Confira aqui algumas dicas que podem ajuda-lo a passar em processos seletivos.

A conjuntura econômica atual do País não é favorável e mesmo diante deste cenário, várias empresas estão com processo seletivo em aberto para estágio e trainee. Os interessados em ingressar no mercado de trabalho devem aproveitar a oportunidade e encarar os desafios com muita determinação e força de vontade. Que tal conferir algumas dicas para tentar ter um bom resultado?

Você tem curiosidade intelectual? Os candidatos devem ter vontade de conhecer a estrutura da empresa, estudar sobre os seus valores, culturas e buscar informações para surpreender os recrutadores. Um dos principais caminhos é conferir a atuação da empresa nas redes sociais, saber o seu segmento de mercado e ler as notícias relacionadas à Companhia.

Os candidatos devem ter humildade durante a seleção, sobretudo porque ainda o ambiente é novo e desconhecido. Desta forma, o profissional deve aprender a ouvir a opinião de outras pessoas mais experientes e aproveitar a oportunidade para aprender e se desenvolver profissionalmente.

A pessoa deve ter senso crítico e aprender a se questionar e analisar de maneira inteligente as tarefas que são delegadas. Além disso, é fundamental mostrar empenho, dedicação e ambição de dar o seu melhor para tentar atingir os melhores resultados.

Você é resiliente? O profissional deve saber lidar com as frustrações e tentar enxergar coisas positivas nos resultados, mesmo que não saiam conforme o esperado. Neste caso, o ideal é tentar encontrar o erro para buscar uma solução e aprender com ele. É necessário desenvolver capacidade de adaptação porque as coisas podem mudar.

Você sabe falar de si mesmo? O autoconhecimento também é um fator importante para o sucesso. O candidato deve conhecer as suas características fortes e fracas para melhorá-las. Além disso, devem ter em mente um plano para o futuro e assim, procurar lutar para concretizá-lo, o que será um diferencial.

Gostou das dicas? O que você considera importante para ter um bom resultado no programa de trainee? Comente!

Por Babi


Veja aqui algumas dicas para se diferenciar nos processos seletivos para trainee.

A competitividade nos programas de trainee é alta, por isso, os candidatos precisam estar bem preparados para fazer a diferença e conquistar os recrutadores. Eles são avaliados por meio de análise curricular, testes online, dinâmicas de grupo, entrevista, entre outros. Como se diferenciar na seleção?

Você sabe que tipo de empresa deseja trabalhar? É necessário ter foco e saber realmente o que quer. Assim, não perca tempo em se candidatar a vagas que não tenha o seu perfil. É necessário estudar sobre a Companhia e conhecer a sua cultura e valores. Uma boa formação e boas notas podem fazer a diferença, mas não será necessariamente o fator determinante para a aprovação.

Além disso, tenha experiências diferentes durante a graduação. O interesse pelo aprendizado é muito valorizado pelas empresas, por isso, procure se dedicar a diferentes trabalhos, estágios e projetos. Não tenha medo de encarar algo novo e correr riscos. Uma bagagem recheada de vivências pode ser considerado um diferencial na seleção de trainee.

A língua inglesa é conhecida pela maioria dos candidatos a uma vaga de trainee. Que tal aprender um segundo idioma? Por exemplo, tente ficar fluente no espanhol. Isso pode fazer a diferença nas etapas do processo seletivo. Também tenha interesse em investir em cursos da sua área de qualificação ou participação em congressos.

O currículo deve ser bem escrito, mas não coloque informações falsas. Além disso, não tente parecer uma pessoa que não é. Ou seja, durante todas as fases do programa seja simplesmente você. Os recrutadores sabem quando os candidatos estão mentindo ou estão fingindo ser outra pessoa. Porém, prepare-se para a entrevista, para evitar muito nervosismo ou ansiedade em excesso.

Além destas dicas, procure fazer algumas reflexões como: este é o local que quero trabalhar? Serei feliz na empresa? O que vai acrescentar na minha carreira? Por que quero essa vaga? Boa sorte e muito sucesso. Gostou das dicas? Comente!

Por Babi


Quais são as coisas mais importantes para você ter em mente ao fazer uma entrevista de emprego? O que pode ajudar você a ter vantagem sobre os outros concorrentes ao cargo mesmo sem ter começado a entrevista? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.  

Muitas pessoas se perguntam como causar uma boa impressão no recrutador para que consigam a vaga no emprego tão desejada. Essa não é uma tarefa fácil, mas ao seguir alguns passos poderá notar que não é tão difícil quanto parece.

