Empresas buscam motivar funcionários




Está enganado quem pensa que a realização de programas motivacionais e a concessão de bônus, benefícios adicionais e outro tipo de investimentos para a motivação dos funcionários está sendo feito unicamente por empresas de grande porte. Hoje em dia empresas pequenas e médias estão investindo cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores, aumento da lucratividade, redução de custos e diminuição da saída de funcionários da organização.

Entende-se que motivar as pessoas não é algo fácil, organizações são compostas por indivíduos diferentes com costumes, personalidade e culturas diferentes, sendo assim a busca pela melhor forma de motivar os colaboradores torna-se uma tarefa constante.


A apresentação de programas de bônus e benefícios de cunho econômico nem sempre surte efeito, isto porque as pessoas nem sempre precisam de estímulo econômico para desempenharem melhor a função e sentir-se bem no local onde trabalham. Muitas vezes os problemas vão bem mais além da parte econômica. Às vezes as pessoas estão manifestando desinteresse pela atividade porque simplesmente não se sentem a vontade para efetuá-la, isso pode ser pelo despreparo no cumprimento das tarefas vinculadas à sua função, por desmotivação dada pela falta de possibilidade de crescimento na empresa ou por frustração por estar fazendo um trabalho que não lhe agrada. Nestes últimos casos, a empresa deve prestar atenção principalmente no comportamento do funcionário, caso conclua que o desinteresse está causado pela falta de preparo para as atividades do seu posto, a melhor escolha é realizar treinamentos e capacitações para que estes profissionais se sintam mais seguros, além de estar fomentando a melhora no trabalho, com certeza este colaborador irá se sentir motivado para o desenvolvimento de suas atividades e ficará mais satisfeito com a organização.

Outra das causas pelas quais as empresas buscam beneficiar os seus empregados com alguns tipos de “prêmios” é buscando diminuir custos, quando os profissionais têm como meta esse abatimento nos custos, ela fica bem mais fácil de ser atingido quando o trabalhador está motivado, ou seja, a empresa dá aos empregados recompensas por estar economizando a verba da organização. No que diz respeito a isso, muitas empresas estão usando o sistema de pontos para conceder aos seus colaboradores alguns prêmios. Ao juntar pontos o trabalhador poderá trocá-los por TVs, dias livres e outros prêmios.

A busca pela motivação das pessoas numa organização não é um assunto simples, é um processo constante em busca da forma ideal que combine ações para a manutenção dos colaboradores na organização, diminuição dos gastos da empresa e adaptação aos objetivos organizacionais.


Por Melina Menezes

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *