Processo Seletivo oferta 43 vagas temporárias. Inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro de 2017.

Professores podem se inscrever para uma seleção promovida pelo governo estadual de Alagoas, referente a vagas para ensino técnico, que estão relacionadas ao Programa Alagoano de Ensino Integral. Para as vagas disponíveis os selecionados ganharão R$ 15 por hora-aula.

Dentre as áreas disponíveis, haverá aulas para disciplinas em marketing, recursos humanos, publicidade, turismo, dentre outros. Será preciso ter formação específica nessas áreas e carreiras compatíveis.

São mais de 43 vagas em aberto para quem deseja lecionar e não há cobrança para taxa de inscrição. O processo seletivo ainda leva em conta avaliação de título e também a experiência profissional do candidato.

Outras dados sobre o processo:

Para ler o edital, no caso, acesse aqui: http://doeal.com.br/portal/visualizacoes/pdf/#/p:29/e:28036

As inscrições vão até até 5 de fevereiro. Outras informações, acesse as páginas: http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/ e www.educacao.al.gov.br

OBS: O resultado deve ser publicado até o final de fevereiro.

Programa Alagoano de Ensino Integral

Desde 2015, o governo de Alagoas mantém o programa de ensino integral para alunos da rede pública. São 35 horas mínimas por semana, em termos de carga horária nas escolas.

De acordo com o governo, os cursos técnicos e profissionalizantes previstos na grade escolar trazem disciplinas que tem a ver com o contexto da cidade. Por exemplo, num município em que a atividade principal seja a industrial ou atividades comerciais, haverá opções para cursos que estejam relacionadas a essas áreas. Dessa forma, seria mais fácil inserir o jovem futuramente ao mercado de trabalho, como pontua a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas.

Quando foi criado pelo governo, quase dois anos atrás, o programa contemplava apenas alunos do primeiro ano do ensino médio. Em 2016, alunos do segundo ano puderam contar com a medida e a previsão é de que em 2018 todos os estudantes do ensino médio no Estado farão parte do programa.

Sisu com vagas abertas

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza mais de 230 vagas em instituições de ensino superior em todo o país. É preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participar, além disso, o aluno deve indicar no máximo dois cursos de preferência. A inscrição deve ser feita na página do Sisu, clique em: http://sisu.mec.gov.br/.

Por Letícia Veloso


Confira aqui as principais vantagens e desvantagens da carreira de Professor.

Ser professor não é fácil, mas é uma das profissões mais nobres do mundo. Aquela que forma todas as outras. Muitas pessoas sabem disso, mas poucas sabem reconhecer a real importância deste profissional para o futuro de toda uma nação.

Desde os tempos mais remotos se fazia importante ter professor. No príncipio somente as camadas mais altas da população que poderiam ser escolarizadas e isso foi mudando com o tempo. A Educação começou a ser oferecida para todos de todas as classes.

Aqui no Brasil, o que vemos é a desvalorização deste profissional. Além das péssimas condições de trabalho deste profissional, ainda tem a pior remuneração em relação a outros profissionais de nível superior.

Os cursos de licenciatura estão com números cada vez mais reduzidos de alunos, pois os estudantes buscam altos salários e reconhecimento profissional, o que ainda não acontece com professores.

Não é apenas em escolas públicas que isso acontece. Nos estabelecimentos particulares também tem essa desvalorização, essa falta de reconhecimento e respeito. Os professores são humilhados e agredidos por alunos, pais. etc. É uma classe que luta sozinha, sem o apoio de ninguém.

Apesar de todas as dificuldades, confesso que não trocaria por nenhuma outra profissão, Não há nada mais gratificante do que o sorriso meio tímido de um aluno quando escuta a leitura dramatizada de um texto, do que o despertar dele para o conhecimento, sua curiosidade, sua dedicação na realização das atividades. Tem aqueles que se apegam tanto que nos tornamos sua segunda mãe, dando broncas, conselhos e "pegando no pé".

É tão bom ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois acreditem, também aprendemos quando ensinamos, como já dizia o saudoso Paulo Freire em seu livro "Pedagogia da autonomia".

Um professor, alguns anos atrás, comprou um celular com uma nova tecnologia, mas não era muito habilidoso. Como sempre fez, levou seu aparelho para a sala de aula, caso alguém ligasse. Num momento da aula, necessitava de algo no aparelho mas não sabia como, eis que é surpreendido por um aluno que não dominava muito sua disciplina mas sabia tudo sobre o celular e ensinou o professor a utilizar todos os aplicativos que tinham disponíveis em seu aparelho.

Algumas coisas só descobrimos com o passar dos anos, ou seja, com a maturidade. Um jovem que inicia na profissão de professor e não tem certeza do que realmente quer, corre risco de desistir no primeiro dia de aula ao se deparar com toda a indisciplina que permeia a sala de aula, com toda falta de infraestrutura de escolas públicas e algumas "particulares" também, com toda ausência da família no processo ensino-aprendizagem dos alunos, nas reuniões de pais, a falta de informação daquele aluno indisciplinado que muitas vezes pede socorro para o professor em relação a algo que está acontecendo e que não sabe como lidar pela falta de experiência.

Crianças e adolescentes são as melhores pessoas para nos relacionar. Não, eles não são inocentes, mas são verdadeiros e intensos em seus sentimentos.

Para ser professor é necessário cursar Licenciatura Plenas em alguma disciplina do currículo oficial: Letras para  ensinar Português e Inglês (ou Espanhol, confome uma lei assinada em 2011), Matemática para ensinar a mais temida matéria, a própria Matemática. Se você quer ser professor de ciências basta cursar Ciências Biológicas. Os cursos de Geografia, História, Educação Física e Artes tem o mesmo nome que a disciplina que te tornará apto para lecionar tais disciplinas. A maioria dos cursos de Licenciatura têm duração de 3 anos e hoje em dia pode até ser realizado na modalidade EAD, isto é, a distância, no conforto da sua casa, sendo necessários alguns encontros semanais ou mensais, dependendo da grade do curso e da Universidade escolhida.

Os preços também são mais acessíveis não só em relação a alguns cursos como também há alguns anos atrás. Além disso, o governo dispões de programas de incenivo ao Ensino Superior como Prouni e Fies. Algumas faculdades oferecem financiamento estudantil próprio e bolsas de estudos com diversas porcentagens de desconto.

É necessário acreditar na Educação para poder fazer parte dela e para poder fazer a diferença.

O país só poderá ser melhor com Educação, isso é sabido e se faz urgente. Se o Brasil tem como slogan federal "Pátria Educadora", é mais que urgente a valorização destes profissionais não só com salários dignos e condições decentes de trabalho, como dar a sua real importância, assumindo que através da Educação é que podemos mudar o futuro.

Parabéns aos guerreios, professores desse Brasil, país tão rico e tão carente de educação. Eu acredito que seremos surpeendidos com a valorização do magistéio e que isso não vai demorar muito.

Nilda Ribeiro do Nascimento


As oportunidades são para São Paulo e as inscrições vão até 30 de abril

A escola de idiomas Cultura Inglesa está com oportunidades abertas para Professores de Inglês, em diversas de suas unidades no estado de São Paulo. Os professores interessados em se candidatarem às vagas deverão atender determinados requisitos, entre eles, o de ter formação superior em letras, certificação internacional como Celta, além de nível de proficiência em inglês e ter habilitação em português e também inglês. É preciso ainda ter experiência em ensino de idioma, pois este será um importante diferencial.

A Cultura Inglesa, em várias unidades do estado de São Paulo, também estão oferecendo oportunidades para profissionais portadores de necessidades especiais, que tenham experiência na área acadêmica ou então administrativa.

Cada unidade determina, de acordo com suas necessidades, os requisitos referentes à escolaridade e também algumas habilidades específicas.

A remuneração oferecida pela Cultura Inglesa é compatível com o mercado de trabalho e os professores que forem contratados contarão com vários benefícios, entre eles: seguro saúde, seguro de vida, plano de previdência, vale-alimentação, assistência odontológica, bolsas integrais para cursos de inglês, inclusive para os filhos com idade de no máximo 24 anos, mais descontos na Faculdade da Cultura Inglesa e também em outras instituições que oferecem Graduação e Pós-Graduação.

Os professores selecionados também poderão participar de eventos realizados no Brasil e também em outros países, onde terão a oportunidade de obter certificados internacionais, entre eles o da Universidade de Cambridge. Vários professores são enviados pela Cultura Inglesa para a Inglaterra, onde participam de programas de aperfeiçoamento e também de atualização profissional.

Após o período de inscrições, será feita a avaliação dos currículos, depois tem a seleção de grupos e serão feitos os testes de inglês. Por fim, acontecerá a entrevista individual com os candidatos selecionados.

Todos aqueles que forem aprovados, terão que participar de um treinamento com duração de 100 horas. Este treinamento irá avaliar a apresentação de aula dos professores e promover trabalho em equipe. A previsão é que os contratados iniciem suas atividades até o segundo semestre de 2015.

Para concorrer às vagas, o professor deverá encaminhar seu currículo para o e-mail: [email protected] Os candidatos têm até o dia 30 de abril para enviarem seu currículo.

Por Russel


Já estão abertas as inscrições para os processos seletivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). São três editais destinados para a contratação de 8 Professores Substitutos.

No processo seletivo 1022/2014 as oportunidades são para o Campus de Araraquara, nas áreas de Letras – Português / Inglês (1) e Informática – Arquitetura de Redes (3). Já para os processos seletivos 1024/2014 e 1025/2014, as vagas disponíveis são para os Campi de Votuporanga e Sertãozinho, sendo para os cargos de Informática (2), Elétrica (1) e Educação Física (1).

Todos os candidatos aprovados desempenharão as atividades conforme exigidas para os cargos em jornadas de 20h ou 40 horas semanais. As remunerações oferecidas variam de R$ 1.966,67 a R$ 4.699,21, de acordo com a titulação apresentada. Todos os candidatos devem possuir os requisitos de escolaridade exigidos no cargo pleiteado, todas as informações referentes a esse tópico podem ser obtidas no edital dos certames.

Todos os interessados deverão se inscrever a partir do dia 8 de dezembro nos respectivos campi das vagas oferecidas, com o recolhimento da taxa no valor de R$ 15,00. Abaixo seguem os endereços para realizar a inscrição.

Para o PS 1022 as inscrições vão até o dia 16 de janeiro de 2015 e devem ser feitas no Ramal de Acesso Engenheiro Heitor de Souza Pinheiro, s/nº, Jardim dos Manacás, Araraquara – SP.

Para o PS 1024 as inscrições vão até o dia 11 de dezembro de 2014 e devem ser feitas na Avenida Jerônimo Figueira da Costa, nº 3.014, bairro Pozzobon, Votuporanga – SP.

E no PS 1025 as inscrições vão até o dia 12 de dezembro de 2014 e devem ser feitas na Rua Américo Ambrósio, nº 269, Jardim Canaã, Sertãozinho – SP.

Todos os candidatos serão avaliados nos três processos seletivos por meio de uma análise de Curriculum e de uma Entrevista, cujo resultado final possuirá validade até 31 de dezembro de 2015.

Por Camila Caetano


Mais uma oportunidade para docentes do estado do Mato Grosso e região Centro – Oeste.  Trata-se do processo seletivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (Secitec) regido pelo edital de processo seletivo nº 005/2014, destinado ao provimento de 62 vagas. São oportunidades para Professores Bolsistas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que irão lecionar em uma das unidades onde existe o programa.

Podem participar da seleção, candidatos com formação técnica ou superior, obtida de acordo com os requisitos da oportunidade pleiteada. Os aprovados receberão a quantia de R$ 36,00 por hora-aula de 60 minutos. A jornada semanal pode variar de acordo com a região e a escola técnica em que é oferecido o curso do Pronatec.

Vale ressaltar que o certame reserva 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais, entretanto é necessário que as atribuições do cargo sejam compatíveis com as limitações do cargo e que a deficiência seja comprovada por meio de laudo médico.

Os selecionados irão lecionar nos cursos Técnicos em Agropecuária, Confeitaria, Edificações, Enfermagem, Estética, Imagem Pessoal, Rede de Computadores, Farmácia, Serviços Jurídicos e em Transação Imobiliária, Segurança do Trabalho, conforme a disponibilidade de áreas e vagas. As oportunidades são para os municípios de Alta Floresta, Barra do Garça, Diamantino, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Tangará da Serra e Cuiabá.

Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de dezembro de 2014, nas Escolas Técnicas Estaduais ou na Secitec em Cuiabá. No momento da inscrição é necessário levar consigo os documentos de identificação e de titulação.

Os candidatos serão avaliados por meio de Prova de Títulos e Avaliação Curricular. Elas ocorrerão em datas, locais e horários a serem informados aos candidatos.

Segundo o edital, o processo seletivo será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação, por mais um ano.  

Por Robson Quirino de Moraes


Mais uma oportunidade para docentes está disponível no Piauí. Trata-se do processo seletivo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), regido pelo edital nº 016/2014, com fito de preencher 146 vagas mais formação de cadastro reserva. Os aprovados irão receber bolsas que variam entre R$ 765,00 e R$ 1.300,00, pelo cumprimento de jornadas semanais de 20 horas. O valor da bolsa-auxílio que pode variar de acordo com a atividade desempenhada.

Das vagas oferecidas, 86 são para a função de Professor Orientador e 60 para a função de Tutor Orientador. Os selecionados atuarão como bolsistas da Universidade Aberta do Brasil – UAB, atuando nos cursos de Especialização em Gestão em Saúde, Pública e Pública Municipal. Das vagas oferecidas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de dezembro de 2014, preenchendo o formulário disponível no site www.siteead.uespi.br. Após preencher toda a ficha disponível, os candidatos deverão apresenta-la, juntamente com os documentos pessoais e de escolaridade, no Núcleo de Educação a Distância – NEAD/ UESPI, que fica na Rua João Cabral, nº 2.231, Bairro Pirajá, Teresina / PI. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 13h. Não será cobrada taxa de participação dos interessados.

A seleção ocorrerá em uma única etapa: Análise Curricular, a qual será realizada, pela análise do currículo e dos documentos comprobatórios entregues pelo candidato, por uma comissão formada por especialistas do NEAD/UESPI. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 19 de dezembro de 2014, no site das inscrições e no mesmo local onde os candidatos deverão entregar os documentos comprobatórios.

Segundo o edital, prazo de validade do processo seletivo será de 6 meses. Prazo este que será contado a partir da data de publicação da homologação do resultado, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses.  

O edital completo pode ser visualizado no site www.uespi.br.

Por Robson Quirino de Moraes


Uma rápida pesquisa nas portas dos cursinhos de todo país nos dá uma dimensão das profissões que a maioria dos jovens deseja seguir: as tradicionais Medicina, Direito e Engenharia.

Publicidade e Propaganda, Odontologia, Fisioterapia e Jornalismo. De tudo você escuta. Todas as áreas são citadas, até que timidamente uma voz diz: Professor. Todos olham para aquele jovem de óculos, barba por fazer e cabelos desgrenhados – eu quero ser Professor de História, ele diz. Um engraçadinho lá mais afastado diz: Nem precisa de cursinho para isso não, nem deve ter concorrente! E o engraçadinho não está tão errado assim. Não que não exista concorrentes, mas são poucos. E as notas necessárias em um vestibular para ingressar nessas áreas geralmente são muito mais baixas que carreiras tradicionais, como Medicina. Isso já nos dá uma noção de como o Professor é encarado desde o início de sua carreira.

Depois de formado, o sucesso de sua carreira vai depender um pouco do estado que ele esteja. Caso ele esteja em São Paulo, logo depois de formados os jovens professores não têm muita dificuldade em arrumar uma escola pública para iniciar a vida profissional.

Muitas escolas têm poucos professores concursados, onde muitos estão afastados, licenciados, aposentados e em outras situações. Os jovens professores iniciam a carreira como professores contratados, onde o salário, nessa modalidade gira em torno de R$ 1.500,00. Um professor concursado que consiga o número máximo de aulas disponíveis, que não falte e que produza resultados em sala de aula, pode ganhar mais de R$ 4.000,00. Em escolas particulares, geralmente os contratos são fechados com valores baseados em hora-aula. O valor dessas horas varia de acordo com a escola e com o currículo do professor. Um professor com pouca especialização tem uma remuneração média de R$ 25,00 / por hora-aula. Esse valor passa de R$ 70,00 / hora-aula caso ele tenha pós-graduação e lecione em faculdades.

Para o sucesso na profissão a dica é continuar se qualificando e claro, gostar da profissão.

Por Luciana Viturino


A Companhia de Idiomas, rede de escolas há mais de 20 anos no mercado de ensino de idiomas, está buscando recrutar novos colaboradores para atuar nas unidades de São Paulo e do interior. Confira agora mais detalhes sobre as principais posições em aberto:

– Professor de Francês:

A rede está com um número total de 8 vagas para professores de francês que possuem experiência e ensino superior concluído. Os profissionais ministrarão aulas de francês "in company" a alunos executivos de grandes empresas. O salário previsto para esta função gira em torno de R$ 1.501,00 e R$ 2.000,00 mensais mais pagamento de benefícios (a combinar). As oportunidades são para atuar em Barueri (SP) e São Paulo (SP).

– Professor de Inglês:

Para ser um professor de inglês na rede, é preciso ter o ensino superior completo e fluência no idioma. Além de no mínimo 6 meses de experiência na função. Os profissionais ministrarão aulas de inglês na modalidade "in company" para funcionários e executivos de várias empresas. O salário base previsto está entre R$ 1.501,00 e R$ 2.000,00 mensais. Forma de contratação a combinar. Ao todo, serão 34 oportunidades distribuídas entre as unidades de Barueri (SP), Maringá (PR), Mauá (SP), Santana de Parnaíba (SP), Niterói (SP) e São Paulo (SP).

– Professor de Espanhol:

Para se tornar um professor de espanhol na rede, é necessário possuir o ensino superior completo e experiência como professor de espanhol. De um modo geral, serão 30 vagas distribuídas entre as unidades de Indaiatuba (SP), Votorantim (SP) e Campinas (SP). Os professores deverão ministrar aulas particulares de português a estudantes estrangeiros na modalidade "in company". Os ganhos variam entre R$ 1.501,00 e R$ 2.000,00 mensais. Benefícios, forma de contratação e horários de trabalho a combinar.

 Os interessados em concorrer a qualquer uma das posições abertas podem se cadastrar diretamente no site www.companhiadeidiomas.com.br. Mais informações estão presentes no mesmo site.

Por Daniela Almeida da Silva


A URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões divulgou a abertura de uma importante seleção com a oferta de 88 vagas para Professores de diferentes disciplinas acadêmicas. Vale destacar que apenas uma vaga será oferecida para cada especialidade e os aprovados atuarão nos municípios gaúchos de Frederico Westphalen, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Erechim e Santiago.

As vagas são para profissionais das áreas de Química Industrial, Química Analítica, Química Ambiental, Físico-Química, Química Orgânica, Matemática, Biologia Celular, Zoologia, Ecologia, Genética e Evolução, Geotécnica, Materiais de Construção, Saneamento Básico, Topografia, Engenharia, Ciência dos Materiais, Elementos de Automação, Projeto Arquitetônico e Urbanístico, Arquitetura, Design de Interiores, Topografia, Mecânica dos Solos, Computação Gráfica, Letras, Enfermagem, Farmácia, dentre outras.

A remuneração oferecida será de R$ 24,58 hora/aula para Especialistas, R$ 25,81 hora/aula para Mestres e por fim, R$ 27,10 hora/aula para Doutores. As cargas horárias de trabalho não foram divulgadas pela universidade. A seleção será composta por Avaliação Escrita, Prova Didática, Análise de Títulos e Entrevista. Todas as fases do processo serão conduzidas por uma banca examinadora composta por três membros.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 06 de novembro de 2012, nos campi da URI ou através do correio. A taxa de candidatura será de R$ 132,90 e o formulário para inscrição está disponível na página da reitoria da universidade.

Confira o edital completo no site www.reitoria.br.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Caracterizada como uma instituição educacional de nível superior presente nas cidades de Belo Horizonte e Contagem, o Centro Universitário Una já atua no segmento há mais de 50 anos e constantemente busca renovar a sua equipe de funcionários, garantindo melhor aprendizado e satisfação de seu público, os estudantes.

Dessa forma, estão sendo divulgadas diversas oportunidades de trabalho, destinadas a profissionais de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção, que tenham disponibilidade para atuar como Professor em diversas especialidades da área.

As especialidades apresentadas compreendem Topografia, Teoria das Estruturas, Algoritmos e Lógicas de Programação, Introdução a Engenharia Mecânica, Eletrotécnica Básica, Projeto Aplicado em Simulação de Processos, Projeto Aplicado em Organização e Arranjo Físico Industrial, Organização Industrial, Estruturas de Fundações e Materiais de Construção.

Para saber mais acerca dos requisitos, participar do processo de seleção e concorrer a uma chance de ingressar no mercado de trabalho, é necessário que o interessado acesse o site do Centro Universitário Una, confira as informações de seu interesse, realize um cadastro (mediante preenchimento de formulário eletrônico) e efetue a inscrição na especialidade pretendida.

Por Anne A. Matioli Dias


A Cultura Inglesa, empresa especializada em idiomas, está oferecendo 50 oportunidades de trabalho para o cargo de professor. As chances são para as unidades da empresa localizadas na Grande São Paulo e também do interior paulista.

Para participar da seleção você precisa apresentar a proficiência da língua inglesa, bom relacionamento interpessoal e boa experiência em ministrar aulas em sala de aula.

Caso tenha o interesse de participar da seleção, o candidato deve enviar o seu currículo para o seguinte endereço de e-mail – [email protected].

O processo seletivo contará com as etapas de prova de inglês, dinâmicas de grupo e treinamento.

Aquele que for selecionado terá bolsas integrais para cursos de inglês em nível avançado, possibilidade de obter certificados do DELTA e ICELT (ambos da Universidade de Cambridge), além de poder participar de congressos nacionais e internacionais.

Não temos o valor da base salarial, mas o contrato será regido pela CLT.

O contratado terá benefícios como seguro de vida, assistência médica, assistência odontológica, plano de previdência privada e vale alimentação.

Envie agora mesmo o seu currículo e participe da seleção.

Para mais informações sobre a empresa, acesse o site da Cultura Inglesa (www.culturainglesasp.com.br).


Se você está interessado em participar do processo seletivo que visa à contratação temporária de professores para a rede pública de ensino em todo o estado de São Paulo, ainda pode se inscrever. Mas é bom correr, uma vez que o prazo termina no dia 30 de junho.

Podem participar os candidatos graduados em pegadogia, e aqueles que se formaram ou que estejam estudando em cursos de bacharel, licenciatura ou tecnólogo, e que possuam qualificação ou habilitação para ministrar aulas nas matérias que compõem o ciclo II (6ª à 9ª série) do ensino fundamental e também as disciplinas do ensino médio. Além disso, o candidato não pode ter participado da seleção temporária ocorrida em dezembro de 2010.

Para se inscrever é necessário apresentar identidade, CPF, certificado de conclusão (para os que já se formaram), histórico escolar e atestado de matrícula (para aqueles que estudam atualmente). Devem ser levados os documentos originais e as cópias. O cadastro pode ser feito em qualquer uma das 91 diretorias de ensino espalhadas pelo estado. Ficarão a cargo dos educadores selecionados as aulas que não forem dadas pelos professores efetivos.

Os endereços das diretorias de ensino e outras informações podem ser consultados no site www.educacao.sp.gov.br.  

Por André Gonçalves


A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no estado do Rio Grande do Sul está oferecendo 100 vagas temporárias para o cargo de Professor. O salário inicial oferecido varia entre R$ 557 e R$ 1.115.

Para concorrer a vaga, o candidato deve ser graduado em pelo menos uma das seguintes especialidades: Farmácia, Engenharia, Artes Cênicas, Geologia, Jornalismo, Letras, Ciências Biológicas, Enfermagem, Direito, Geografia, História, Gastronomia, Terapia Ocupacional, entre outros.

O interessado deverá se inscrever pessoalmente até o dia 5 de maio no CGIC, situado na Rua Gonçalves Chaves, 3.126 – Pelotas/RS, no horário das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30.

Os candidatos terão prova de títulos no dia 16 de maio e farão prova didática no dia 31 de maio. O valor da inscrição será de R$ 150,00. O processo seletivo terá a duração de 1 ano.

Por Henrique Pereira


Com vagas para o cargo de professor assistente, o Departamento de Matemática da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) abre processo seletivo.

Para participar, é preciso que o candidato tenha doutorado no curso de matemática, além de experiência na produção de pesquisas e orientação de alunos.

O selecionado iniciará os trabalhos no 2ºsemestre de 2011.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15/04/2011, onde os candidatos devem enviar seus currículos e um breve plano de trabalho de pesquisa para o e-mail [email protected]. Além disso, deve também anexar juntamente duas cartas de referências.

Por Rafaela Ometto


Estão abertas, até o dia 13 de fevereiro de 2011, as inscrições para a Tutoria à Distância e Presencial da Unicentro, para o curso de Licenciatura em Artes.

Serão selecionados 18 (dezoito) candidatos, sendo 10 (dez) Tutores Presenciais e 8 (oito) Tutores a Distância.

Os documentos exigidos são:

  • Diploma de Licenciado em Artes ou em Educação Artística ou em Pedagogia, ou Diploma de Bacharelado em Dança ou Música ou Artes Cênicas ou Artes Visuais ou áreas afins;
  • Histórico Escolar autenticado ou documentos equivalentes;
  • Comprovação de experiência mínima de 01 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação, ou documento comprobatório de estar vinculado a programa de Pós-Graduação.

A inscrição deverá ser feita apenas pela internet, até as 23 horas do dia 13 de fevereiro de 2011, no site eventos.unicentro.br.

Para mais informações acesse aqui o Edital completo.

Antes de se inscrever, leia atentamente o edital aqui .

Texto de Gy Camargo.


Uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero, que fica em São Paulo, está realizando uma seleção com o intuito de contratar novos professores para seu quadro de docentes.

Os cargos são nas áreas de: Jornalismo Especializado em Economia, Jornalismo Opinativo e Antropologia. A busca é por candidatos que possuam pelo menos pós-graduação na área e experiência comprovada. Salários não foram anunciados.

Quem se encaixa no perfil e quer se candidatar deve fazer o mesmo pessoalmente, levando currículo e documentação completa, na Central de Atendimento da Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900 – 5° Andar). Quem tiver seu currículo selecionado passará por entrevista e prova didática. Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins 


As academias Body Tech e Fórmula estão contratando 60 profissionais para atuarem como professores ou estagiários nas áreas de ginástica localizada, natação, luta, dança, alongamento, ioga, indoor cycle e running class.

As vagas são para novas unidades que serão inauguradas em janeiro na Granja Viana, em Cotia, São Paulo.

A seleção é composta por análise de currículo, entrevista, prova teórica e prática.

Os candidatos devem ter Ensino Superior em Educação Física (Bacharelado) ou serem estudantes do 5º semestre do curso.

Os interessados devem encaminhar uma cópia do currículo para o endereço de e-mail seleçã[email protected]até o dia 16 de dezembro de 2010, ou se inscrever pelo telefone (11) 2197-7333.

Por BFF


30 vagas para atuar como professor estão sendo oferecidas pelo SESC do estado do Pernambuco. As oportunidades são para candidatos formados em pedagogia ou letras. Do total de vagas, 22 são para professor e 8 para trabalhar como auxiliar. Para este cargo é necessário ter ensino médio completo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de dezembro pelo site do SESC-PE e custam R$50 para o cargo de professor e R$40 para o de auxiliar. Além da formação exigida, ter mais de 18 anos e nenhum parentesco com funcionários do SESC-PE são fundamentais. Os salários oferecidos são de R$901 para 20 horas semanais e R$1.802 para 40 horas semanais.

Para mais informações acesse o comunicado emitido pelo SESC-PE.

Por Camila Porto de Camargo


A Escola de Idiomas Cultura Inglesa está com inscrições abertas para a contratação de 60 novos professores com interesse em atuar em uma das 21 unidades da escola distribuídas pelo interior e capital paulista.

A seleção com caráter eliminatória prescreve um teste de proficiência em língua inglesa, dinâmicas de grupo, entrevista e treinamento de 120h. Os valores dos salários não foram divulgados previamente, porém a escola oferece benefícios como bolsas integrais para cursos avançados, convênio médico-odontológico, seguro de vida, plano de previdência privada, vale-alimentação e abono salarial.

Participe do processo seletivo enviando o seu currículo para o e-mail da Cultura Inglesa no [email protected] e ensine a língua da Cultura Inglesa você também!

Para maiores detalhes, consulte o site institucional da escola no www.culturainglesasp.com.br.

Por Camila Porto de Camargo

Fonte: R7


Foi anunciado o concurso público do Governo da Bahia para a contratação de mais de 3 mil professores. Os candidatos aprovados irão trabalhar na rede estadual de ensino.

As vagas serão abertas em todos os municípios do Estado, e as pessoas interessadas podem escolher dentre várias disciplinas do ensino público.  Para que o participante seja apto a se inscrever ele deve obter o ensino superior completo com licenciatura plena em sua área de atuação. Nos próximos dias será feita a abertura do edital.

Serão 20 horas por semana de trabalho, e a base salarial fica em torno de R$ 858,32. As inscrições se iniciam no dia 15 de outubro e terminam na data de 05 de novembro de 2010. Elas podem ser feitas via site – cespe.unb.br – e tem o valor de taxa de participação estabelecido em R$ 70. As etapas dos testes são compostas por provas objetivas, discursivas e de títulos.

Por Oscar Ariel


O Sistema Elite de Ensino está com inscrições abertas para a seleção de novos professores que desejem trabalhar na empresa. As oportunidades são destinadas a profissionais que tenham a possibilidade de atuação na cidade do Rio de Janeiro.

As vagas são destinadas a profissionais professores, recém-formados, ou que estejam concluindo a licenciatura, e para universitários que pretendam seguir a carreira no magistério.

Os interessados poderão concorrer as vagas de professores, para aqueles que já são formados, e também para vagas de monitores, para aqueles que estão estudando ainda. Existem vagas para profissionais que desejam atuar no Ensino Médio, Fundamental, Pré-Vestibular e Pré-Militar.

Os interessados em participar da seleção deverão comparecer pessoalmente em uma das unidades do Sistema Elite. Para saber os endereços e também mais informações sobre a seleção a empresa disponibilizou o site www.sistemaeliterio.com.br.

Por R.D.


O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, localizado no estado do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para seleção pública que prevê a contratação de 13 novos professores na instituição. O salário oferecido neste concurso é de R$ 4.685,32 e a carga horária é de 40 horas semanais.

As vagas são destinadas a professores das seguintes áreas: economia, metalurgia, matemática, construção naval, sistemas operacionais, química analítica, bioquímica farmacêutica e tecnologia mineral. Os interessados deverão ter doutorado concluído para concorrerem as vagas.

Os interessados deverão se inscrever pessoalmente a sede do Centro Universitário, que fica na avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ). A taxa de inscrição é de R$ 200. 

Por R.D.


Professores com experiência em pesquisas nas áreas de política brasileira e internacional,economia política de energia, indústria criativa e cultural, política ambiental e áreas afins poderão participar da seleção que está sendo feita pelo King’s Brazil Institute, unidade do KCL (King´s College London) – quarta mais antiga universidade na Inglaterra.

Os selecionados trabalharão nas pesquisas e formulações de disciplinas relacionados ao Brasil e que serão ministradas na instituição no exterior.

O salário oferecido pela instituição depende da qualificação e experiência dos profissionais selecionados. Apesar disso, deve variar entre 33 mil a 47 mil libras/ano (algo em torno de R$ 88 mil a R$ 125 mil), além de benefícios

Os interessados devem enviar e-mail para [email protected].

Por R.D.


A Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, Fatec, reabriu o prazo de inscrições de seu concurso público que está selecionando docentes. Há chances para professor assistente 1, em quatro disciplinas do curso superior de Tecnologia em Biocombustíveis: manutenção industrial, gestão de subprodutos agroindustriais, operações unitárias e projeto de instalações agroindustriais.

Vale lembrar que os interessados nas oportunidades oferecidas pela faculdade deverão ser graduados ou pós-graduados na área da disciplina e ter experiência profissional.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 01 de setembro, na secretaria da própria Fatec -Avenida Prestes Maia, n° 1.764, Jardim Ipanema. Ressalte-se que o edital prevê ainda a prorrogação automática do prazo por mais 15 dias, caso não haja candidatos inscritos.

Mais informações pelo telefone: (18) 3625-9914.

Por Milena Leite.


A Rede SENAI de São Leopoldo, cidade localizada próxima a Porto Alegre, está selecionando professores de educação profissional de nível técnico. As vagas são para ministrantes de aulas no curso de Segurança do Trabalho oferecido pela entidade. Os interessados deverão possuir educação superior em área afim, com formação pedagógica legal para docência, preferencialmente em curso técnico de Segurança do Trabalho.

Os selecionados irão atuar ministrando aulas no referido curso, além de planejar as atividades docentes da área, atender pais e alunos com dúvidas, dentre outras atividades. Os candidatos devem ter conhecimentos sólidos na área de Segurança do Trabalho.

Para participar desta seleção os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: [email protected].

Por R.D.


O SENAI de Porto Alegre está selecionando professores para fazerem parte de seu quadro docente. As oportunidades são voltadas para profissionais que tenham ensino médio completo, e algum curso técnico de área afim, ou de especialização. Serão aceitos também profissionais que estejam cursando Administração de Empresas ou áreas afins.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos selecionados está o planejamento das atividades docentes, registro de informações referentes às atividades dentre outras. É importante que os candidatos tenham bons conhecimentos em Sistema Financeiro, economia e mercado, contabilidade básica, legislação trabalhista, logística, redação comercial e técnicas de arquivamento.

Para participar desta seleção os interessados devem enviar currículos completos para o e-mail: [email protected].

Por R.D.


A Escola de Educação Profissional Ney Damasceno, pertencente à rede SENAI e localizada na cidade de Gravataí, Grande Porto Alegre, está com inscrições abertas para seleção na área docente da instituição. A oportunidade é para o cargo de Instrutor de Educação Profissional de Nível Médio.

A vaga é voltada para profissional que tenham concluído curso Técnico de nível médio em área afim ou Ensino Médio com curso de aprendizagem ou qualificação profissional em área específica. Os candidatos deverão ter conhecimentos de confecção de sapatos, processos de corte e costura montagem de sapatos, experiência com instrução e domínio das técnicas de produção de calçados.

Para participar os interessados deverão enviar currículos para: [email protected].

Por R.D.


Com uma grande variação na remuneração, a qual gira entre os R$ 800 até os quase R$ 4.300, a Universidade Estadual de Londrina oferece teste para contratar professores colaboradores.

As inscrições para as vagas vão até o dia 20 de agosto e podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Letras e Ciências Humanas, na Secretaria do Departamento de Biologia Animal e Vegetal do Centro de Ciências Biológicas, na Secretaria do Departamento de Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados, na Secretaria do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica do Centro de Ciências da Saúde e na Secretaria do Departamento de Estruturas do Centro de Tecnologia e Urbanismo.

São exigidas cópias do RG, CPF, requerimento de inscrição, comprovante de taxa de inscrição e currículo.

Por Jeferson Vainer.


Uma das maiores redes de ensino do País, focada em idiomas estrangeiros, está com processo seletivo com o objetivo de ampliar seu quadro de funcionários em todo o País. São diversas oportunidades, entre elas para professores de inglês, professores de espanhol, divulgadores, auxiliares de secretarias, consultores e assistentes comerciais.

A grande maioria das vagas está direcionada para a cidade de São Paulo e também municípios do interior Paulista. Mas existem vagas também para Curitiba, Campo grande, Salvador, entre outras.  Para as vagas de professor, a empresa pede que os candidatos tenham formação superior e experiência em docência.  Para os demais cargos é preciso ter Ensino Médio, além de experiência na função.

A seleção será feita nas unidades do CNA. Para participar o candidato deverá inscrever seu currículo no site www.cna.com.br e aguardar contato da empresa.

Por R.D.


O Serviço Social da Indústria (Sesi) abriu 280 oportunidades de trabalho para o cargo de Professor de português e matemática para atuar nas cidades de Recife, Escada, Sirinhaém, Ribeirão e Rio Formoso, no Estado do Pernambuco. Os salários variam de acordo com a carga horária de trabalho, que será de quatro ou oito horas diárias.

O contrato terá duração de três meses, com início previsto para o mês de agosto. Para se candidatar é necessário ter formação superior na área e seis meses de experiência comprovada. Os candidatos devem enviar currículo para o e-mail [email protected]

Os Professores irão atuar em programa reforço de escolaridade, parceria do Sesi com o Governo de Pernambuco. Para mais informações ligue (81) 3412-8571.

Por Mauro Tavares


A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu Concurso Público para a função de Professor Adjunto e Professor Assistente em diversas especialidades, para atuar no Campus de São Cristóvão e de Itabaiana. Os salários são de R$ 4.300,00 para Professor Assistente e R$ 7.333,67 para Professor Adjunto.

Para se inscrever os candidatos devem comparecer pessoalmente a DIRESP, Avenida Marechal Rondon, s/nº, Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos, Prédio da Reitoria, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão-SE, munidos de Curriculum Vitae, Cópia do RG e CPF.

As inscrições estão abertas e serão feitas até o dia 12 de agosto de 2010. A taxa custa R$ 100,00 para o cargo de Professor Assistente e R$ 150,00 para o cargo de Professor Adjunto.

Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, prova de títulos e prova didática. As informações sobre as datas, locais e horários das provas serão divulgadas até o dia 18 de agosto de 2010 no site da instituição.

Para mais informações consulte o Edital.

Por Mauro Tavares


A rede de idiomas Cultura Inglesa está com 30 vagas em aberto: o processo seletivo em questão está recrutando professores de inglês para as unidades da rede localizadas na capital paulista e na Grande São Paulo, e terá várias fases, entre elas etapas eliminatórias.

Os candidatos passarão por análise de currículo, teste de proficiência da língua inglesa, dinâmicas de grupo e um curso com 100 (cem) horas de duração, a ser ministrado em julho próximo.

Os candidatos contratados pela rede terá acesso a bolsas integrais para participarem de cursos avançados de língua inglesa, além da possibilidades de obterem certificados internacionais como o ICELT e DELTA, concedidos pela Universidade de Cambridge,

A rede de escolas oferece convênio médico-odontológico e seguro de vida. Os interessados devem enviar CV para [email protected]. A data limite é o dia 10 de junho, não se atrase! Boa sorte a todos!

Fonte: nickmartins

Créditos: Cris Keller


A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) está com oferta de 50 vagas para professores da rede pública que se interessam em cursar sua segunda licenciatura no Curso de Letras/Espanhol na instituição. A iniciativa é promovida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o PARFOR. O curso tem carga horária de 1680 horas-aula e será desenvolvido durante os finais de semana.

Não perca tempo e faça a sua pré-inscrição até o dia 29 de maio de 2010 no site da Plataforma Freire e aguarde a confirmação da sua inscrição pelas secretarias estaduais e municipais.

Por Camila Porto de Camargo


Do dia 26 de maio até as 13h00 do dia 9 de junho de 2010 encontra-se aberto o período de inscrições para o Concurso Público da Universidade Federal da Grande Dourados-MS que oferece 35 vagas para as funções de Professor Adjunto, Professor Assistente e Professor Auxiliar. Os salários serão de R$ 3.061,94.

Os candidatos devem efetuar sua inscrição acessando o site da universidade www.ufgd.edu.br e em seguida enviando a documentação exigida no edital, via sedex, para o seguinte endereço: Universidade Federal da Grande Dourados – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Rua João Rosa Góes, nº 1.761, Vila Progresso, Caixa Postal 322, CEP 79.825-070, Dourados-MS.

