O processo seletivo é um recrutamento dos candidatos à vaga de emprego oferecida e divulgada por uma empresa ao qual a 1° etapa é analisar os currículos dos candidatos e fazer uma seleção desses candidatos que contém todas as características necessárias para passar para a 2° etapa, a qual a seleção será mais rigorosa. Cada empresa escolhe os melhores candidatos e possuem diversas formas de fazer o processo seletivo para recrutar apenas os melhores.

O candidato à vaga de emprego tem que está preparado para o processo seletivo e para isso deve obter várias informações sobre a empresa, deve estar atento as principais noticias do mercado, também deve saber se posicionar nas entrevistas e dinâmicas de grupos e precisa saber expor com sinceridade e de forma tranquila as experiências adquiridas, como também as qualidades sem exagerar.

Certos detalhes fazem a diferença no processo seletivo como, ser pontual, está bem vestido sem exageros, demonstrar serenidade na postura com gestos suaves e voz calma, sem ansiedade. Cuidado com as criticas aos antigos empregos, fale de forma ética.

Faça de cada processo seletivo uma experiência, avaliando e melhorando o desempenho para cada etapa.

Por Mariana da Silva


O modo de se vestir, de se comportar, abordar temas, tudo isso e muito mais, são fatores preponderantes para uma boa entrevista de trabalho. Nem todas as pessoas já sabem como se portar diante destes assuntos.

Pois bem, o Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo, está recebendo inscrições dos interessados em participar das suas oficinas sobre comportamento em entrevistas de emprego. Os alunos terão aulas de marketing pessoal, identificação do perfil profissional, orientação e planejamento de carreira, economia doméstica e empreendedorismo.

Para ser um dos participantes desses cursos você deverá apresentar mais 16 anos de idade. As orientações irão acontecer nas unidades do centro na Lapa, Interlagos, Luz, Jabaquara, Casa Verde, Penha e Itaim Paulista. Para efetuar o seu cadastramento, vá até uma das unidades citadas do centro, munido de RG, carteira profissional e CPF.

Para verificar os endereços do Centro de Apoio ao Trabalho, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.

Não perca essa boa oportunidade. 

Por Oscar Ariel


Desde o seu surgimento a internet vem aumentando seu número de usuários e facilitando a vida de muitas pessoas. No caso de quem está desempregado ajuda na busca de um novo emprego, pois é possível se cadastrar virtualmente em agências de empregos e enviar currículos por e-mail.

Neste caso é preciso alguns cuidados antes de enviá-lo, pois um documento mal feito pode prejudicá-lo ao invés de auxiliá-lo no processo de seleção. Representantes de empresas que divulgam vagas pela internet advertem que recebem centenas de currículos após o anúncio de vagas, por isso recomendam que os documentos devam ser simples (no máximo duas páginas) e de preferência no corpo do e-mail.

Outro erro bem comum que os selecionadores encontram são currículos enviados por e-mail sem nenhuma mensagem, ou objetivo profissional que cada candidato tem. Esse equívoco pode levar o selecionador a acreditar que o candidato está sem foco, enviando e-mails para todos os lugares.

Portanto muito cuidado ao elaborar o corpo do e-mail. Uma dica é elaborar uma breve mensagem antes do currículo como uma apresentação de uma ou duas linhas onde o candidato deve informar qual vaga deseja se candidatar.

Por Selma Isis





CONTINUE NAVEGANDO: