FGV oferece Cursos Online Gratuitos. Confira mais informações sobre cada um deles.

Você que está procurando um curso de aperfeiçoamento em uma boa instituição, mas não tem tantas condições financeiras para tal, pode ser beneficiado por um dos Cursos da Fundação Getúlio Vargas, que oferece diversos cursos gratuitos em áreas variadas.

A FGV é a primeira instituição brasileira a se filiar a Open Course Ware Consortium, que engloba instituições em diversos países, oferecendo materiais e conteúdos gratuitos pela internet. A FGV é membro desse grupo desde julho de 2008 e no ano de 2011 venceu a edição pioneira da OCW People's Choice Awards, uma premiação que homenageia as melhores iniciativas dentre as instituições participantes do programa. A FGV ganhou o prêmio na categoria de programas de vanguarda e inovadores.

Na página da FGV na internet (www.fgv.br) há uma lista com os principais cursos oferecidos pela fundação. Conheça algumas opções abaixo:

Área de Finanças Pessoais:

  • Como Organizar o Orçamento Familiar: Com uma carga horária de 12 horas, o curso transmite as principais informações para quem deseja planejar e organizar melhor sua vida financeira.
  • Como Fazer Investimentos – Básico: O curso apresenta as ferramentas necessárias e conhecimentos iniciais para quem deseja começar a investir. Curso com duração de 12 horas.
  • Como Planejar a Aposentadoria: Curso com 10 horas de duração e que apresenta estratégias para o final da carreira profissional e uma velhice tranquila.
  • Como Gastar Conscientemente: O curso mostra formas de Gastar Corretamente, além de uma estratégia através de perguntas como: "Eu preciso ou eu quero isto?", "Compras à vista ou a crédito?" e "O consumo me traz felicidade?". Duração total de 8 horas.

Área de Sustentabilidade:

  • Dia a Dia – Orientações para o Cidadão: Apresenta o ciclo de vida dos produtos e ajuda o aluno a consumir conscientemente. Duração de 12 horas.
  • Um valor para Nova Geração – Orientações para o Professor de Ensino Fundamental: Com um total de 15 horas, o curso apoia os professores, dando-lhes ferramentas para a transmissão desses conteúdos para os alunos.

Aplicada aos Negócios:

  • Orientações para Gestores: Apresenta uma reflexão sobre os hábitos e atitudes que podem ser mudados e as possibilidades de mudança no ambiente empresarial.
  • Cursos de Inovação, Venture Capital e Empreendedorismo: Com um total de 40 horas, o curso é voltado completamente para empreendedores mais experientes. Nenhum dos cursos tem pré-requisitos e podem ser feitos por qualquer cidadão, de acordo com a sua área de atuação.

Por Patrícia Generoso


Quer se preparar para o mercado de trabalho, mas está sem muitos recursos financeiros? Uma boa opção é usar a Internet para preencher o currículo. Muitas empresas exigem como requisito básico o conhecimento de um outro idioma e na rede há boas opções de cursos totalmente gratuitos.

O site JurisWay.com traz cursos gratuitos de inglês, língua portuguesa, entre outros, todos voltados para o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.

A instituição utiliza o método de aprendizado em casa com o uso de vídeo aulas, material de estudo em pdf e exercícios a serem resolvidos online em sistema de perguntas e respostas. Ao final, é emitido um certificado online a ser impresso pelo aluno.

O site ZapEnglish.com usa as mesmas mitologias, mas tem uma didática mais voltada para o jovem como aprendizado de expressões idiomáticas, textos e trechos de filmes, mas também é gratuito.

Por Lidianne Andrade


O Sistema Brasileiro de Aprendizagem, o SEBRAE, está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos em seu Núcleo de Educação a Distância. As aulas acontecem exclusivamente online através do portal http://ead.am.sebrae.com.br, sem pagamento de taxa.

Para participar o aluno deve se cadastrar no site da instituição. Será enviado um email com login e senha que dá acesso ao material das aulas do curso pretendido.

As aulas são pré-gravadas e exibidas pelo site, que dispõe de material de apoio para leitura. Dúvidas sobre as aulas poderão ser tiradas por email.

Os cursos são voltados para o aperfeiçoamento profissional como marketing e gerenciamento e tem duração média de 20h e emissão de certificado via correio no final das aulas.

O site dispõe ainda de palestras online, sem emissão de certificado.

Para se inscrever basta acessar o site do Sebrae, preencher o cadastro do curso desejado e aguardar contato por email. Será permitido apenas um curso por vez.

Por Lidianne Andrade


A economia em alta favorece inúmeros setores. O turístico, para citar, observa há meses bom crescimento em todos os períodos do ano, embora em determinadas épocas a demanda seja mais amena. Pequenas ou grandes agências devem estar atentas às exigências dos consumidores.

Visando capacitar agentes de viagens, a Abav e o Sebrae abriram inscrições para os cursos de Educação a Distância (EAD) do Proagência II. Os interessados devem fazer seu cadastro até 4 de março, pois as vagas são limitadas.

Os cursos oferecidos, gratuitamente, terão início no dia 21.

Para participar, o pré-requisito é ser agente de viagens, ter um computador com acesso à internet e uma hora diária para acompanhar o conteúdo programático. Vale ressaltar que apenas um profissional de cada agência pode participar.

Os cursos oferecidos são ‘Gestão de Roteiros no Turismo Receptivo’ e ‘Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas’.

Para se cadastrar o agente deve acessar o site da Abav.

Por Luiz Felipe T. Erdei


O Ibmec Online que oferece educação à distância através de cursos online está com inscrições abertas para os cursos de Balanced Scorecard, Business Law, Contabilidade Financeira e Gerencial, Custos de Controle Gerencial, Empreendedorismo, Estratégia Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas e Negociação Empresarial. Todos os cursos são de curta duração correspondendo a 8 semanas.

O Ibmec Online não exige pré-requisitos de formação acadêmica e profissional. Portanto, se você precisa se especializar em uma dessas 11 áreas se inscreva no site do Ibmec no www.ibmeconline.com.br até o dia 4 de junho de 2010 e programe o início das aulas para o dia 14 de junho de 2010.

Por Camila Porto de Camargo


A Fundação Getulio Vargas, é a única Instituição brasileira associada ao consorcio de Ensino OCWC, que permite oferecer cursos gratuitos online de curta duração, com inscrições abertas a todos, sem pré-requisito e em diversas áreas.

Confira alguns dos cursos disponíveis: Área de gestão ambiental (5h); introdução a área da metodologia (5h); Conhecimentos diversos (15h); Professores do Ensino Médio (30h), entre outros.

Essa chance você realmente não pode perder. Imagine para seu currículo profissional um curso feito na Fundação Getulio Vargas, ele com certeza ficará bem mais valorizado, sem contar que a FGV é conhecida por sua excelência em educação. Entre já no site e inscreva-se www.fgv.br.

Esses cursos são possíveis devido a associação da FGV a esse consorcio internacional. Seria muito bom se a parceria se estendesse para outros cursos, assim as pessoas que não tenham condições de pagar por um mestrado, por exemplo, teriam as mesmas oportunidades das que podem pagar.

Por Salete Dias





CONTINUE NAVEGANDO: