Existem qualidades em comum entre os líderes de sucesso?

O que os líderes bem-sucedidos têm em comum?

Os líderes bem-sucedidos demonstram algumas qualidades de liderança em suas vidas pessoais e profissionais, inspirando outros a agir e estabelecer um rumo para o sucesso futuro. Líderes fortes também praticam comportamentos-chave regularmente a fim de fortalecer o impacto positivo dessas qualidades.

1. Eles são autoconscientes e priorizam o desenvolvimento pessoal

Líderes eficazes se concentram no desenvolvimento de sua inteligência emocional. Líderes que trabalham para refinar esta qualidade são mais adaptáveis, resilientes e aceitam o feedback de outros. Eles também são ouvintes eficazes e abertos à mudança.

2. Eles se concentram no desenvolvimento dos outros

Esta qualidade de liderança se baseia nos princípios da teoria da liderança situacional, que sugere que líderes eficazes se adaptam ao fato de um indivíduo ou grupo estar pronto, disposto e capaz de tomar medidas específicas. Delegar, treinar e orientar são tarefas importantes para a liderança situacional.

3. Eles incentivam o pensamento estratégico, a inovação e a ação

Os líderes devem considerar fatores organizacionais internos, tais como roteiros de produtos e necessidades de pessoal, bem como fatores externos, incluindo regulamentações governamentais e avanços tecnológicos, ao tomar decisões comerciais estratégicas.

4. Eles são éticos e cívicos

Líderes fortes consideram as conseqüências éticas das decisões que tomam – tanto para seus clientes quanto para suas equipes.

5. Eles praticam uma comunicação inter-cultural eficaz

Líderes respeitados são capazes de se comunicar claramente com indivíduos, unidades de negócios, a empresa inteira, e com as partes interessadas fora da organização.

Princípios da natureza para os líderes construírem os negócios do futuro

1 – Evoluir para sobreviver

A adaptação à mudança pode permitir não apenas a sobrevivência, mas levar ao crescimento.

Em um contexto empresarial, uma adaptação pode estar aumentando o pool de talentos do qual trazemos novos pontos fortes, comportamentos e habilidades para a organização. Também inclui reavaliar nossa abordagem de neurodiversidade, inclusão e representação de comunidades minoritárias de todas as origens.

2 – Princípios simples para resultados complexos

Em um mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), as empresas que insistem em restabelecer um processo complexo para navegar na mudança são freqüentemente incapazes de se antecipar à curva dessa mudança.

Uma abordagem alternativa é estabelecer princípios mais simples de negócios, como muitas vezes visto na natureza. A murmuração das aves enquanto elas dançam através do céu em ondas e lances é baseada em três regras simples: aves próximas se afastam mais, aves alinham sua direção e velocidade, e aves mais distantes se aproximam.

Esta abordagem de “princípios simples” permite agilidade ao discutir horas de trabalho variáveis, equilíbrio casa-trabalho e expectativas de tempo de resposta.

3 – Eficiência de recursos e prática sustentável

“Na natureza, qualquer organismo que vence contra seu ambiente, destrói-se a si mesmo”.

E nosso bem-estar mental é um recurso que não é projetado para se esgotar até a exaustão. A relação simbiótica, de um assegurar o crescimento do outro, é a chave para a sobrevivência; investir e não despojar.

Curiosamente, um relatório recente da McKinsey sugere que os funcionários querem mais certeza sobre os acordos de trabalho pós-pandêmicos – mesmo que você ainda não saiba o que dizer a eles.

4 – Colaboração

As espécies colaboram como comunidades, para alcançar objetivos comuns. Se um cupim carregando um grão de terra, por exemplo, encontrar uma pilha de terra deixada por outros cupins, ele deixará cair seu grão sobre a pilha. Isto estimula outros trabalhadores a fazer o mesmo e, com o tempo, a pequena pilha de solo se transforma em grandes pilares.

Posts Recentes

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais

Concurso TJ-SP 2024 tem 572 vagas para escrevente técnico judiciário

TJ-SP abre concurso para escrevente técnico judiciário com 572 vagas. Inscrições vão de 3 de junho a 12 de julho… Leia Mais

WhatsApp no escritório: entenda os riscos e soluções

Utilizar o WhatsApp para comunicação entre funcionários pode parecer conveniente, mas traz riscos significativos à segurança e à eficiência organizacional.… Leia Mais

Ford busca mulheres talentosas para programa de estágio 2024

A Ford anuncia seu Programa de Estágio Afirmativo 2024, focado em acelerar o desenvolvimento de mulheres em diversas áreas da… Leia Mais

GTFoods contrata: 100 vagas disponíveis para início imediato em Maringá

Mega fábrica em Maringá oferece 100 oportunidades de emprego para quem quer começar a trabalhar agora. A GTFoods, uma das… Leia Mais

O que Elon Musk prevê para o mercado de trabalho com a IA

Elon Musk prevê um futuro sombrio onde os empregos serão opcionais, graças à inteligência artificial. O avanço das tecnologias de… Leia Mais