Faça parte do banco de talentos do Trabalhou.com.br.
Envie seu currículo.

Saldo e Extrato do FGTS – Como Consultar





Atualização: o governo acabou de liberar o saque do FGTS a partir de contas inativas. Têm direito ao saque aqueles que trabalharam até o dia 31 de dezembro de 2015.

Saiba aqui como consultar o saldo e extrato do FGTS.

O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço do Trabalhador. É uma maneira de assegurar temporariamente os trabalhadores com carteira assinada – CLT (Consolidação das leis Trabalhistas) que não foram demitidos por justa causa.

Para saber o saldo é preciso tirar um extrato, pois o valor não é informado ao trabalhador.

Quem tem direito a sacar o FGTS?

  • Trabalhadores que firmaram compromisso a partir de 5 de outubro de 1988 (antes disso era facultativo);
  • Trabalhadores rurais
  • Atletas profissionais.

É preciso ter vínculo empregatício com o empregador. O valor não é descontado do funcionário e deve ser depositado pelo empregador, na conta do funcionário, sendo o valor referente a 8% do salário do empregado. A soma desses valores será o FGTS constante no extrato.

Formas de consultar o FGTS

Existem três formas de consultar o FGTS:

  • Telefone: Através do telefone do SAC da Caixa Econômica Federal (0800 726 0207) é possível consultar o valor e esclarecer possíveis dúvidas sobre o FGTS. O atendimento funciona de segunda a segunda, 24 horas por dia.
  • Internet: Através do Portal do Cidadão, é possível acompanhar os lançamentos em seu FGTS. Basta ter o número do PIS e a senha de acesso. Caso nunca tenha realizado um acesso no portal, é só clicar em “Cadastrar Senha”. Se já cadastrou, mas perdeu ou esqueceu, será preciso ir até uma agência da Caixa e solicitar no atendimento pessoal.
  • Agências da Caixa Econômica Federal ou lotérica conveniada: Se não tiver o Cartão Cidadão precisa ter em mãos o número do PIS e um documento de identidade com foto.

Caso tenha o Cartão do Cidadão é só dirigir-se a um caixa de autoatendimento com a senha de acesso, lá será possível retirar o extrato para consultar o saldo.





Também é possível ir a uma lotérica conveniada com a Caixa, basta levar o Cartão Cidadão, documento de identidade com foto e a senha pessoal de acesso.

Em casa lotérica, o valor máximo para saque deve ser consultado previamente, geralmente fica em R$ 1.500,00.

Além disso, a Caixa Econômica Federal envia um extrato detalhado do FGTS ao endereço cadastrado na conta do empregado.

Carol de Castro



Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.

59 Comentários - Escrever um Comentário

  1. André Luiz de Araújo · Editar

    Como fazer para ver o saldo do FGTS e se tenho direito de sacar o valor que se encontra lá,pois trabalhei muito tempo de carteira assinada e quando saí não recebi nada pois o empregador não me devolveu a carteira.

  2. Nilson Rocha da Silva · Editar

    Trabalhei em 1983 nós ministerio das comunicações! Gostaria dê saber se tenho direito no FGTS?

  3. Donizete Aparecido Pereira · Editar

    Bom a todos.
    Gostaria de saber como ver meu saldo de minha conta inativa fgts.
    Muito obrigado.

  4. Trabalhei em cooperativa san life por 3 anos e meio , entrei em 2011 e sai em 2015 no mes de agosto, e era descontado o fgts do meu salario, eu tenho direito de receber, espero uma resposta.

  5. Gostaria de saber si tem o dia certo para eu receber o FGTS ,sei que seria em fevereiro ,mas não tem dia certo ?

  6. Ronaldo da costa · Editar

    Boa tarde trabalhei numa
    multinacional no período de dezembro de 1987 a setembro 1989 pedi demissão….. Não apareceu no extrato ..Da caixa econômica..O quê faco tenho direito à sacar fundo de garantia de conta inativa

  7. Exonerou um cargo em 2012 e comecei em outro cargo no mesmo ano e na mesma empresa. Tenho direito a sacar o fgts só primeiro cargo.?

  8. marcia vieira gomes · Editar

    Não consigo ver o meu saldo do fgts.Trabalhei pelo periodo de 1984 a 2011. Exercendo a função de Professora efetivada na Prefeitura Municipal de Camaragibe-PE. Demitida por justa causa onde não foi dado baixa na minha carteira profissiona até a presente data e não recebi nenhum valor em espécie. Como devo proceder?

  9. Juliana armoa atienza · Editar

    Gostaria de saber se tenho direito ao FGTS no caso eu pedi as conta eai tenho direito ou não. …..

  10. Tenho direito a sacar porém não tenho mais a minha carteira estou com a segunda via! Gostaria de saber como faço pra sacar meu benefício?
    Obrigado (a)

  11. Ednaldo de jesus · Editar

    Ola bom dia!! Trabalhei na empresa 1993 a 2001 fiquei 8 anos em outros empresa em 2010 retornei a trabalhar na empresa anterior a onde fui informado q estava depositando fgts q ficou sem depositar no periodo 93 a 2001 +- 1500reas tenho direito a receber?

  12. Angela mária Coelho de ámoim · Editar

    trabalhei muito tempo como domestica com cartera resistrada mais pedir conta gostaria de saber se tenho directo no fgts

  13. Jose roberto de paiva · Editar

    Gostaria de saber si a conta qui está ativa de 2015 pra traz que tem lá tem como saca e como faz pra saca

Post Comment