Saldo e Extrato do FGTS – Como Consultar



  

Saiba aqui como consultar o saldo e extrato do FGTS.

O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço do Trabalhador. É uma maneira de assegurar temporariamente os trabalhadores com carteira assinada – CLT (Consolidação das leis Trabalhistas) que não foram demitidos por justa causa.

Para saber o saldo é preciso tirar um extrato, pois o valor não é informado ao trabalhador.

Quem tem direito a sacar o FGTS?

  • Trabalhadores que firmaram compromisso a partir de 5 de outubro de 1988 (antes disso era facultativo);
  • Trabalhadores rurais
  • Atletas profissionais.

É preciso ter vínculo empregatício com o empregador. O valor não é descontado do funcionário e deve ser depositado pelo empregador, na conta do funcionário, sendo o valor referente a 8% do salário do empregado. A soma desses valores será o FGTS constante no extrato.

Formas de consultar o FGTS

Existem três formas de consultar o FGTS:

  • Telefone: Através do telefone do SAC da Caixa Econômica Federal (0800 726 0207) é possível consultar o valor e esclarecer possíveis dúvidas sobre o FGTS. O atendimento funciona de segunda a segunda, 24 horas por dia.
  • Internet: Através do Portal do Cidadão, é possível acompanhar os lançamentos em seu FGTS. Basta ter o número do PIS e a senha de acesso. Caso nunca tenha realizado um acesso no portal, é só clicar em “Cadastrar Senha”. Se já cadastrou, mas perdeu ou esqueceu, será preciso ir até uma agência da Caixa e solicitar no atendimento pessoal.
  • Agências da Caixa Econômica Federal ou lotérica conveniada: Se não tiver o Cartão Cidadão precisa ter em mãos o número do PIS e um documento de identidade com foto.

Caso tenha o Cartão do Cidadão é só dirigir-se a um caixa de autoatendimento com a senha de acesso, lá será possível retirar o extrato para consultar o saldo.



Também é possível ir a uma lotérica conveniada com a Caixa, basta levar o Cartão Cidadão, documento de identidade com foto e a senha pessoal de acesso.

Em casa lotérica, o valor máximo para saque deve ser consultado previamente, geralmente fica em R$ 1.500,00.

Além disso, a Caixa Econômica Federal envia um extrato detalhado do FGTS ao endereço cadastrado na conta do empregado.

Carol de Castro



2 Comentários - Escrever um Comentário

Post Comment