 66 vagas destinadas a estudantes devidamente matriculados e frequentes em escolas de nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os aprovados e contratados terão direito a salário mínimo – hora (piso regional), seguro de vida, vale-transporte e vale-alimentação.

Entre os requisitos estão a idade entre 14 e 18 anos incompletos, ter qualidades físicas, morais e psicológicas adequadas a formação técnico-profissional metódica para serem contratados e a comprovação de residência no município em que será alocado, no momento da inscrição. Caso não esteja dentro das especificações, não poderá ser contratado, tendo em vista que a empresa é criteriosa quanto aos requisitos.

As inscrições são limitadas e somente 198 candidatos podem se inscrever para a seleção. Os interessados tem de comparecer ao Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto e na Escola da Vila Residencial de Mambucaba, somente no dia 8 de setembro de 2014, das 09h às 12h e 13h às 16h. É necessário levar os documentos de identificação, moradia e escolaridade. Não será cobrada taxa de participação dos candidatos interessados na seleção.  

O processo seletivo constará de Reunião de Informação Profissional (RIP) e prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório. A prova escrita está prevista para aplicação, no dia 13 de setembro de 2014, no município de Paraty, em locais e horários a serem confirmados no momento da inscrição. Cabe ao candidato chegar com antecedência para a realização da prova.

A responsabilidade do certame será do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que ficará a cargo das etapas da seleção. O edital foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 3, do dia 2 de setembro de 2014, pág. 110 a 112.

Por Robson Quirino de Moraes


A Eletrobrás, Eletronuclear e Furnas Centrais Elétricas estão com as inscrições para contratação de menores aprendizes no Rio de Janeiro, a seleção será feita através do SENAI.

As oportunidades são para os cargos nas áreas administrativas, elétrica, logística, computação e design de web.

Os candidatos precisam residir na cidade do Rio de Janeiro e ter idade entre 14 e 18.

Além do salário, as empresas oferecem como benefícios auxílio transporte e alimentação.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 21 e 22 de dezembro no SENAI Laranjeiras. Localizado na R. Esteves Junior, número 47.

Por Levi Rocha





CONTINUE NAVEGANDO: