Preservação da carreira profissional

  

Seguir carreira é uma maratona. Ambas significam a mesma coisa: enfrentar subidas, descidas, tempestades, vento frio, paisagens bonitas e trilhas de concreto puro para atravessar. No início, tudo fica misturado no pelotão de largada. Fica difícil saber quem somos e para onde vamos. Conforme as distâncias são percorridas, alguns vão desistindo e outros mudam de rumo, sem falar nas concorrências desleais que tentam mudar o seu percurso. Do meio para o final do caminho, vão ficando os melhores. Essa corrida pelo pódio corporativo parece mais uma corrida de espermatozóides para fecundar um óvulo. A diferença é que na cadeia de CEO só cabe um. 

Tem pessoas que entram no mercado de trabalho pensando que vão correr numa prova de 100 metros. Começam no emprego se matando de tanto trabalhar e alguns meses depois desanimam e são tomados pela desmotivação. Esses se tornam carregados de pessimismo, os joios de plantão. Quem só fica pensando na próxima promoção tem tendência a se frustrar mais rápido.

Mas há aqueles também que, mesmo estando sonhando com o sucesso, divertem-se trabalhando: todas as manhãs encaram as tarefas do dia de forma animada e, na hora do jantar, falam com muito orgulho as coisas que aprendem e os desafios que vencem. Uma coisa essas pessoas não costumam relatar: mesmo que fossem milionárias e não precisassem do dinheiro, gostariam de ir para o escritório, o consultório,  ou no meio do pasto (seja lá onde trabalham no momento) todos os dias.




Gostar do que fazemos e fazer com prazer e alegria são requisitos fundamentais para ter uma carreira sustentável e de sucesso, pois isso vai fazer ela vai durar por muito tempo, de qualquer forma.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment