Se você foi selecionado para participar de uma Dinâmica de Grupo, parabéns! Mas você sabe como deve agir para cativar a atenção de quem recruta? Como ter um bom desempenho? Fique atento às dicas a seguir.

Primeiramente, a sua roupa deve ser discreta e confortável, não apenas para ter uma boa apresentação, mas também porque algumas dinâmicas envolvem movimentação. Outra dica importante: Não pense que as atividades são meras brincadeiras e joguinhos sem sentido, ao contrário, é uma estratégia para avaliar o comportamento dos candidatos.

O que os profissionais observarão em você é o seu perfil e se ele é adequado para assumir aquela vaga em aberto. Você deve mostrar a sua postura profissional. Desse modo, evite: gírias, prejudicar seus concorrentes durante a realização das atividades em grupo, exagerar para obter destaque, não participar, demonstrar timidez e mentir.

Embora cada cargo exija determinadas habilidades, existem algumas mais visadas: capacidade para trabalhar sob pressão, tomar iniciativa, saber trabalhar em equipe, liderança e boa comunicação. Boa Sorte!

Por Melisse V.


Muitas organizações buscam conhecer a fundo o perfil do profissional antes de contratá-lo. É o caso de empresas que buscam inovações, agradável ambiente de trabalho e satisfação dos colaboradores, como o Google.

Além do que está no currículo, outras atividades informais ou cursos que não foram relatados, falam sobre você. Por isso algumas empresas perguntam na hora da entrevista que outras experiências possui ou o que faz no seu tempo livre. Um executivo do Google em 2008 foi destaque para uma vaga após dizer que havia feito um curso de palhaço e apresentações para crianças carentes.

Algumas empresas apostam na informalidade, outras aplicam dinâmicas para conhecer as respostas do candidato. Em certa seleção, todos faziam com desenvoltura as dinâmicas que lhes eram aplicadas, uma delas era encher o maior número de bexigas. Um dos candidatos que estava desempregado há nove meses levantou-se e, não se submetendo ao teste, foi embora. Na mesma semana ele recebeu o contato da empresa a qual se candidatara e ficou surpreso ao ouvir que ele era o perfil procurado para a vaga.

Por: Zilmara Filisbelo


Um grande terror para os candidatos são as famosas dinâmicas de grupo, onde psicólogos avaliam o desempenho e a desenvoltura dos candidatos.

Infelizmente algumas dinâmicas não conseguem desenvolver o potencial de alguns candidatos, que são eliminados nesta fase.

Um ponto a ser avaliado é em situações que a primeiro momento seriam constrangedoras, mas não ligue para isso, é melhor se constranger diante do grupo do que perder a tão esperada vaga.

As dinâmicas são montadas a fim de relaxar, descontrair, demonstrar características pessoais e mostrar qualidades e defeitos, que dependendo da dinâmica fica mais fácil avaliar estes pontos.

Por José Alberi Fortes Junior.


A Crowe Horwath International é uma multinacional que atua em 102 países e é uma das dez maiores empresas de auditoria independente do mundo.

A empresa está com inscrições abertas para o seu programa de trainee, e está recrutando recém-formados ou estudantes do último ano em administração, economia e ciências contábeis.

Além da bolsa-auxílio a empresa oferece vale-refeição, seguro de vida, assistência médica e odontológica e adicional de custeio da faculdade. O processo seletivo terá avaliação de currículos, entrevistas e dinâmica de grupo.

As inscrições vão até o dia 30 de setembro, os interessados devem mandar o currículo para o email [email protected].


Cada etapa para a classificação e conquista da vaga desejada é muito importante, por isso é indispensável cada uma dessas partes sejam levadas a serio e com a maior veracidade de informações sem dispensar ou menosprezar nenhuma delas.

Do envio do currículo à entrega da documentação, o candidato deve ser claro, objetivo e breve, sempre mostrando o seu melhor e o seu diferencial.

Além da qualificação a apresentação pessoal também é fundamental, portanto para iniciar essa procura é preciso pensar e levar com seriedade o começo ao fim desse desafio.


Estudantes do curso de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Engenharia, Economia, Estatística, Marketing, Matemática, Publicidade e Propaganda, e Negócios de Moda, agora podem ter uma grande oportunidade na rede de lojas varejistas de moda Riachuelo.

As vagas são para trainees, e é necessário ter inglês fluente e disponibilidade para morar em qualquer outra cidade do país.

O programa, que tem duração de 10 a 12 meses e começa em 2010, vai oferecer duas possibilidades de contratação definitiva para os cargos de gerente de loja e gerente de produto.

Além da análise de currículo, o processo seletivo será composto de testes on-line, dinâmicas de grupo, painel de competências com gestores e entrevista final com a diretoria da empresa.

As inscrições podem ser feitas através do site www.riachuelo.com.br, até o dia 7 de setembro.


Muitas empresas escolhem os futuros funcionários através dos processos seletivos presenciais, aqueles que geralmente têm uma entrevista coletiva, depois provas de português e conhecimentos gerais, e, finalmente, a famosa dinâmica de grupo, que comumente antecede a entrevista pessoal, que vai decidir o escolhido.

Todas as etapas de um processo seletivo são de extrema importância para garantir a vaga pleiteada. Porém, se destacar em uma dinâmica de grupo é fundamental para que o futuro emprego seja seu. Sabe por quê? Exatamente pelo fato de ser a primeira impressão passada para o futuro empregador de como você se relaciona em um ambiente coletivo.

Assim, é importante você estar bem preparado para poder causar uma boa imagem. Primeiro, espere o momento de falar na hora certa, além disso, não interrompa o discurso de ninguém. Procure ser participativo e mantenha uma postura de liderança na equipe, porém, sempre respeitando a opinião do colega.


Pontualidade. Esse é o lema que todos os funcionários de todas as empresas do país deveriam ter em suas vidas. Mas não é o que acontece no Brasil.

O almoço que está marcado para as 12h, já é estrategicamente estipulado esse horário para que as pessoas comecem a chegar a partir das 13h. Porém, quando se trata de emprego essa funcionalidade é drasticamente modificada. Ser um diferencial dentro de uma empresa brasileira é ser pontual.

Nos primeiros contatos com o empregador, ou seja, na entrevista pessoal, sempre chegue 15 minutos antes do horário devido, ao contrário do imaginário 15 minutos de tolerância tão divulgados pelos conterrâneos “brasucas”. A pontualidade é um marco importante de um funcionário e que é difícil de ser encontrado nas organizações empresarias atuais.

Portanto, se você almeja ser bem visto no seu emprego, ou se ainda não o tem, pretende se destacar nas entrevistas pessoais e dinâmicas de grupo chegue sempre com antecedências para realizar suas atividades.

Dica: mantenha seu relógio adiantado em 15 minutos. Apesar de você saber a hora exata, vai se policiar no momento em que estiver se arrumando para um compromisso, seja ele de trabalho ou pessoal.


Partindo desse pressuposto, pode-se concluir que ao se apresentar a alguém é preciso causar uma boa impressão. A famosa “primeira impressão” à qual o texto se refere, é fundamental em uma entrevista de trabalho. Saber se vestir, dosar a maquiagem ou manter o rosto sempre ‘seco’ (principalmente para os homens), torna-se fator preponderante no momento do primeiro contato com o empregador.

Não só o corpo fala como também as roupas falam. E é sobre isso que muitos candidatos devem estar atentos no momento de uma seleção ou dinâmica de grupo. Nunca use roupas desconfortáveis ou que vão causar certo constrangimento para você ou para o empregador. Cuidado ao usar maquiagem. Tons leves e neutros sempre caem bem a qualquer momento. Já para os homens, mantenha sempre o rosto devidamente limpo e seco.

Salto muito alto nunca é adequado para uma seleção. O risco de “cair das tamancas” em plena dinâmica de grupo pode lhe custar a sua vaga na empresa.

Para ambos os sexos, roupas leves e alinhadas, sapatos e bolsas em harmonia com toda a vestimenta, é fundamental para causar uma boa impressão.

Lembre-se: quando se trata de trabalho, a primeira impressão é a que fica sim!





CONTINUE NAVEGANDO: