Dicas para aproveitar melhor os contatos profissionais



  

A maioria das pessoas sabe que muitas vezes o que funciona no mundo corporativo é o contato. Existe até um ditado que diz que “não importa o que você sabe, mas quem você conhece”. Contudo, para conseguir grandes conexões profissionais e estratégicas não é fácil. É preciso de tempo e esforço para conseguir criar bons contatos que podem auxiliar futuramente.

Para a consultora empresarial Surama Jurdi, guardar aqueles vários cartões de visita é fácil, mas transformar todos aqueles contatos em um relacionamento confiável e de parceria é complexo. Para que esses contatos se tornem em um networking real e sustentável, especialistas deram algumas dicas para que o profissional consiga algum retorno desses contatos.

O primeiro passo é investir no seu próprio autoconhecimento. O profissional precisa se conhecer, saber suas forças e fraquezas e o que pode oferecer para o mercado. É a principal etapa para conseguir identificar quais as pessoas em que vale a pena se aproximar e quais ambientes esse profissional se adapta melhor.

A próxima etapa é o profissional dominar seu ambiente. O empregado tem que conhecer as oportunidades do seu espaço de trabalho e as ameaças que existem. Segundo o especialista Carlos Felicissimo, o profissional precisa fazer seu networking interno – para a sua manutenção dentro do trabalho – como as conexões externas – para um contato futuro e oportunidades de longo prazo.




O profissional precisa saber qual o seu objetivo com o networking. Essa é a próxima etapa para conseguir desenvolver e obter resultados positivos do contato. Por esse contato o profissional tem que ter em mente quem ele quer conhecer, em que empresa ou setor ele pretende chegar e que estilo de pessoas ele quer atrair para o seu vínculo.

Não é necessário que o profissional ligue para todo mundo, a qualidade vale mais do que a quantidade. Até mesmo para não “gastar” todas as fichas em um só momento. O tempo e a energia devem ser gastos com interações que possuam qualidade. A participação de eventos, cursos, fóruns e discussões na internet são também boas alternativas para o profissional se destacar como “contribuinte” de assuntos relevantes ligados a sua área de atuação. 

Por Carolina Miranda

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