Dicas para manter uma postura profissional correta



  

Com certeza todos já devem ter escutado a famosa frase "A primeira impressão é a que fica", pois é, isso com certeza significa muito para uma sociedade em que tudo se mede pelas aparências. No mundo profissional também não é diferente, as pessoas estão sempre competindo e observando muito, por isso, aquele que sabe "causar impressão" geralmente se sai melhor.

Quando o assunto é primeira impressão, roupa e aparência são o de menos. Existem atitudes que podem ser muito mais relevantes, como a linguagem corporal e verbal.

Confira 12 dicas principais para uma postura profissional correta:    

1 – A primeira impressão é um conjunto de tudo que pode ser visto ao seu redor. Sim, tudo o que está à sua volta diz muito sobre sua personalidade. Por isso, considere, por exemplo, até um lugar em que você marca uma reunião importante ou um encontro, e, principalmente todos os objetos que farão parte da ocasião, como mesa do escritório, entre outros.  

2 – Pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças Um bom aperto de mão (forte e decidido) pode indicar confiança e segurança, além de formar laços e passar credibilidade.

3 – Seja aberto e receptivo a uma conversa. Nada melhor do que ser cordial com todos, sorrindo e tendo uma postura receptiva. Nessa hora, evite cruzar os braços, pode indicar desaprovação.  

4 – Seja coerente no pronunciamento das palavras Isto significa falar em tom adequado ao ambiente e às pessoas envolvidas nele. Querer ser o centro das atenções pode tirar a credibilidade das pessoas. A comunicação tem que fluir de maneira coletiva e sem pressões.  

5 – Fale menos e ouça mais. Não seja afobado. Um bom discurso envolve a todos e quanto mais se compartilha ideias e conhecimentos, mais rápido se chega ao alvo.  




6 – Demonstrar interesse é fundamental. Quando alguém lhe oferecer um cartão de vistas, por exemplo, demostre interesse e diga que fará um retorno, mesmo que não seja verdade. Guarde-o com carinho e cuidado e não de qualquer jeito na frente da pessoa.  

7 – Seja na empresa o que você é no dia a dia. As pessoas esperam o mesmo de você em qualquer lugar e ocasião, por isso, cultive uma postura educada e gentil. Ás vezes, um "Bom dia", "Muito Obrigado" ou "Como vai você?" pode fazer muita diferença nas relações com as pessoas ao seu redor e pode demostrar um bom caráter, principalmente em um ambiente de empresa. Isto vale para qualquer cargo, especialmente aqueles de hierarquia mais importante.  

8 – Estabeleça relações de confiança e familiaridade com seus colegas. É realmente muito gratificante saber que uma equipe bem estruturada pode ajudar uns aos outros.  

9 – Dentro ou fora do escritório, seja modesto. Procure ser discreto com pertences pessoais no seu escritório. Porta-retratos já são o suficiente. Bichinhos, brinquedos ou ícones de hobby poderão ser vistos como exagero.  

10 – A intimidade deve ser conquistada, não forçada. Primordialmente, sua relação deve ser de trabalho apenas, não pessoal.  

11 – Ligações de trabalho são do trabalho, as pessoais em casa. Permitir que pessoas do seu convívio familiar ou social particular te liguem no período de trabalho é realmente muito comprometedor.  

12 – Uma boa postura profissional com certeza pode gerar bons hábitos. Se você pretende manter uma boa impressão em toda a sua carreira, saiba cultivar boas condutas em você mesmo.

Por Daniela Almeida da Silva

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