Saque PIS/PASEP é Prorrogado até 31 de Dezembro



  

Governo decide prorrogar prazo para trabalhadores sacarem seus rendimentos do PIS/Pasep (ano base 2014).

A data de encerramento para receber o abono salarial já foi prorrogado uma vez, mas como ainda tem muitos trabalhadores que não procuraram seus direitos, o governo federal decidiu ampliar a data até 31 de dezembro de 2016.

A primeira prorrogação que o governo concedeu terminou em 30 de junho e a segunda venceu nesta quarta-feira (31-08-2016). De acordo com o Ministério do Trabalho, quase um milhão de trabalhadores têm direito ao benefício de um salário mínimo, mas ainda não sacaram.

Em nota o Ministro Ronaldo Nogueira informa que as campanhas junto a mídia e entidades laborais e patronais foram constantes, mas até o momento somente 200 mil trabalhadores sacaram o abono salarial. Ele diz estar otimista que com essa prorrogação para o final do ano, consiga alcançar quase todos que ainda não foram buscar seus rendimentos.

Se até a nova data de prorrogação os benefícios do Pis/Pasep não forem retirados, serão encaminhados de volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e ficarão indisponíveis para saques em bancos.

É possível saber se tem direito ao saque do abono através de uma lista que o governo disponibilizou no Ministério do Trabalho ou consultar a página do mesmo.

Quem tem direito ao abono salarial de 2015?

  • Quem estiver cadastrado no Pis/Pasep, no mínimo há 5 anos
  • Recebeu uma remuneração mensal média de dois salários mínimos no ano de 2014
  • Ter trabalhado de carteira assinada em 2014, pelo menos 30 dias
  • Ter seus dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

Como Sacar o Pis/Pasep



Antes de tentar fazer o saque do abono, o trabalhador deve verificar se o benefício não caiu direto na conta. Vale lembrar que se você tem conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica, o valor vai ser creditado direto em conta.

Outra opção é procurar uma Casa Lotérica ou terminais de autoatendimento, munido do Cartão Cidadão e senha devidamente cadastradas. Caso não tenha o Cartão Cidadão, é possível receber o valor numa agência da Caixa apresentando identidade.

Já os que vão sacar o Pasep (Banco do Brasil), devem se encaminhar a uma agência do Branco do Brasil e sacar seu abono.

Por Ruth Galvão



5 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Antonio dos Santos · Editar

    A empresa que trabalho informou a rais de 2014 e 2015 somente em 30 de outubro de 2016, pergunto se é possivel sacar o meu pis ainda este ano de 2016

    Antonio dos Santos

Post Comment