As palavras líder e chefe podem ter definições bastante semelhantes – mas no mundo dos negócios, suas distinções práticas são cruciais.
Primeiro que o conceito de chefe já é bastante antigo, segundo, você não precisa se dirigir ao seu supervisor como tal. A maioria de nós pensa em um chefe como alguém que faz exigências, grita conosco quando fazemos algo de errado e, em última análise, tem o poder de nos despedir à vontade.
O conceito de chefe está atrelado a uma posição, ou seja, sempre quando alguém está acima de você numa empresa logo vem à sua mente que aquela pessoa é seu chefe. Não é bem assim? Pois bem. Um chefe na verdade é aquele que manda sim, mas, diferentemente daquelas representações formais, ele é nada mais que o dono ou diretor de uma empresa, ou seja, quando mais alto for o cargo ou a importância dele na empresa, pense na possibilidade de essa pessoa ser o seu chefe mesmo.
Por ele ser o fator principal, a base da empresa, você vai vê-lo sempre andando pelos corredores verificando o andamento de cada setor, apenas para conferir como anda o sistema da empresa. Diferente de como todo mundo pensa, ele não dará ordens diretamente a você, mas ao seu superior, seu gerente, é aí que entra o papel do líder!
Um líder é aquele que assume o papel de cuidar e orientar uma equipe de um determinado setor. Dependendo da empresa ele terá papéis e funções diferentes para cumprir, mas ele é aquele que trabalha junto com a equipe, resolve conflitos, e atua diretamente como gestor para acompanhar todo o desenvolvimento das tarefas realizadas pela equipe, para posteriormente passá-las ao chefe. Ele também pode dar ‘ordens’ se for preciso, mas seu foco principal é atuar junto à equipe para mostrar resultados à empresa.
Um líder, entretanto, é alguém que nos inspira, nos treina, comanda a equipe e ajuda todos a seguir em frente.
1. Líderes realmente lideram. Em contraste, um chefe governa. Um chefe pode sentar-se o dia todo martelando políticas e dizendo a todos os outros o que fazer – mas um líder está ali mesmo na briga com o resto da equipe, guiando todos na direção certa.
2. Líderes escutam. Um chefe não é conhecido por sua aceitação de feedback ou por sua abertura para a colaboração. Por outro lado, um líder quer ouvir o que os membros de sua equipe têm a dizer e envolvê-los no processo de tomada de decisão.
3. Líderes capacitam a equipe. Um chefe pode lançar seus funcionários em um projeto sem muito treinamento ou orientação – deixando-os temerosos e inseguros. Uma grande líder faz tudo para preparar os membros de sua equipe e incutir-lhes confiança em suas próprias habilidades e nas habilidades da equipe.
4. Os chefes intimidam. Os líderes sabem melhor do que usar o medo como uma ferramenta para administrar os membros de sua equipe.
5. Os chefes pensam em si mesmos como acima dos outros funcionários. Um líder, entretanto, está aberto ao feedback construtivo dos membros da equipe, e sabe que há sempre mais que ela pode aprender – mesmo com funcionários de nível inferior.
6. Os chefes gritam com seus colaboradores. Os líderes garantem que seu feedback seja construtivo e orientado para a ação – e que seja oferecido em particular. Não na frente de toda a equipe.
7. Os chefes pensam em si mesmos e se concentram nas hierarquias, ou seja, “Estou acima de vocês e lhes digo o que devem fazer”. Os líderes se concentram nos relacionamentos, ou seja, “Como podemos melhorar e avançar juntos”.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?