A seleção está prevista para ocorrer no período entre os dias 18 a 26 de junho de 2010. Os candidatos serão submetidos a prova escrita, prova didática, prova de defesa do memorial e prova de títulos. Para mais informações clique aqui e leia o Edital.

Por Mauro Tavares


O Projeto de Ação Comunitária da Escola Vera Cruz na Vila Leopoldina em São Paulo está com vagas abertas para novos voluntários professores e monitores. A iniciativa tem como objetivo proporcionar alfabetização de qualidade a maiores de 18 anos que não puderam concluir seus estudos. As áreas de demanda são para as disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia, inglês, educação física, e artística, além de outras mais específicas como informática, artes plásticas, música cinema, teatro, fotografia e orientação de estudos.

Mande seu currículo para o e-mail [email protected] aos cuidados de Sheila Aguiar até o dia 27 de julho de 2010.  Seja um voluntário e ofereça sua contribuição a nossa causa!

Fonte: IG

Por: Camila Porto de Camargo


Ser professor é uma das mais belas profissões que já inventaram. Um mestre que ensina ao seu aprendiz os ensinamentos que sabe,o que a vida misturada a teoria lhe ensinou durante os anos, por meio de estudos ou pela experiência.

Nos áureos tempos alguns lhes dirigiam a patente de filósofos com seus discípulos mas também podemos dizer professores e seus alunos. É uma pena que na maior parte das redes não vemos o reconhecimento financeiro merecido e em muitos casos nem a gratidão de seus alunos, mas quem gosta de seu ofício e tem a determinação de seguir em frente mesmo diante dos obstáculos do dia a dia, não desiste ou troca o que faz por nada neste mundo.

Desde os professores de jardim, aos do primário, fundamental, curso superior e os que nos especializam devemos respeito, a formação e todo nosso carinho. Dia 1º de maio é o dia do trabalhador e certamente nossos mestres merecem serem parabenizados, também, neste dia.

Por Teresa Almeida


As Coordenadorias Regionais de Educação das cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Caxias do Sul , Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Cruz Alta, Osório, Guaíba, Santo Ângelo, Erechim, Bento Gonçalves, Santana do Livramento, Três Passos, Gravataí, São Borja, Ijuí e Carazinho estão com inscrições para o banco de cadastro para contratação temporária de professores para rede de ensino estadual do Rio Grande do Sul.

As vagas são para docentes do Ensino Fundamental regular, Educação Especial e Indígena, séries finais do Ensino Fundamental regular e Educação Especial, Ensino Médio regular e Educação Especial e Educação Profissional.

As inscrições vão até o dia 30 de março. Mais informações e inscrições através do site www.educacao.rs.gov.br.


Entre os dias 22 e 26 de março estarão abertas as inscrições para o cargo de professor colaborador para a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Há diversas áreas com necessidade de professor colaborador: Anatomia e Anatomia humana, do Departamento de Anatomia; Enfermagem e Fundamentos de Enfermagem, Departamento de Enfermagem; Educação Física e Aspectos Sócio Culturais do Movimento Humano, Dança, Programas Acadêmicos Interdisciplinares e Supervisão de Estágios, do Departamento de Educação Física.

O edital do teste seletivo está no site www.uel.br/prorh. Para mais informações os telefones são (43) 3371-4302 ou 3371-4569.

Por Raphael Ramirez


Até o dia 10 de março estarãO abertas as inscrições para o concurso público para professor assistente de física e termodinâmica do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), câmpus regional de Montes Claros.

Tem a exigência de mestrado como titulação mínima e dedicação exclusiva ao cargo.

As incrições são realizadas na Secretaria Geral do ICA 9Avenida Universitária, 1000, Bairo Universitário, Monste Claros).

O edital pode ser encontrado no site da Imprensa Nacional, www.in.gov.br.

Mais informações: (38)2101-7712 e 2101-7730.


A carreira de professor universitário exige mais que o interesse nos salários vantajosos que muitas instituições de ensino superior oferecem. A docência necessita de talento e muito empenho daquele que se propõe a se responsabilizar pela formação dos profissionais do futuro. É preciso gostar de ler bastante, pesquisar e ser desinibido o suficiente para falar em público e liderar uma sala de aula.

Os requisitos que a maioria das IES exige para contratar um novo professor são anos de experiência na área da disciplina, mas fora da academia, já que os alunos se atraem pelos profissionais que estão em destaque no mercado. O título de mestre também costuma ser outra exigência. A seleção geralmente se baseia em prova de títulos e escrita.

Karina Gonçalves


Terminam dia 7 de fevereiro as inscrições para as 2.568 vagas para professor, oferecidas pela Secretaria de Estado da Administração do Governo de Rondônia. O salário é de R$ 1.433,25, com mais benefícios. O concurso é somente para nível superior.

Há oportunidades para várias áreas, entre elas arte, sociologia, geografia, história, matemática, pedagogia, educação física, filosofia, psicopedagogia, química e outras.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.funcab.org, a taxa para inscrição é de R$ 80. As provas serão aplicadas no dia 7 de março.

Para conferir o local e horário das provas consulte o edital disponível no site www.funcab.org.

Por Rosana Radke


Estão abertas as inscrições para a Bolsa MEXT de “Treinamento para Professores do Ensino Fundamental ou Médio”. A bolsa é oferecida todos os anos pelo governo japonês para professores do ensino fundamental ou médio.

Para se candidatar é preciso ser brasileiro, possuir menos de 34 anos, ser graduado ou ter realizado magistério, ter experiência de 5 anos como professor e Inglês ou Japonês Fluente.

Para conferir a lista dos documentos necessários e a ficha de inscrição veja no site http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_bolsa1.htm.

Para mais informações ligue para 11-3254-0100, r. 356, ou mande email para [email protected].

Por Levi Rocha





CONTINUE NAVEGANDO: