Entrevista de Emprego – Dicas do Que Falar e Como se Comportar



  

Confira aqui algumas dicas do que falar e como se comportar em uma Entrevista de Emprego.

Com o mercado de trabalho concorrido, é cada vez mais difícil de se destacar perante aos outros profissionais. E para conquistar aquela tão sonhada vaga de trabalho, é preciso ir muito bem na Entrevista de Emprego. Mas você sabe o que deve fazer durante a entrevista para conquistar de vez o recrutador? Se não, confira nesta matéria as principais dicas que podem ajuda-lo na hora da entrevista:

Primeiramente, saiba que a cada dia que passa os processos de seleção contam com mais candidatos. Isso é algo bastante ruim, já que faz com que o recrutador não se lembre de todos os profissionais que entrevistou.

Para evitar que você seja esquecido pelo selecionador, saiba que alguns detalhes podem fazer a diferença. A primeira delas é com relação à conversa. Se você tem uma boa história que apresente as suas habilidades e qualidades, não deixe de conta-la ao entrevistador, isso porque você poderá ser lembrado justamente pela história. Outro fator que pode pesar na hora da entrevista são as roupas, uma vez que uma pessoa bem vestida ficará muito mais marcada na memória do entrevistador do que alguém que se veste de maneira completamente igual aos outros. Mais um fator que pode chamar a atenção do entrevistador são projetos ou fatos inusitados que acabam surgindo durante a entrevista.

Outro fato importante e que o candidato deve tomar cuidado é quanto às impressões negativas que podem ser deixadas durante a entrevista. Para evitar que isso aconteça, procure não falar mal do seu ex-chefe, dos colegas ou então da empresa onde trabalhou. Isso não é visto com bons olhos pelos recrutadores, já que nada garante que no futuro você não fale mal da empresa atual. Por isso, procure falar para o selecionador o porquê de estar querendo mudar de emprego. Deve-se lembrar de que a entrevista é o primeiro encontro do trabalhador com o empregador, portanto, é preciso apresentar a sua melhor versão. Se neste momento você já ficar reclamando, imagina depois que tiver de trabalhar.

Uma característica bastante valorizada pelos entrevistadores é quando o candidato se mostra interessado e busca tirar dúvidas quanto às atribuições do cargo ou sobre a empresa.

Por outro lado, é preciso evitar iniciar a entrevista falando sobre o quanto você quer o emprego. Vale lembrar que antes de mostrar desejo pela vaga, você precisa saber realmente quais são as atribuições do cargo, não concorda?

É importante que o candidato também faça perguntas inteligentes e que realmente demonstrem o interesse pela vaga. Alguns exemplos de perguntas são: Querer saber o que a empresa espera do candidato, em quanto tempo eles querem resultados e como serão as avaliações de desempenho.




Outro cuidado que o entrevistado deve ter é com perguntas que fujam um pouco do assunto do trabalho. Por exemplo, perguntar se há problema em chegar atrasado ou em esticar o almoço não são coisas bem vistas pelos recrutadores.

Uma coisa extremamente importante que o candidato deve fazer é ser simpático. Lembre-se, ninguém quer trabalhar com alguém que não gosta. Sendo assim, procure fazer contato visual e demonstre entusiasmo.

Outra dica importante é mostrar que você pode trazer retorno imediato à empresa. Todo mundo sabe que é preciso pesquisar sobre a empresa antes da entrevista, mas você também pode ir um pouco além e mostrar como vai conseguir contribuir de imediato para a empresa. Vale lembrar que muitas empresas querem investir em seus futuros funcionários, mas se eles já tiverem algum talento certamente serão vistos com outros olhos.

Já perto do fim da entrevista, aí sim fale sobre o porquê de querer o emprego. É nesta hora que você deve tirar dúvidas e tentar conquistar o entrevistador. 

Para finalizar, é preciso agradecer ao recrutador pela oportunidade e se mostrar à disposição para responder qualquer dúvida que possa surgir.

Feito isso, agora é preciso torcer e aguardar um novo contato da empresa.

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



12 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Francisco Antônio Silva · Editar

    Muito bom mesmo obrigado pelas dicas são excelentes não preciso mais ir aula que eu tava frequentando que era de preparação profissional ??

  2. Muito Sul Realista. A mente Humana você não equaciona. Muita das perguntas são óbvia assim como as respostas. O que a empresa espera do funcionário? Produção lucro. O entrevistado não está ali para agradar o entrevistador. Eu particularmente não dou um real furado para esse tipo de análise.

  3. Em muitos casos fica claro a preferência do entrevistador, por determinado candidato, sem saber se a nível técnico ele é superior ou inferior ao outro candidato. Muita das vezes o pessoal do RH na sua grande maioria não tem conhecimentos técnicos da área do candidato

  4. pamela leicyane bezerra correia · Editar

    Hoje e minha primeira entrevista de enprego e nao sei o que falar vcs poderiam me ajudar?

  5. nacilene almeida Bonifácio · Editar

    Gostei muito pois: Estou a procura de empresa já tenho certeza que depois dessas dicas vou sair super bem…

Post Comment