Senai-MG oferece vagas para seus Cursos Técnicos e de Aprendizagem Industrial. Inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de abril de 2015.

O Senai-MG abriu esta semana as inscrições para seus Cursos Técnicos e de Aprendizagem Industrial. Ao todo, estão sendo ofertadas 10.369 vagas para os Cursos de Aprendizagem Industrial e 7.092 vagas para Cursos Técnicos. Vale lembrar que os Cursos de Aprendizagem Industrial são gratuitos, enquanto os Cursos Técnicos são pagos.

Entre os Cursos de Aprendizagem Industrial oferecidos pelo Senai-MG estão: Instalação Elétrica Industrial, Eletromecânica, Manutenção Mecânica de Automóveis, Manuntenção Mecânica Industrial, Almoxarifado de Obras, Alvenaria e Acabamento, Confecção de Bolsas e Moda, Confecção e Moda, Confeitaria, Eletricidade de Automóveis, Eletroeletrônica, Impressão Flexográfica, Impressão Serigráfica, Instalação e Reparação de Rede de Computadores, Instalação Elétrica Predial, Manutenção Civil, Mecânica de Motocicletas, Mecânica de Automóveis, Panificação, Programação Java, Processos Administrativos, entre outros.

Já entre os Cursos Técnicos oferecidos estão: Técnico em Administração, Técnico em Agrimensura, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Logística, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Mecânica, Técnico em Química, Técnico em Multimídia, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outros.

Para participar dos cursos de Aprendizagem Industrial é preciso idade mínima de 14 ou 16 anos (dependendo do curso desejado) e máxima de 24 anos, além de ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Já para os Cursos Técnicos é preciso estar cursando o ensino médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Para se inscrever os interessados deverão acessar o site http://www.senaimg.com.br/, até o dia 30 de abril. Vale lembrar que a taxa de participação nesta seleção é de R$ 20. 

Os candidatos inscritos deverão realizar uma prova no dia 30 de maio. As provas serão compostas por 30 questões, 15 de Português e outras 15 de Matemática.

Para mais informações sobre o processo seletivo acesse o site do Senai-MG.


O Fundo Social da Solidariedade, localizado na cidade de São Caetano do Sul (SP), está oferecendo 62 cursos profissionalizantes para quem tem baixa renda e deseja alcançar novos horizontes no mercado.

Os cursos gratuitos são para as áreas de Estética, Gastronomia e Artesanato, segmentos que estão em franco desenvolvimento econômico e que pode render ótimas oportunidades de emprego.

Ainda não há uma data determinada para o encerramento das inscrições, mas o Fundo Social da Solidariedade informa que as aulas estão previstas para começarem em abril, com aulas ministradas por grandes profissionais de cada área. Para se inscrever os interessados devem levar o RG (original e cópia) e um comprovante de residência.

Apesar de não ter prazo para o fim das inscrições, é importante que a inscrição seja feita o quanto antes na sede do Fundo Social da Solidariedade, que fica na Rua Antônio Bento, 140, no Centro de São Caetano do Sul. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9:00 às 16:00.

Escolha a sua futura profissão e estude com qualidade e gratuitamente, ganhando chances para ter espaço no mercado de trabalho.

Por Michele de Oliveira


Pessoas em busca de qualificação profissional têm uma boa oportunidade na cidade de Mauá, município da Grande São Paulo, próximo ao ABC. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec) abriu 400 vagas em cursos profissionalizantes. Os inscritos terão aulas de diversas áreas gratuitamente.

As chances são para estudar sobre os setores de almoxarife, auxiliar administrativo, recepcionista, auxiliar de crédito e cobrança, promotor de vendas, auxiliar de faturamento, auxiliar de operações em logística e agente de inspeção de qualidade. As chances são destinadas a pessoas com baixa renda.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o SENAI e SENAC que darão as aulas. Os cursos têm carga horária de 160 a 180 horas, nos períodos diurno e vespertino, e a previsão de início das aulas é para a primeira quinzena de março. Os matriculados estudarão no CRAS Feital, Espaço Empreendedor e no SENAI.

Os interessados em participar das atividades, devem comparecer a sede da Secretaria de Trabalho e Renda de Mauá, situada na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, na Vila Bocaina, das 9h às 17h.  

É necessário levar documentos pessoas, como CPF, carteira de identidade e comprovante de escolaridade e, também, o NIS da Família (Número de Inscrição Social). O período de matrícula será encerrado depois que as 400 vagas forem preenchidas. 

Por Paulo Talarico


Em São Paulo, no Jardim Europa, a Colméia está oferecendo 60 vagas para o curso de bartender, que visa capacitar jovens para uma nova profissão. 

O curso terá disciplinas de desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao trabalho, além de aulas de coquetelaria nacional e internacional, serviços de cafeteria, atendimento ao cliente, barista, entre outros.

Com carga horária de 300 horas, as aulas serão ministradas entre os meses de abril a agosto, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 ou das 13:00 às 17:30.

Todo o material de apoio e pedagógico, camiseta e lanche serão fornecidos gratuitamente e será necessário 75% de frequência no curso para receber o certificado de conclusão.

As inscrições devem ser feitas diretamente na sede da Instituição (R. Marina Cintra, número 97). Os interessados devem levar documento original e cópia do CPF e RG e declaração de escolaridade.

Os interessados deverão ter entre 18 a 29 anos e estar cursando ou ter concluído o nível médio em rede pública.

Lucimara B. Costa


O Programa de Educação Corporativa do Executivo Estadual, está em processo de inscrição para seus cursos de capacitação profissional, completamente gratuitos. Os cursos são voltados para servidores do Estado, ou seja, trabalhadores de órgãos públicos de Pernambuco, que desejam continuar o processo de aprendizado.

Ao todo são ofertadas 320 vagas divididas em três turmas de diferentes turnos.

Os cursos oferecidos são: Redação Oficial, Gerenciamento de Equipes, Implantação e Gestão de Ouvidoria, uso do programa Excel básico, intermediário e avançado, entre outros.

O objetivo dos cursos é ajudar os profissionais a ampliarem suas capacidades técnicas e assim desenvolver melhor suas atividades no ambiente de trabalho. A carga horária dos cursos varia entre 20h e 40h.

As inscrições devem ser realizadas através do site do Instituto de Recursos Humanos, órgão que está organizando os cursos. Não há pagamento de taxa ou material para as aulas, que começam no próximo dia 21.

Por Lidianne Andrade


Com o interesse de aumentar a qualificação, o Senai Roosevelt, da cidade de Uberlândia (MG) irá realizar um curso gratuito de XCAD 2D, que se trata de um programa com as mesmas propriedades do Autocad.

No total, a unidade do Senai em Uberlândia oferece 20 vagas para o curso,que devem ser preenchidas até o dia 18 de fevereiro.

As aulas serão realizadas aos sábados,com início no dia 19 de fevereiro,das 8h às 12h.

O programa XCAD 2D costuma ser usado para o desenvolvimento de projetos voltados para a construção civil. Após a conclusão do curso o profissional utilizará o software para desenhos bidimensionais e utilizar seus recursos para gerar e manipular projetos nessa área, que teve um crescimento significativo nos últimos anos.

Os interessados em participar do curso podem ir até a unidade do Senai Roosevelt (Rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt, Uberlândia-MG) e devem apresentar cópia da carteira de identidade e CPF, além de comprovante de endereço e de conclusão do ensino médio.  

Por Selma Isis


Os mineiros que têm interesse em trabalhar como bartender podem se inscrever para o curso profissionalizante da organização social Ramacrisna, em Belo Horizonte (MG). O curso é gratuito, com a duração de 200 horas, com direito a material didático incluso e lanche sem custo algum.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de fevereiro.

Os interessados devem ter completado o ensino médio, ou então estar cursando, no mínimo a última série, ou seja, o 3º ano.

As aulas começam dia 1º de fevereiro, e terminam no dia 14 de abril.  

Ao todo, a instituição oferece 60 vagas, divididas igualmente em duas turmas no turno da manhã (das 8h às 12h) e à tarde (das 13h às 17h).

O conteúdo programático do curso inclui aspectos teóricos e práticos fundamentais para exercer a profissão.

O curso irá ser realizado na sede da Ramacrisna na cidade Belo Horizonte (MG): R. Rio Casca, número 387.

Informações: (31) 3596-2828 ou pelo site: www.ramacrisna.org.br

Por Selma Isis


Para ajudar a preparar estudantes e universitários para o mercado de trabalho, a Associação Comercial e Industrial de Gravatá (ACIAG) está com inscrições abertas para cursos direcionados na área comercial gratuitamente.

Os cursos oferecidos são para as áreas de Administração, Segurança do Trabalho, Informática e Agente Comunitário de Saúde.

Para participar do processo seletivo basta fazer a inscrição na sede da associação de acordo com o numero de vagas de cada curso, localizada na Praça Dez, 20, 1º andar, no centro de Gravatá, cidade do agreste pernambucano.

As aulas também acontecem na instituição, por meio de transmissão via satélite, semanalmente, com avaliações periódicas para apreensão do conhecimento.

Por Lidianne Andrade


O SENAC de São Paulo está abrindo 316 vagas o seu Curso de Capacitação Gratuito para Garçom e Cozinheiro

Os interessados devem ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo, não ser formado em nenhum curso superior, possuir renda per capita de no máximo dois salários mínimos e ter disponibilidade em tempo integral para realizar o curso.

As inscrições, acontecem até o dia 10 de fevereiro, e podem ser feitas no site www.sp.senac.br ou em qualquer unidade do SENAC São Paulo.

Por Rafaela Ometto


A Faculdade Integrada Barros Melo (Aeso) está com inscrições abertas para o curso de férias “Programação com Inteligência Artificial e Programação para Celulares”, voltado a estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação.

As aulas acontecem de 18 a 24 de janeiro, com horário diferenciado: aulas de Programação com Inteligência Artificial (das 10 às 12h) e aulas de Programação para Celulares (das 14h às 17h)

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da instituição: www.barrosmelo.edu.br. As aulas acontecem no laboratório da instituição, com material disponível para uso e visualização, também gratuitos.

Ao final do curso todos ganham certificado de participação.

Por Lidianne Andrade


Ocorre nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2011 o curso intensivo sobre Produção Cultural. As palestras vão ser gratuitas.

Promovido pelas Faculdades Monteiro Lobato, o curso vai ser realizado sempre das 19 às 22 horas, na sede da instituição, que fica na Rua dos Andradas, 1.180, bairro Centro, em Porto Alegre (RS).

O curso vai ser ministrado por seis profissionais integrantes do corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da Monteiro Lobato. Eles vão conversar sobre diversos temas relativos à área.

Inscrições e demais informações através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3287.8000. Serão entregues certificados para quem frequentar todas as palestras.

E.S.


O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferece vagas para diversos cursos profissionalizantes e de qualificação de forma gratuita para o ano de 2011.

Cada unidade oferece uma grade de cursos e número de vagas específicas, por isso, é necessário procurar as unidades mais próximas de sua residência e se informar.

A internet pode contribuir para esta busca por cursos e vagas. Acessando o site www.senai.br é possível coletar mais informações sobre os cursos gratuitos SENAI 2011.

Indicamos o endereço eletrônico do Senai de alguns estados para facilitar sua busca:

Senai de SP, Senai do PASenai de MG, Senai de GO, Senai do Amapá, Senai do Acre, Senai de MT, Senai da Bahia, Senai de Manaus, Senai do ES, Senai do Ceará.

Não fique fora dessa. Se ligue no processo seletivo e inscreva-se.

Por Lisa


A Universidade São Judas (USJT) está com inscrições abertas até o dia 12 de agosto de 2010 para a oficina gratuita com o tema “Mãos que Criam”. O objetivo deste curso segundo os organizadores é desenvolver habilidades e competências específicas da arte do artesanato, como o biscuit, mosaico, papelaria, embalagem e sabonete.

Além da inscrição no curso, é necessário que os interessados realizem uma entrevista para avaliação prévia do perfil. Inscreva-se já e marque a sua entrevista na sede da USJT na Rua Taquari, 546, Mooca (SP) ou pelo telefone (11) 2799-1922. Participe e crie diferenciais em seu negócio!

Por Camila Porto de Camargo


Criada no final de 2009 a SP Escola de Teatro está localizada no coração da cidade, na Av. Rangel Pestana, número 2401 – Brás.

Sua missão é criar uma escola de teatro acessível a todas as pessoas, incentivando o surgimento de novos artistas. Para isso a Escola oferece os Cursos Regulares, os Cursos de Difusão Cultural e o Programa Kairós.

Os Cursos Regulares tem inscrições anuais, e são oferecidas as seguintes áreas: Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. O Programa Kairós visa promover intercâmbios culturais com aprendizes e formadores de outros estados ou países.

Já os Cursos de Difusão Cultural estão com as inscrições abertas até dia 05/08/10. São oferecidos cursos de “A Criação Dramatúrgica hoje – Crítica e Construção de Poéticas Contemporâneas”, “Auto-Maquiagem de Caracterização”, “Commedia Dell'Arte: Precisão Física e Verbal”, “Coral Cênico”, “Diálogos Psicanálise – Teatro e o Campo das Artes”, “Experiência Artística, Psicanálise e Contemporaniedade – Diálogos entre Francis Bacon e Freud”, “Figurino e Teatro: Um ato Criador”, entre outros.

Os cursos são gratuitos e para se inscrever basta acessar o site da SP Escola (www.spescoladeteatro.org.br), preencher o cadastro e aguardar. A lista completa de cursos disponíveis, horários e público alvo se encontram no site

Por Fernanda Peixoto


A Biblioteca Municipal Roberto Santos oferece cursos gratuitos de roteiro e linguagem cinematográfica para o mês de agosto. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca, até o dia 09/08, de segunda a sexta das 8:00 às 17:00, e sábados das 9:00 às 16:00 – é só preencher a ficha de inscrição e elaborar uma carta de intenções, com a justificativa do seu interesse no curso.

São 20 vagas para a Oficina de Roteiro Cinematográfico, 25 vagas para a Oficina de Iniciação à Linguagem Cinematográfica e Expressão por Meio do Audiovisual e 25 vagas para Oficina de Cinema Documentário. As oficinas serão ministradas pela cineasta Thais Fujinaga e o diretor e roteirista Roney Freitas, ambos formados na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Mais informações em www.bibliotecas.sp.gov.br e na Biblioteca Pública Roberto Santos, localizada na Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul. Tel. 2273-2390.

Por Juliana Dias


A receita básica para se tornar um profissional de sucesso é amplamente conhecida: cursar uma universidade conceituada, ser um trabalhador aplicado, manter bons contatos e realizar, constantemente, cursos de especialização. Mas este roteiro não vai funcionar se os profissionais não souberem escrever o próprio currículo, que é a porta de entrada para qualquer empresa.

Apesar de parecer algo fácil, a montagem do currículo requer alguns cuidados e artimanhas que servem para valorizar as qualificações e o histórico do candidato. 

Diante disto, o NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) e o Cedep (Centro de Desenvolvimento Profissional) vão oferecer um treinamento sobre construção de currículos.

Intitulado “Seu currículo, sua imagem”, o curso será realizado no próximo dia 29, às 14, no centro de São Paulo. Para participar, é preciso se inscrever até dia 28,  no site do Cedep. Outras informações também podem ser obtidas no site do Nube.

Por Beatriz Foina


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece diversos cursos gratuitos, na modalidade à distância.

Por ser a primeira instituição a ser membro do OCWC, pode oferecer tanto os cursos, como material didático, gratuitamente pela internet.

Dividido por eixos temáticos, os cursos têm como carga horária, de 5 a 30 horas:

– Introdução em Gestão Empresarial – carga de 5h;

– Introdução em Metodologia – carga de 5h;

– Curso em conhecimento diversos – carga de 15h; e

– Curso para professores do Ensino Médio – carga de 30h.

Os cursos são bastante didáticos, e podem ser acessados a qualquer dia e hora, após a realização da inscrição.

Ao final de cada curso o aluno passa por uma avaliação, e, atingindo a nota necessária, recebe seu Certificado de Conclusão Digital, que poderá ser impresso.

Por Gegislene R. A. Dias


O Instituto de Oportunidades Social, apoiado pela empresa TOTVS abrirá a partir do dia 12 de Julho inscrições para um curso de capacitação em tecnologia da informação. Destinado à jovens de 15 à 21 anos de baixa renda, o objetivo do curso é formar especialistas no sistema ERP da TOTVS para serem encaminhados ao mercado de trabalho.

O curso tem duração de 300 horas, ou seis meses, e as aulas são de Segunda à Sexta. O aprendizado abrange além dos módulos administrativos da TOTVS como Compras, Vendas, Estoque, Financeiro), o uso do Windows XP, Office, Cálculo Matemático e Internet.

Os interessados devem ter baixa renda, e Ensino Médio completo cursado em escola pública e, óbvio, interesse em trabalhar na área.

Todos os detalhes sobre o curso podem ser obtidos aqui.

Por Maximiliano da Rosa


A Universidade Federal de Uberlândia está recebendo as inscrições para os Cursos Gratuitos de Especialização (MBA) em Gestão Pública, à distância.

As inscrições vão até o dia 28 de julho de 2010, e poderão ser realizadas através do site: www.ingresso.ufu.br. O valor da taxa é de R$ 70,00 e a avaliação escrita, para selecionar os candidatos, ocorrerá em 15 de agosto de 2010. Para se inscrever, é necessário nível superior.

Serão 1.350 vagas para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, nos seguintes Cursos:

  • Gestão Pública;

  • Gestão Pública Municipal e

  • Gestão Pública em Saúde.

Promovido pela Faculdade de Gestão e Negócios da UFU, o curso tem início das aulas previsto para outubro de 2010, e terá a duração de 18 meses. Faz-se necessário a presença em algumas aulas, nos polos distribuídos pelo Estado de Minas Gerais, e em duas cidades do Estado de São Paulo.

Por Gegislene R. A. Dias


Sem dúvida o empreededorismo é chave para o sucesso e deve ser desenvolvido desde cedo, pensando nisso a Universidade Federal do ABC (UFABC) abriu inscrições para curso gratuito de empreendedorismo. A atividade destina-se a alunos do 2º e 3º anos do ensino médio.

As inscrições vão até o dia 11 de junho. Os interessados devem acessar o site da universidade e preencher a ficha de inscrição, em seguida devem envia-la para o e-mail [email protected]. A seleção será feita no dia 12 de junho, das 14h as 17h, por meio de uma redação.

Com dez semanas de duração, o curso terá início no dia 25 de junho. As aulas serão as quintas-feiras, no horário das 14h as 16h. As aulas visam o desenvolvimento de espírito empreendedor, liderança e criatividade.

Por Mauro Tavares





CONTINUE NAVEGANDO: