Calendário de pagamento do FGTS para Contas Inativas

  

Atualização: segundo o governo, o saque se iniciará no dia 10 de março de 2017, e se estenderá até o mês de junho. O cronograma definitivo é este abaixo:

  • Saques em Março: nascidos em janeiro e fevereiro
  • Saques em Abril: nascidos em março, abril e maio
  • Saques em Maio: nascidos em junho, julho e agosto
  • Os demais sacam em junho

Governo deve divulgar datas para saque do FGTS de Contas Inativas até fevereiro de 2017.

O ano de 2017 acabou de começar e já tem muita gente de olho no Calendário do FGTS inativo. Isso porque no final do ano de 2016, Michel Temer, presidente da República, fez um pronunciamento oficial pelo qual liberou que os saldos inativos de contas do Fundo Garantidor por Tempo de Serviço, em 2017 possam ser sacados.

Diante desse pronunciamento muitas dúvidas começaram a surgir em relação ao que é o FGTS Inativo. Pois bem, é bastante comum que o trabalhador durante sua vida, passe por vários empregos e durante o período em que esteja empregado, é aberta na Caixa Econômica Federal uma conta cujo seu empregador faz mensalmente depósitos que lhe assegurem os seus direitos trabalhistas em caso de rescisão de contrato. E isso ocorre muitas vezes, chegando ao ponto de após alguns anos existirem muitas contas em nome desse trabalhador, porém, inativas. Essas contas as vezes ficam com saldos muito baixos, mais com o passar dos anos e somados os valores de todas as contas, a soma pode ser um valor relevante, que sempre foi repassado ao trabalhador, quando ele se aposenta, realiza a compra da casa própria, fica gravemente enfermo ou passa por um longo período de desemprego.

Contudo, diante dos problemas econômicos que existem no Brasil atualmente, o governo federal na intenção de ajudar aos trabalhadores brasileiros liberou o pagamento do FGTS inativo a partir de 2017.

Dessa forma, as pessoas que já trabalharam com carteira assinada até 31 do mês de dezembro de 2015, possuem esse direito.

De acordo com a Caixa, que é a responsável pelo Fundo Garantidor por Tempo de Serviço, os pagamentos começarão a partir do mês 2, fevereiro. Mesmo mês em que será divulgado a tabela ou calendário com as datas dos vencimentos.




Ao que tudo indica o pagamento dos valores referentes ao FGTS de contas inativas acontecerá baseado em um calendário que leva em consideração a data de nascimento do detentor do benefício.

O calendário de pagamento do FGTS de contas inativas será divulgado no mês de fevereiro, mesmo mês que os pagamentos começam a ser feitos.

A Caixa Econômica Federal divulgará esse calendário, com as datas de todos os pagamentos de 2017.

Sirlene Montes

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



27 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Antônio Bezerra Martins · Editar

    gosoaria de saber se meu esposo terá algum direito ele trabalhou de carteira assinada em 2013

  2. Eu trabalhei em duas empresas de qual das duas eu pedi as contas….ou seja nao recebi meu fgts gostaria de saber se tenho direito a sacar meu fgts dessas que estão falando de contas inativas….já fazem dois anos e uns 3 meses que se passaram…..por favor me tire essa dúvida……desde já obrigado pela atenção

  3. Meu pai deixou de sacar o FGTS em 1982 e quando foi na caixa esses dias não dava pra ver nada … A respeito…Até quantos anos antes de 2015 podemos receber? Tipo quem tem FGTS ativo se 1988 pode receber?

  4. Maiko alves Santana · Editar

    Presiso muito desse dinheiro. Porque eu tenho. Criança pra cuida Jesus ajuda este povo. Muita gente prescisa como eu.

  5. LUCIANA GONCALVES TEIXEIRA · Editar

    Tá virando sacanagem esse governo enrolado, pra eles tudo acontecem rápido, em se tratando de benefício , mas pra nós q precisa desse FGTS para resolver logo os nossos problemas, ficam jogando com a gente, daqui a pouco ninguém receberá nada pois o governo usou nosso dinheiro pra outras coisas, enfim, estou revoltada

  6. Ate hoje????? Libera logo essa desgraça, pra todo mundo sacar com o cartao cidadao! Fala que vai liberar em fevereiro mas começa a sacar em março.. Libera logo porra. So fica no mi mi mi.. Vamos ser mais Raiz e menos Nutela , governo!!!!

  7. Ped demissao em uma empresa em 2014, e apos assinei a carteira 2 vezes, atualment estou dezempregado. Tenho direit a sacar esse fgts inativo?

  8. Olá eu fui fazer o preenchimento pá ver o meu FGTS e dava carteira de identidade inválida eu tentei carias vezes e agr tá dando senha bloqueada Oq eu Fasso

  9. Viviani rodrigues · Editar

    Manuela. Você precisa ir a uma agência da caixa com seu rg. CPF. Carteira de trabalho e número do PIS na data que corresponde ao seu aniversário. Você consultou o calendário de recebimento do benefício?

  10. Cristiano sales dos Santos · Editar

    Tenho uma ação trabalhista contra a última empresa que trabalhei, meu advogado está cobrando a liberação do FGTS.
    Neste caso que o governo liberou FGTS inativo eu tenho que pagar uma porcentagem ao meu advogado sendo que foi o governo liberou????
    E minha audiência é antes que o mês que retiro o FGTS inativo.

  11. Sandro Santino do Nascimento · Editar

    Sou de julho mais eu tenho uma conta poupança na caixa e também tenho o cartão cidadão eu posso receber agora no dia 10 de Março.

  12. Meu patrão q assinava a minha carteira foi a obitoá um ano e trez meses, minha patroa passou a pagar os engargos em nome dela , nao foi dado baixa em minha carteira nada mudou , tenho direito em sacar o fundo de garantia q ficou depositado em nome do meu falecido patrao ???

  13. Explique essa merda direito coloquem tudo por ordem poucas explicaçãoe mais ação ou seja falem menos é publiquem mais claro,cambada parem de enrolar,quem tem pouco acesso as redes sociais, quem muito enrolado e por que não sabe nada ou quer roubar fica com a segunda hipótese .

Post Comment