O trabalho remoto veio para ficar – pelo menos em algum nível para a maioria das organizações. Entretanto, embora haja muitos benefícios para o trabalho remoto, há desafios únicos também.
O problema é que o trabalho à distância não vem precisamente com um novo conjunto de desafios de gestão. Na verdade, muitos dos mesmos princípios de gerenciamento de uma equipe no escritório ainda são válidos. É mais que certas questões são… exacerbadas, digamos assim?
Com a aumento da quantidade de funcionários trabalhando remotamente, também estão aumentando os desafios para os gestores administrarem as suas equipes remotas:
– Usar as ferramentas de comunicação corretas;
– Contratar os recursos certos;
– Respeitar o tempo de todos;
– Não ter papéis ou tarefas claras;
– Estabelecer horários;
– Dificuldades no rastreamento do desempenho dos funcionários;
– Falta de coesão dentro da equipe;
– Fazer com que todos se sintam parte da equipe.
Seus trabalhadores estão usando as ferramentas certas para que as equipes remotas colaborem efetivamente? A tecnologia atual tornou possível ter uma equipe produtiva globalmente e o uso das ferramentas certas ajudará a organizar o trabalho remoto e manter todos na mesma sintonia.
“Unidade é força… quando há trabalho de equipe e colaboração, coisas maravilhosas podem ser alcançadas”. – Mattie Stepanek
Uma vez que você compreenda e aprecie as origens culturais de outras pessoas, então você também pode se conectar mais com elas.
Ao trabalhar com uma equipe de desenvolvimento remoto, os membros da equipe têm uma liberdade incrível para trabalhar. Mas como sabemos se as pessoas estão trabalhando e vão entregar as tarefas dentro do prazo? É um dos maiores temores por causa da falta de visibilidade e controle. Assim, para que as equipes remotas existam e prosperem, transparência e responsabilidade são fatores críticos.
Já que você está trabalhando remotamente com suas equipes, você não terá momentos para falar sobre os problemas. Dê a eles um dia em uma semana para discutirem seus problemas e você pode dar-lhes suas instruções.
Se você estiver administrando funcionários remotos, continue lendo. Seguem 6 dicas sobre como manter os funcionários remotos produtivos e felizes.
As equipes remotas frequentemente precisam de algum tipo de limite para delinear seu trabalho e sua vida pessoal. Discuta os horários de trabalho com cada membro da equipe, respeitando seu tempo e mostrando-lhes que você se preocupa com seu tempo. Isto ajudará a construir relações positivas com os funcionários.
Não é surpresa encontrar obstáculos culturais ao gerenciar equipes remotas. O problema com equipes multiculturais envolve mal-entendidos e conflitos que dividem as equipes. Torna-se muito difícil administrar as pessoas de raças diferentes, abraçando a diversidade cultural para permitir a formação de equipes.
Ser claro com os funcionários os manterá focados em trabalhar para os mesmos objetivos. Você deve estabelecer expectativas claras para:
– Horário de trabalho;
– Disponibilidade;
– Sistema de comunicação;
– Reuniões oportunas;
– Principais projetos e prazos;
– Reuniões agendadas.
Muitas equipes de trabalho remotas se deparam com um retrocesso na comunicação ao trabalhar em projetos. Será sempre difícil se conectar com suas equipes em diferentes áreas sem ter boas habilidades de comunicação. E, é claro, habilidades de comunicação on-line.
Problemas inesperados relacionados a algum projeto, ou a um colega de equipe, ou como o trabalho está sendo feito, são comuns em todos os negócios. Entenda as pistas que eles podem estar lhe dando e dê-lhes uma mãozinha.
Eis o que você pode fazer com um software de gerenciamento de projetos:
– Comunicar-se com sua equipe remota;
– Acompanhar a evolução de projetos;
– Rastrear a produtividade;
– Manter e gerenciar cronogramas;
– Compartilhar informações em tempo real;
– Ter discussões;
– Gerenciar uma lista de tarefas;
– Interagir através de diferentes fusos horários.
De acordo com a Harvard Business Review, 62% dos funcionários acreditam que trabalhar remotamente tem um impacto positivo sobre o engajamento, mas apenas 5% têm probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo.
1. Mantenha-se conectado através da tecnologia. Mantenha seus funcionários remotos conectados através de canais de comunicação eficazes e do uso estratégico da tecnologia.
2. Fomente a interação social. Mantenha seus funcionários remotos engajados, promovendo conexões de equipe através de horas sociais, bate-papos em vídeo e atividades de formação de equipes virtuais.
3. Mostre aos funcionários que você se importa com eles. Respeite seu tempo, estabelecendo limites saudáveis em torno de horários, tarefas e expectativas de desempenho.
4. Solicite e ouça o feedback. Quando os funcionários se sentem valorizados, eles ficam mais felizes e mais engajados no trabalho.
5. Reconheça as contribuições dos funcionários. O reconhecimento dos funcionários é um dos principais motores para o seu engajamento.
6. Mantenha-os a par. É importante manter seus funcionários remotos atualizados sobre projetos, metas, progresso da equipe e notícias da empresa.
7. Apoie suas mais novas contratações. As novas contratações precisam de apoio extra quando se trabalha remotamente.
8. Dê aos funcionários as ferramentas para o sucesso. Certifique-se de que sua equipe remota tenha as ferramentas e o treinamento para realizar o trabalho.
9. Seja flexível. Dê aos seus funcionários autonomia em torno de quando e como eles trabalham o resto do tempo.
10. Ofereça uma mistura de opções de trabalho remoto e presencial (híbrido).
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