Pedido de Demissão – Direitos do profissional

Categorias: Demissão - Informações - Trabalhadores

Se pedir demissão o profissional não poderá contar com alguns direitos trabalhistas.



Pode chegar um momento na vida do trabalhador que ele pensa em pedir demissão do seu atual emprego. Porém, a pessoa pode ter em mente algumas dúvidas sobre o que fazer para não perder os seus direitos profissionais. Confira algumas dicas!

– O básico!

Se você vai pedir demissão vai receber as versas rescisórias normalmente como o salário, saldo do salário faltante, férias vencidas (valor proporcional a um terço das suas férias e o cálculo é realizado pelas parcelas que foram vencidas e também as proporcionais) e o décimo terceiro salário (proporcionalmente aos meses que trabalhou).

– Não vou ter direito!



Quando se pede demissão você não poderá contar com:

·         Seguro-desemprego (a decisão de sair do trabalho foi do funcionário);

·         Multa pela dispensa sem justa causa (40% do Fundo de Garantia);

·         Fazer o saque do Fundo de Garantia que ficou acumulado até o meu pedido de demissão. Porém, o dinheiro que está depositado no fundo não será perdido, mas o mesmo renderá com juros e correção. O resgate do dinheiro poderá ser realizado depois de três anos com o fundo em estado inativo (há possibilidade de saque para compra de casa própria, amortizar dívidas, entre outros).

Outro ponto importante antes que a pessoa peça a demissão, e esse fator é obrigação do profissional, é dar um aviso prévio com antecedência de 30 dias. Se a pessoa não quiser trabalhar nesse período, será descontado o valor na sua remuneração.

Dicas antes de se demitir:

·         Pense antes de pedir a demissão. Coloque na balança os prós e contras e observe se a decisão é a correta.

·         A emoção deve ser contida no momento de se demitir. Não desabafe com o seu chefe para não deixar o clima ruim. Comunique o desligamento e seja transparente.

·         Fale primeiramente com o seu chefe. Não diga nada antes para colegas, pois não queremos que isso caia em ouvidos de terceiros antes da pessoa correta.

·         Pode acontecer que a empresa queira você devido as suas habilidades. Pode aparecer uma contraproposta. Ouça bem o que o chefe tem a dizer, mesmo se a sua decisão já foi tomada.

·         Tenha bem claro na mente o motivo da demissão e os planos que tem depois disso acontecer. O mercado não é algo fácil de lidar.

·         Se você não terminou um trabalho importante, finalize o mesmo antes de pedir a demissão. Nada de deixar coisas pendentes.

·         Outra boa dica é sair deixando as portas abertas para uma volta no futuro. 



Outros Conteúdos Interessantes

10 Comments





  1. si eu ainda não fui dispensado do exercito, eu tenho que cumprir os 30 dias diretos ou eu posso opitar por trabalhar uma semana a menos?

  2. Estou registrado 8 meses e pedi para sair, isso interfere em alguns direitos e quais vou ter normal?

  3. Olá, atualmente testou cumprindo o aviso de 30 dias, foi eu quem pedi a demissão por motivos pessoais, gostaria de saber quais são os meus direitos referentes às horas trabalhadas nesse período de 30 dias. Obrigado ??

  4. Oi estava trabalhando a cinco meses consegui outro emprego e levei uma carta de trabalho para minha empresa atual quais são meus direitos e oque vou receber

  5. Trabalhei por cinco meses registrado na empresa, pedi a conta dia vinte de Dezembro, a empresa só me pagou o meu salário do mês e o décimo. Está certo isso?

  6. olá queria saber se tenho algun direito trabalhei 4 meses de sem carteira assinada e tenho 5 meses de carteira assinad
    a e tenho algun direito se eu pedir demissão

  7. Fui pedir demissão, o RH não pegou o minha carteira de trabalho porque disse que eu tenho que procurar o meu encarregado,eu disse que estou saindo devido ao meu encarregado, isso é certo, ou não tem obrigação disso, eu posso ir direto ao RH.

  8. Olá.
    Boa tarde.
    Trabalho como cuidadora de idoso em residencia à 2 anos e 10 meses, de segunda a sabado e pedi pra sair. Pois o serviço aumentou e não tive ajuste salarial.
    Não tenho carteira assinada e nunca recebi décimo terceiro.
    O que tenho direito de receber?

  9. Pedi demissão trabalho a 10 anos na empresa sem registro ele falou para eu ir no ministério do trabalho quais são meus direitos .

  10. eu tenho 4 mese de trabalho eu vou pedira demissão , o que eu tenho direito de receber? e eu não quero cumprir aviso , pois vou começar outro emprego.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....