A língua espanhola está cada vez mais ganhando notoriedade no mercado de trabalho. Isso se deve ao fato da criação do MERCOSUL e dos acirrados processos de globalização.

Para empresas que trabalham com clientes na América Latina ou para pessoas que trabalham em empresas latino-americanas, o conhecimento de espanhol é indispensável já que nos países dessa região o inglês não é tão falado.

Existem empresas onde a língua é requerida em alguns setores estratégicos e cursos de língua espanhola são ofertados à maioria dos funcionários. Além disso, na Europa o Espanhol também está ganhando importância, qualquer guia turístico já sabe falar espanhol além de inglês.

No Brasil muitos cursos universitários como Direito, Economia, Medicina, Engenharia e Educação Física tem exigido conhecimentos nessa língua, pois existe muita bibliografia espanhola nestas áreas.

Por Karin Földes


O Banco Santander está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas de La Rioja, para o ensino da língua espanhola. O curso tem a duração de três meses e os interessados devem fazer as inscrições até a próxima sexta-feira, dia 09 de abril, no site da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, acessando aqui).

Os candidatos devem ser estudantes de cursos de graduação ou de pós-graduação. Serão oferecidas apenas sete bolsas (no valor de dois mil euros). Os aprovados, além da ajuda de custo, terão direito a seguro-saúde e alojamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 83. 3216.7156 ou através dos e-mails: [email protected] e [email protected].

Por: Alexandre de Souza Acioli


Engana-se quem pensa que ainda há muito tempo para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Estamos às vésperas de 2 eventos esportivos de grande vulto. Pensando nisso, governos federal e estadual investem pesado na qualificação profissional.

Além da infra estrutura e captação de recursos, em longo prazo, o que se pretende é preparar a população para atender a demanda de cargos que se criarão, especialmente na área de prestação de serviços e turismo.

Para atender essa tendência, O Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Roberto Marinho, lançou o programa”Olá Turista”. Iniciativa que pretende oferecer, a profissionais que atendam o turista estrangeiro, cursos de línguas gratuitos.

Podem participar profissionais de turismo das cidades do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Búziom Paraty, Petrópolis e Angra dos Reis, Bahia (Salvador, Porto Seguro, Lençóis, Maraú, e Mata de São João), Amazonas (Manaus, Parintins e Barcelos), São Paulo (capital), Ceará (Fortaleza) e Pernambuco (Recife e Olinda).

Ao todo são 80 mil vagas em cursos gratuitos de inglês e espanhol. Para participar basta ser vinculado a alguma associação de classe, sindicato ou cooperativa, que estejam cadastradas no projeto.

As aulas estão disponibilizadas na versão on line, com certificado ao término que depende da disponibilidade de tempo do trabalhador.

O Prazo de inscrições para o Programa Olá Turista foi prorrogado até o dia 31 de março de 2010.

Para obtrer mais informações e efetuar a inscrição acesse www.olaturista.org.br.


O projeto “Olá, Turista!”, que oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos, está com as inscrições prorrogadas até 31 de março.

A iniciativa é resultado da união entre o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, e busca capacitar os profissionais que atendem diretamente os turistas, como taxistas, recepcionistas, garçons, mensageiros e outros.

São oferecidas 80 mil vagas para os trabalhadores que são ligados as associações, cooperativas e sindicatos cadastrados. O interessado deverá solicitar à sua organização a senha de acesso e se cadastrar no site www.olaturista.org.br.

Composto de três módulos, o curso poderá ser concluído até dezembro de 2010, e será oferecido certificado de conclusão ao término do curso. No site ainda é possível


A Escola de Idiomas Number One oferece cursos de inglês e espanhol em diversas modalidades e para diversos públicos.

Um dos pacotes interessantes é o de inglês voltado para negócios. O curso foi desenvolvido para quem precisa investir em inglês na carreira. O Business English estuda gramática, semântica, cultura, vídeos, e o mais interessante cases do mundo empresarial que te possibilita conhecer termos técnicos e vocabulário específico. A carga horária é de 80 horas passadas em dois semestres, que podem ser extensivo, 2 vezes por semana, ou intensivo, 3x por semana.

Para saber mais informações sobre o curso e fazer a sua inscrição acesse o site da Number One: http://www.numberone.com.br.


Com a Copa do Mundo em 2014 sendo sediada aqui no Brasil a demanda de aprender um segundo idioma cresce muito a cada dia.

O Instituto Cervantes está com inscrições abertas para o curso de espanhol. O início das aulas estão previstos para o dia 03 de março, com muitas opções de horários. O Instituto também está oferece o cursos de espanhol na forma tradicional ou com o curso específicos para jovens idosos, além das aulas de espanhol para negócios entre outros.

Para saber mais informações entre em contato através do telefone 31 3789-1600 ou através do endereço eletrônico [email protected]. É bom usar um desses canais porque o site além de ser em espanhol, não está com todas as informações atualizadas.





CONTINUE NAVEGANDO: