Professor – Vantagens e Problemas na Carreira



  

Confira aqui as principais vantagens e desvantagens da carreira de Professor.

Ser professor não é fácil, mas é uma das profissões mais nobres do mundo. Aquela que forma todas as outras. Muitas pessoas sabem disso, mas poucas sabem reconhecer a real importância deste profissional para o futuro de toda uma nação.

Desde os tempos mais remotos se fazia importante ter professor. No príncipio somente as camadas mais altas da população que poderiam ser escolarizadas e isso foi mudando com o tempo. A Educação começou a ser oferecida para todos de todas as classes.

Aqui no Brasil, o que vemos é a desvalorização deste profissional. Além das péssimas condições de trabalho deste profissional, ainda tem a pior remuneração em relação a outros profissionais de nível superior.

Os cursos de licenciatura estão com números cada vez mais reduzidos de alunos, pois os estudantes buscam altos salários e reconhecimento profissional, o que ainda não acontece com professores.

Não é apenas em escolas públicas que isso acontece. Nos estabelecimentos particulares também tem essa desvalorização, essa falta de reconhecimento e respeito. Os professores são humilhados e agredidos por alunos, pais. etc. É uma classe que luta sozinha, sem o apoio de ninguém.

Apesar de todas as dificuldades, confesso que não trocaria por nenhuma outra profissão, Não há nada mais gratificante do que o sorriso meio tímido de um aluno quando escuta a leitura dramatizada de um texto, do que o despertar dele para o conhecimento, sua curiosidade, sua dedicação na realização das atividades. Tem aqueles que se apegam tanto que nos tornamos sua segunda mãe, dando broncas, conselhos e "pegando no pé".

É tão bom ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois acreditem, também aprendemos quando ensinamos, como já dizia o saudoso Paulo Freire em seu livro "Pedagogia da autonomia".

Um professor, alguns anos atrás, comprou um celular com uma nova tecnologia, mas não era muito habilidoso. Como sempre fez, levou seu aparelho para a sala de aula, caso alguém ligasse. Num momento da aula, necessitava de algo no aparelho mas não sabia como, eis que é surpreendido por um aluno que não dominava muito sua disciplina mas sabia tudo sobre o celular e ensinou o professor a utilizar todos os aplicativos que tinham disponíveis em seu aparelho.



Algumas coisas só descobrimos com o passar dos anos, ou seja, com a maturidade. Um jovem que inicia na profissão de professor e não tem certeza do que realmente quer, corre risco de desistir no primeiro dia de aula ao se deparar com toda a indisciplina que permeia a sala de aula, com toda falta de infraestrutura de escolas públicas e algumas "particulares" também, com toda ausência da família no processo ensino-aprendizagem dos alunos, nas reuniões de pais, a falta de informação daquele aluno indisciplinado que muitas vezes pede socorro para o professor em relação a algo que está acontecendo e que não sabe como lidar pela falta de experiência.

Crianças e adolescentes são as melhores pessoas para nos relacionar. Não, eles não são inocentes, mas são verdadeiros e intensos em seus sentimentos.

Para ser professor é necessário cursar Licenciatura Plenas em alguma disciplina do currículo oficial: Letras para  ensinar Português e Inglês (ou Espanhol, confome uma lei assinada em 2011), Matemática para ensinar a mais temida matéria, a própria Matemática. Se você quer ser professor de ciências basta cursar Ciências Biológicas. Os cursos de Geografia, História, Educação Física e Artes tem o mesmo nome que a disciplina que te tornará apto para lecionar tais disciplinas. A maioria dos cursos de Licenciatura têm duração de 3 anos e hoje em dia pode até ser realizado na modalidade EAD, isto é, a distância, no conforto da sua casa, sendo necessários alguns encontros semanais ou mensais, dependendo da grade do curso e da Universidade escolhida.

Os preços também são mais acessíveis não só em relação a alguns cursos como também há alguns anos atrás. Além disso, o governo dispões de programas de incenivo ao Ensino Superior como Prouni e Fies. Algumas faculdades oferecem financiamento estudantil próprio e bolsas de estudos com diversas porcentagens de desconto.

É necessário acreditar na Educação para poder fazer parte dela e para poder fazer a diferença.

O país só poderá ser melhor com Educação, isso é sabido e se faz urgente. Se o Brasil tem como slogan federal "Pátria Educadora", é mais que urgente a valorização destes profissionais não só com salários dignos e condições decentes de trabalho, como dar a sua real importância, assumindo que através da Educação é que podemos mudar o futuro.

Parabéns aos guerreios, professores desse Brasil, país tão rico e tão carente de educação. Eu acredito que seremos surpeendidos com a valorização do magistéio e que isso não vai demorar muito.

Nilda Ribeiro do Nascimento



Post Comment