Princípios básicos que muitas vezes são esquecidos são primordiais para causar boa impressão, talvez quando a entrevista ainda nem começou.  

Abaixo você verá quatro dicas importantes de como você pode causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego.  

– Encontre o local com antecedência:

Se o lugar onde você realizará a entrevista for em um local que você não conhece muito bem, é necessário que investigue como poderá chegar lá e quanto tempo poderá demorar. Uma preparação antecipada com previsões irá ajudar muito para que você não perca o horário e cause uma péssima impressão ao recrutador.   Não deixe para obter essas informações minutos antes da entrevista. Lembre-se que ser organizado e chegar antes do horário marcado é fundamental.  

– Saiba o máximo que puder sobre a empresa:

Confira o site, relatórios disponíveis, opiniões de consumidores e de funcionários sobre como a empresa atua. Este tipo de conhecimento será muito útil durante a entrevista. Você pode ajustar a sua imagem de acordo com o que a empresa procura em um funcionário competente. Você fará isso com primor se estiver familiarizado com a missão e as políticas da empresa.   Evite mencionar o que outros falam da empresa. Mas fale ao recrutador sua opinião sobre a organização que deseja trabalhar.  

– Escolha uma roupa apropriada:

A boa aparência é um fator primordial para uma boa impressão. Escolha uma roupa adequada para a ocasião. Se você está indo para uma entrevista com o objetivo de ser discreto e ter uma boa aparência, vista-se bem. Não utilize boné ou qualquer acessório desnecessário que poderá denegrir sua imagem.   No geral, é indicado que vá vestido em roupas formais, de social. Esta é a melhor maneira de aparentar seriedade e mostrar para o recrutador que você está bastante interessado na vaga.  

– Mantenha o contato visual durante a entrevista:

Isso é absolutamente vital. Se você tem alguma coisa para demonstrar, poderá fazer isso com mais intensidade por olhar nos olhos do recrutador. Se você não olhar para ele, poderá parecer muito tímido ou o entrevistador poderá achar que tem algo estranho em você. Se aparentar estar muito nervoso, o entrevistador pode tirar conclusões erradas sobre suas habilidades para exercer a função do cargo em questão.  

Seguir as dicas acima certamente aumentará sua chance de ser bem visto durante a entrevista de emprego. Aprimore-se sempre para obter melhores resultados em suas entrevistas.

Por William Nascimento


A 12ª Região Militar do Exército está com as inscrições abertas para a seleção de diversas vagas de emprego temporário.

As chances oferecidas são para vários cargos. Entre eles estão: Técnico Agrícola, Ajudante de Eletricista, Psicólogo, Analista de Sistemas, Motorista, Técnico Projetista, Operador de Motoniveladora, Administrador de Empresas, entre outros.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 31 de outubro de 2012, por meio do cadastro dos interessados no site www.12rm.eb.mil.br, sendo que a participação será confirmada apenas com o pagamento da taxa no valor de R$ 30,00.

Para participar deste processo seletivo é necessário que os candidatos atendam aos seguintes requisitos:

– Ter idade mínima de 18 anos;

– Possuir nível fundamental, médio, técnico ou superior completo de acordo com o cargo desejado;

– Altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens;

– Apresentar bons antecedentes;

– Possuir idoneidade moral.

A seleção contará com as fases de análise dos currículos registrados, provas de conhecimentos específicos, avaliação de conhecimentos práticos, exames médicos e testes de capacidade física.

Os selecionados irão trabalhar em diversas cidades de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas, recebendo remunerações em valores adequados aos oferecidos em geral no mercado de trabalho para estas funções, além de diversos benefícios, como: vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida, assistência a saúde, previdência privada, plano de carreira entre outros.

Por Ana Camila Neves Morais


A Unimed é uma das maiores empresas da área de saúde no Brasil. Sendo assim, está sempre em busca de novos profissionais, que tenham capacidade para atuar nas unidades da companhia com eficiência e comprometimento.

Desta vez, a Unimed São José dos Campos está divulgando a abertura de um processo de seleção que visa ao preenchimento de 323 vagas para Médicos Especialistas que pretendem ingressar no quadro de filiados.

As vagas estão sendo oferecidas para profissionais em até 59 especialidades da Medicina, sendo as principais delas: Anestesiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria, Medicina Urgência Adulto e Pediátrico, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Gastroenterologia Clínica, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Hematologia e Hemoterapia e Psiquiatria.

Os requisitos básicos para a candidatura compreendem graduação em Medicina, certificado de residência médica ou título de especialista e, pelo menos, 3 anos de atuação na profissão.

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até o prazo estipulado de 4 de outubro, através da internet, clicando aqui.

Vale lembrar que haverá uma taxa de recolhimento no valor de R$ 270,00.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova objetiva, no dia 21 de outubro.

Por Anne A. Matioli Dias


A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará está realizando inscrições para a seleção de 955 profissionais da área de educação física para atuarem no Programa Segundo Tempo. As vagas vão ser divididas em 23 coordenadores setoriais, 466 professores e 466 monitores.

As inscrições estarão sendo feitas até o dia 31 de janeiro, prazo que poderá ser prorrogado, pelo site da SESPORTE. Serão aplicadas provas online entre 1º e 6 de fevereiro deste ano, das 8h e às 22h,  além de uma entrevista e uma prova de títulos que estarão sendo feitas entre 7 e 29 de fevereiro de 2012. O resultado será divulgado no dia 5 de março de 2012.

Para o cargo de coordenador setorial, a carga horária é de 40 horas semanais com uma bolsa de R$ 1.800. Para professor, são 20h e remuneração de R$ 900. E para monitor, são 20h por semana com uma bolsa no valor de R$ 450.

O Programa Segundo Tempo é do Ministério dos Esportes e tem como objetivo, proporcionar incentivo a prática de esportes entre jovens e adolescentes e democratizar a cultura esportiva.

Mais informações no edital.

Por Manoel da Costa Jr


Um assunto polêmico e que gera diversas dúvidas na população é o “nome sujo”, será que ele pode atrapalhar ou influenciar de forma negativa a vida de um candidato a uma oportunidade de trabalho?

De acordo com especialistas no assunto, toda pessoa que por algum motivo tem o seu nome citado em cadastros de inadimplentes não pode de forma alguma impedir o individuo de assumir uma vaga, principalmente as de concursos públicos.

Mas vale ressaltar que, se a restrição estiver especificada no edital do concurso vale procurar a instituição ou até mesmo a Justiça para esclarecer e garantir o seu direito de participação.

Em casos onde houver impedimento ou que gere uma situação de embaraço para o candidato, ele deve procurar imediatamente a comissão do concurso e se possível acionar um advogado para a situação seja resolvida.

Já durante uma entrevista de emprego o melhor é não esconder o problema caso seja questionado a respeito, explique calmamente a situação e se for o caso, diga que pretender sanar a divida e resolver sua situação com o órgão credor assim que possível.

Certas situações são mais comuns do que se imagina, o importante é sempre manter a calma e procurar os seus direitos.

Por Milena Evelyn


A Prefeitura de Londrina (PR) já está recebendo inscrições para um teste seletivo cujo intuito é preencher 15 vagas, todas elas para o cargo de conselheiro tutelar, que se encontram abertas na Secretaria de Gestão pública da cidade paranaense.

Podem concorrer a uma das vagas pessoas que morem em Londrina há pelo menos um ano, tenham mais de 21 anos e possuam experiência na área. O salário é de R$ 2,1 mil.

O período de inscrições vai até o dia 14 de março. Candidatos devem se inscrever no site da Prefeitura de Londrina e pagar uma taxa de R$ 40.

No dia 3 de abril, todos os inscritos farão prova objetiva. Os participantes ainda passarão por avaliação psicológica e de títulos.

Após as três etapas de seleção, quem obtiver as maiores notas será candidato a uma eleição onde os mais votados serão efetivados no cargo. Mais informações no EDITAL.

Londrina é uma das maiores cidades do estado do Paraná, com uma população de mais de 500 mil habitantes.

Por Thiago Martins 


Está acontecendo um processo seletivo que tem o intuito de contratar cinco novos pesquisadores para que os mesmo atuem no Projeto Torm 15, que consiste na construção de um aparelho de tomografia magnética digital.

A seleção é feita pelo CIERMag – Centro de Imagens e Espectroscopia In Vivo por Ressonância Magnética do IFSC – Instituto de Física de São Carlos, que faz parte da USP – Universidade de São Paulo. O nome provisório do projeto é Goiano.

Os candidatos devem ter profundos conhecimentos em linguagens de programação HDL. Os aprovados receberão bolsas auxílios, com valores variando entre R$ 1 mil e R$ 4 mil, durante toda a duração do projeto, que acontece na cidade de São Carlos, que fica no interior de São Paulo e é conhecido devido a grande quantidade de instituições acadêmicas.

Quem tem o perfil desejado pelo IFSC e pretende concorrer a uma das vagas deve enviar seus currículos para o e-mail: [email protected]. Conheça o CIERMag.

Por Thiago Martins





CONTINUE NAVEGANDO: