Como gerenciar equipes à distância? Os desafios do trabalho remoto

Como gerenciar equipes remotas?

O trabalho remoto veio para ficar – pelo menos em algum nível para a maioria das organizações. Entretanto, embora haja muitos benefícios para o trabalho remoto, há desafios únicos também.

O problema é que o trabalho à distância não vem precisamente com um novo conjunto de desafios de gestão. Na verdade, muitos dos mesmos princípios de gerenciamento de uma equipe no escritório ainda são válidos. É mais que certas questões são… exacerbadas, digamos assim?

Como gerenciar uma equipe à distância? Confira as dicas.

Com a aumento da quantidade de funcionários trabalhando remotamente, também estão aumentando os desafios para os gestores administrarem as suas equipes remotas:
– Usar as ferramentas de comunicação corretas;
– Contratar os recursos certos;
– Respeitar o tempo de todos;
– Não ter papéis ou tarefas claras;
– Estabelecer horários;
– Dificuldades no rastreamento do desempenho dos funcionários;
– Falta de coesão dentro da equipe;
– Fazer com que todos se sintam parte da equipe.

Confiar nas ferramentas de trabalho remotas

Seus trabalhadores estão usando as ferramentas certas para que as equipes remotas colaborem efetivamente? A tecnologia atual tornou possível ter uma equipe produtiva globalmente e o uso das ferramentas certas ajudará a organizar o trabalho remoto e manter todos na mesma sintonia.

Colaborar em projetos

“Unidade é força… quando há trabalho de equipe e colaboração, coisas maravilhosas podem ser alcançadas”. – Mattie Stepanek

Diferenças culturais

Uma vez que você compreenda e aprecie as origens culturais de outras pessoas, então você também pode se conectar mais com elas.

Visibilidade e controle

Ao trabalhar com uma equipe de desenvolvimento remoto, os membros da equipe têm uma liberdade incrível para trabalhar. Mas como sabemos se as pessoas estão trabalhando e vão entregar as tarefas dentro do prazo? É um dos maiores temores por causa da falta de visibilidade e controle. Assim, para que as equipes remotas existam e prosperem, transparência e responsabilidade são fatores críticos.

Tenha um papo um-a-um

Já que você está trabalhando remotamente com suas equipes, você não terá momentos para falar sobre os problemas. Dê a eles um dia em uma semana para discutirem seus problemas e você pode dar-lhes suas instruções.

Dicas de como manter os funcionários remotos produtivos e felizes

Se você estiver administrando funcionários remotos, continue lendo. Seguem 6 dicas sobre como manter os funcionários remotos produtivos e felizes.

1. Estabeleça fronteiras com trabalhadores remotos

As equipes remotas frequentemente precisam de algum tipo de limite para delinear seu trabalho e sua vida pessoal. Discuta os horários de trabalho com cada membro da equipe, respeitando seu tempo e mostrando-lhes que você se preocupa com seu tempo. Isto ajudará a construir relações positivas com os funcionários.

2. Incentive e abrace a diversidade

Não é surpresa encontrar obstáculos culturais ao gerenciar equipes remotas. O problema com equipes multiculturais envolve mal-entendidos e conflitos que dividem as equipes. Torna-se muito difícil administrar as pessoas de raças diferentes, abraçando a diversidade cultural para permitir a formação de equipes.

3. Estabeleça as expectativas com antecedência e clareza

Ser claro com os funcionários os manterá focados em trabalhar para os mesmos objetivos. Você deve estabelecer expectativas claras para:
– Horário de trabalho;
– Disponibilidade;
– Sistema de comunicação;
– Reuniões oportunas;
– Principais projetos e prazos;
– Reuniões agendadas.

4. Aperfeiçoe as habilidades de comunicação on-line

Muitas equipes de trabalho remotas se deparam com um retrocesso na comunicação ao trabalhar em projetos. Será sempre difícil se conectar com suas equipes em diferentes áreas sem ter boas habilidades de comunicação. E, é claro, habilidades de comunicação on-line.

5. Dê-lhes ajuda quando precisarem

Problemas inesperados relacionados a algum projeto, ou a um colega de equipe, ou como o trabalho está sendo feito, são comuns em todos os negócios. Entenda as pistas que eles podem estar lhe dando e dê-lhes uma mãozinha.

6. Invista no software correto de gerenciamento de projetos remotos

Eis o que você pode fazer com um software de gerenciamento de projetos:
– Comunicar-se com sua equipe remota;
– Acompanhar a evolução de projetos;
– Rastrear a produtividade;
– Manter e gerenciar cronogramas;
– Compartilhar informações em tempo real;
– Ter discussões;
– Gerenciar uma lista de tarefas;
– Interagir através de diferentes fusos horários.

Como engajar colaboradores remotos?

De acordo com a Harvard Business Review, 62% dos funcionários acreditam que trabalhar remotamente tem um impacto positivo sobre o engajamento, mas apenas 5% têm probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo.

Algumas dicas para engajar colaboradores remotos:

1. Mantenha-se conectado através da tecnologia. Mantenha seus funcionários remotos conectados através de canais de comunicação eficazes e do uso estratégico da tecnologia.

2. Fomente a interação social. Mantenha seus funcionários remotos engajados, promovendo conexões de equipe através de horas sociais, bate-papos em vídeo e atividades de formação de equipes virtuais.

3. Mostre aos funcionários que você se importa com eles. Respeite seu tempo, estabelecendo limites saudáveis em torno de horários, tarefas e expectativas de desempenho.

4. Solicite e ouça o feedback. Quando os funcionários se sentem valorizados, eles ficam mais felizes e mais engajados no trabalho.

5. Reconheça as contribuições dos funcionários. O reconhecimento dos funcionários é um dos principais motores para o seu engajamento.

6. Mantenha-os a par. É importante manter seus funcionários remotos atualizados sobre projetos, metas, progresso da equipe e notícias da empresa.

7. Apoie suas mais novas contratações. As novas contratações precisam de apoio extra quando se trabalha remotamente.

8. Dê aos funcionários as ferramentas para o sucesso. Certifique-se de que sua equipe remota tenha as ferramentas e o treinamento para realizar o trabalho.

9. Seja flexível. Dê aos seus funcionários autonomia em torno de quando e como eles trabalham o resto do tempo.

10. Ofereça uma mistura de opções de trabalho remoto e presencial (híbrido).

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais