O Instituto Federal Sul Rio Grandense está com as inscrições abertas para o curso de Auxiliar Administrativo, que será oferecido pelo Pronatec com a oferta de 19 vagas com disponibilidade de horário somente no turno da tarde e a carga horária de 160 horas a ser cumprida.

Os candidatos precisam ter o seguinte perfil: idade entre 16 e 59 anos no ato da inscrição; ter concluído o 1º ano do Ensino Médio; pessoas com reincidência do seguro desemprego pela terceira vez em menos de dez anos, e por isso vêm encaminhadas pelo SINE, DRT ou Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pessoas assistidas pela Bolsa-Família e encaminhadas pelo CRAS local, ou que seja aluno de escola pública a partir de 16 anos encaminhado pela Secretaria de Educação (SEDUC). 

O curso de Auxiliar Administrativo tem como objetivo formar assistentes na área administrativa para atuar em empresas, onde exercerão atividades práticas de controle de gestão financeira, organização de arquivo, revisão de documentos e outras atividades. E durante o curso, o aluno vai ter aulas de como se comportar no ambiente de trabalho, relações interpessoais, noções de atendimento, português, matemática e conhecimento especifico da área.

Com data de início para 9 de junho, o programa tem parceria com o município através do plano Municipal de Capacitação Profissional e Empresarial, o curso é totalmente gratuito. O local de inscrição é na Sala do Empreendedor, no Sine ou na Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social. Para qualquer outra informação, ligue para os números de telefone 3983-1030 ou 3983-1003.

O candidato tem direito apenas a uma vaga e deverá levar no ato da inscrição o cartão cidadão, carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e de residência.

Por Jaqueline Mendes


Pessoas com deficiência em busca de qualificação profissional têm uma boa oportunidade de cursos na cidade de São Paulo. A Associação Desportiva para Deficientes (ADD) abriu inscrições para cursos profissionalizantes voltados para a área de informática.

Podem se candidatar pessoas com mais de 16 anos de idade e que tenham deficiência (física, auditiva, intelectual ou visual moderada). 

Os selecionados participarão, durante um mês, de aulas de fundamentos de Web Design, Excel, Word, PowerPoint e Outlook. A grade é composta por atividades que dão noções básicas sobre a utilização dos programas.

No caso do Web Design, os estudantes verão aspectos como a criação de páginas da Web, HTML, páginas em Word e Publisher, design e layout, navegadores e hospedagem, hiperlinks, formulários, redes sociais, blogs, além da iniciação no uso dos programas Photoshop, Flash e Dreamweaver CS5.

Para o Pacote Office, as atividades são voltadas na utilização dos programas para o mercado de trabalho, como produção e avaliação de dados em tabelas, validação de dados, gráficos e funções, mala direta, criação de documentos comerciais e relatórios.

Os interessados devem fazer as inscrições pelo telefone (11) 5011-6133 ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível se inscrever na sede da entidade, situada na Rua das Pitombeiras, n° 296, Jabaquara.

Por Paulo Talarico


Pessoas em busca de qualificação profissional têm uma boa oportunidade na cidade de Mauá, município da Grande São Paulo, próximo ao ABC. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec) abriu 400 vagas em cursos profissionalizantes. Os inscritos terão aulas de diversas áreas gratuitamente.

As chances são para estudar sobre os setores de almoxarife, auxiliar administrativo, recepcionista, auxiliar de crédito e cobrança, promotor de vendas, auxiliar de faturamento, auxiliar de operações em logística e agente de inspeção de qualidade. As chances são destinadas a pessoas com baixa renda.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o SENAI e SENAC que darão as aulas. Os cursos têm carga horária de 160 a 180 horas, nos períodos diurno e vespertino, e a previsão de início das aulas é para a primeira quinzena de março. Os matriculados estudarão no CRAS Feital, Espaço Empreendedor e no SENAI.

Os interessados em participar das atividades, devem comparecer a sede da Secretaria de Trabalho e Renda de Mauá, situada na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, na Vila Bocaina, das 9h às 17h.  

É necessário levar documentos pessoas, como CPF, carteira de identidade e comprovante de escolaridade e, também, o NIS da Família (Número de Inscrição Social). O período de matrícula será encerrado depois que as 400 vagas forem preenchidas. 

Por Paulo Talarico


São Paulo é conhecida como a capital nacional da gastronomia. A megalópole abriga uma infinidade de restaurantes com os mais variados tipos de cozinha, de diversas nacionalidades. Pela sua diversidade, os profissionais da área devem buscar uma constante especialização para atender às exigências dos estabelecimentos cada vez mais competitivos.

Pensando nisso, a Henri’s Creperia localizada em Pinheiros, bairro da capital paulista, oferece curso profissionalizante de creperia, que acontece em uma fábrica artesanal de crepes.

Promovido pelo Chef Henri Magnée, o Curso Intensivo de Crepeiro Nível 2 dirige-se aos profissionais que já fizeram o Curso Intensivo de Crepeiro Nível 1, ou que já têm um pouco de conhecimento na manipulação de crepes e deseja um aperfeiçoamento para trabalhar em restaurantes ou abrir o próprio negócio.

Apesar de se popularizar na França, o crepe é um alimento de origem milenar. De acordo com historiadores, ele surgiu no ano de 7.000 antes de Cristo. Era uma pasta feita com diversos cereais amassados com água que eram assados em uma pedra de formato achatado e quente.

No curso, os alunos aprendem as diversas técnicas de elaboração e os tipos de recheios, entre outros. Confira no site as datas e horários do curso: www.henriscreperia.com.

Por Selma Isis


Para os interessados em aprender uma nova profissão ou ampliar seus conhecimentos sobre gastronomia, a Escola de Educação Profissional Senac Pelotas oferece vagas para o curso de padeiro/confeiteiro.

O curso contará com uma carga horária de 230 horas, e abordará diferentes técnicas no preparo de massas, pães, doces, biscoitos,coberturas e sobremesas. Com a conclusão do curso, os alunos estarão aptos a supervisionarem os serviços de confeitaria e panificação.

Os interessados em participar do curso devem ter pelo menos 16 anos completos. As matrículas poderão ser feitas na unidade do Senac de Pelotas, que fica na Rua Dom Pedro II, 901.

O curso inicia no dia 07/02/2011, e será realizado de segunda a sexta-feira, das 13:30 às 17:30.

Informações: (oxx53) 3225-8889, ou no website www.senacrs.com.br .

Por Selma Isis


O Senac de Minas Gerais está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes na área de alimentação, com início previsto para a semana de 24 a 28 de janeiro. São diversas as opções em qualificação profissional para dominar técnicas e habilidades na culinária.

Os cursos oferecidos são de saladas especiais; preparo de pães, roscas e biscoitos; culinária típica mineira e montagem e decoração de mesas de frios.

Para participar, o aluno deve ter pelo menos 16 anos e ter estudado no mínimo até a 4ª série do ensino fundamental. O investimento para cada curso é de R$250,00. Os cursos serão realizados em diversos horários durante todo o dia.

Os interessados podem se inscrever na Central de Matrículas do Senac-MG, localizada na rua Tupinambás, 1062, das 7h às 19h. Devem levar  CPF, carteira de identidade e comprovante de escolaridade. Outras informações pelo telefone 0800 724 4440 ou no site www.mg.senac.br.

Por Selma Isis





CONTINUE NAVEGANDO: