O Senac-SP está com cerca de 70 mil bolsas de estudo para suas 54 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo. São oportunidades em cursos profissionalizantes com benefícios integrais e de 50% do valor total.

Podem participar, os interessados que possuírem renda familiar de no máximo dois salários mínimos por pessoa (valor de R$ 1.244,00).

Para os cursos com 160 horas ou mais, são cerca de 57 mil chances no Programa de Aprendizagem com bolsas integrais. Para as atividades com menos de 160 horas de atividades são aproximadamente 13 mil bolsas que variam entre 50% e 100%.

Dentre os cursos com vagas estão: agente socioambiental, assistente administrativo, assistente em RH,  assistente em marketing e vendas, técnico em comércio, técnico em enfermagem, técnico em RH, técnico em administração, técnico em estética, técnico em guia de turismo, técnico em informática,  técnico em estilismo e  coordenação de moda, técnico em meio ambiente, técnico em secretariado e técnico em segurança do trabalho.

Os interessados devem se inscrever pelo site: www.sp.senac.br/bolsasdeestudo, no qual é possível conferir os documentos necessários para concorrer às oportunidades.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-883-2000.

Por Paulo Talarico


Se você busca uma nova alternativa para sua vida profissional que envolva a criatividade, que tal atuar na elaboração de bolos artísticos. Trata-se de um setor em franco crescimento em todo o país, e que costuma ter uma grande demanda de profissionais em maio, conhecido como o Mês das Noivas.

Uma boa alternativa para os moradores de Curitiba (PR) e cidades próximas, é um curso promovido pela Culinária Delícias. Composto por três módulos, os alunos aprendem a elaborar bolos pelo método Wilton/Celebrate. A cake designer e chef de cozinha, Andréa Follador, é a professora responsável pelo treinamento.

Os alunos aprenderão os principais fundamentos e técnicas de confeitagem, tingimento, decoração, massa de bolo industrial, elaboração de flores, efeitos especiais, técnicas de recheio, entre outros.

Os cursos serão realizados nos dias 16 a 20 de maio, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Local: Rua Paulo Friebe, 274- Bairro Alto- Curitiba (PR).

Mais informações no site www.andreafollador.com.br

Por Selma Isis


 A indústria Freudenberg-NOK, multinacional com uma das fábricas instalada em Diadema, Região da Grande São Paulo, abre inscrições para curso profissionalizante gratuito, que faz parte do Projeto “Aprender para Transformar”.

São 40 vagas oferecidas, sendo dez delas para filhos de funcionários da empresa e as 30 demais para jovens com idades de 16 a 20 anos. Devem ter concluído ou estarem cursando a 9ª série do ensino fundamental, e que tenham renda familiar com até quatro salários mínimos. Eles devem se inscrever nos dias 11 e 15 de abril na própria empresa que fica Avenida Piraporinha, 411, Vila Oriental, Diadema-SP.

Durante o curso, os alunos aprenderão os conteúdos relacionados às qualificações técnicas industriais, e também matérias referentes a recursos humanos, administração, marketing, gestão de negócios, entre outros. As aulas serão ministradas voluntariamente por profissionais de diversas áreas da Freudenberg-NOK.

O curso está em sua terceira turma, que já formou 80 alunos, sendo que oito deles foram contratados pela empresa, que pretende aumentar as contratações no decorrer de 2011.

Por Selma Isis


Para quem tem interesse em voltar a estudar e procura uma nova qualificação, a Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo (RS) disponibiliza cinco opções de cursos profissionalizantes gratuitos, o Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Os cursos oferecidos são para Costureiro, Técnico de Enfermagem, Modelista, Auxiliar de Administração de Pessoal e Web Design. Para os alunos interessados em participar da seleção, é preciso ter renda familiar per capita mensal inferior ao valor de dois salários mínimos federais.

Outros requisitos para o Programa são: idade dos candidatos superior a 16 anos, estarem cursando ou já terem concluído o ensino médio. Estarão disponíveis cinco vagas do para cada um dos cursos profissionalizantes oferecidos.

A Faculdade fica na Av. Sete de Setembro, 1045 – Passo Fundo-RS. Telefone: (54) 3313-4599. E-mail: [email protected].

Por Selma Isis


A empresa MMX Mineração e Metálicos que faz parte do Grupo EBX, holding que atua em diversos setores da indústria, está selecionando candidatos para 13 vagas de emprego que se encontram abertas no momento para os cargos de técnico, gerente e estagiário.

Concorrentes aos cargos de técnico devem ter concluído cursos profissionalizantes nas áreas de: mineração, mecânica, beneficiamento, controle de qualidade, laboratório e elétrica. Para gerente os candidatos devem ser formados em engenharia – elétrica, civil, mecânica e de minas. Estagiários devem estar matriculados em cursos de: administração, arquivologia, biblioteconomia, direito e ciência da informação.

Divulgar salários e benefícios não é costume da empresa, mas eles serão compatíveis com valores praticados no mercado. Para concorrer a uma das vagas você deve acessar o site da MMX e clicar no link 'Portal do Candidato' ou enviar seu currículo para o e-mail: [email protected].

As vagas são para as unidades da empresa que ficam nas cidades de Belo Horizonte e Igarapé, ambas no estado de Minas Gerais, Corumbá, no Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O Grupo EBX pertence à Eike Batista, um dos empresários mais ricos do mundo.

Por Thiago Martins


A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo está oferecendo mais de 2 mil vagas para cursos profissionalizantes na área de construção civil.

A ideia é suprir a necessidade de mão de obra urgente da Refinaria Abreu e Lima, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca.

Os cursos profissionais tem duração de 200 horas a serão oferecidos em centros profissionalizantes localizados no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Escada e Moreno.

Para se candidatar aos cursos, que são gratuitos, basta se inscrever nas unidades da Agência do Trabalho nas cidades do Cabo, Recife, Olinda e Jaboatão. Para concorrer às vagas da Refinaria Abreu e Lima a inscrições podem ser feitas também nas agencias, indicando que quer concorrer a vaga.

Por Lidianne Andrade


Continuam abertas as inscrições para o programa de capacitação profissional do Youth Career Initiative – YCI, destinado a capacitar profissionais para atuar no setor hoteleiro. Nesta edição estão sendo oferecidas 72 vagas, sendo 36 vagas para São Paulo e 36 vagas para o Rio de Janeiro.

Para participar os candidatos deverão ter idade entre 18 e 21 anos, contar com nível médio de escolaridade e renda mensal de até um salário mínimo e meio.

Os interessados deverão realizar suas inscrições até o dia 20 de fevereiro. Os candidatos deverão pegar a ficha de inscrição que está disponível no site e enviar, devidamente preenchida para o e-mail [email protected] A outra opção é enviar a ficha de inscrição pelos correios (R. Paes Leme, número 524, conjunto141, CEP 05424-904, São Paulo-SP), endereçada a Nicolle Verillo.

Outras informações, bem como a ficha de inscrição podem ser obtidas aqui.

Por Milena Leite.


Os interessados em fazer curso de “Iniciação à Docência na Educação Profissional e Tecnológica” do SENAI já podem começar a se preparar pois as inscrições já começaram. E seguem até o dia 8 de janeiro.

O curso será ministrado entre os meses de fevereiro e junho do ano que vem, pela internet, e terá uma carga horária de 160 horas no total.

Para participar, é preciso ter ensino médio completo e curso de ensino profissionalizante concluído. É também importante a experiência mínima de seis meses em uma das 24 áreas técnicas descritas no edital do concurso. Algumas delas são: Design de moda, Design gráfico, Ferramentaria, Gestão (administração), Instrumentação e controle de processo, Refrigeração, Tornearia CNC, Pedreiro, Instalações hidráulicas e gás, entre outros.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site www.senai.br/prodocente. As provas, também pela internet, estão previstas para acontece no dia 13 de janeiro.

Mas informações, segue o edital.

Por Rafaela Ometto


A Scissor Hands Hair School, uma das melhores escolas de salão de beleza de São Paulo, oferece cursos profissionalizantes na área de administração de salão, design de sobrancelhas, corte, colorimetria (técnica para medir e analisar a composição da cor), penteado e maquiagem. Utilizando modelos para aprimorar o estudo do aluno, o espaço conta também com um salão escola.

Tendo em seu corpo docente os melhores e mais renomados professores atuantes no mercado fashion hair, no instituto os alunos que se destacam e obtém bons desempenhos são indicados para trabalharem em salões especializados ou apoiados para abrirem seu próprio negócio.

Para o mês de novembro, a escola preparou uma promoção especial para novos ingressantes.  O aluno que indicar um amigo para qualquer curso oferecido, ganha um desconto de 30% nas mensalidades.

Serviço:
Scissor Hands Hair Scool

Rua Domingo de Moraes, 254 – 1º andar (próximo ao metrô Paraíso)
Telefone: 5084-0833 – www.academiash2.com.br


As inscrições estão abertas para o Programa de Aprendizagem Profissional 2011, realizado pelo CEPRO – Centro Profissionalizante Rio Branco da cidade de Cotia, que fica na região metropolitana de São Paulo.

O programa jovens que tenham mais de 14 anos de idade, estejam cursando o ensino médio no período da noite e sejam de famílias de baixa renda. As vagas são exclusivas para pessoas que residam em Cotia e no bairro de Carapicuíba, na capital paulista.

As aulas começam em janeiro de 2011. Interessados devem se inscrever na sede do CEPRO (Rodovia Raposo Tavares #7200) portando comprovante de residência e de renda de todos os familiares. As provas serão realizadas no ato da inscrição.

Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


Se você tem idade entre 16 e 28 anos e está cursando ou já concluiu o ensino médio, pode participar dos cursos profissionalizantes gratuitos que vem sendo oferecidos pelo Projeto Ampliar, em São Paulo. São 290 vagas no total.

Ao todo são 9 cursos disponíveis, sendo eles de: auxiliar de escritório, de vendas e de contabilidade, informática básica, recepcionista, empreendedorismo, assistente de cabeleireiro e manicure. Após a conclusão, os formandos serão encaminhados a empresas que tenham vagas abertas na área de atuação.

Interessados devem efetuar suas inscrições na unidade do Projeto Ampliar da capital paulista (Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2344). As aulas acontecem na capital e na cidade de São Bernardo do Campo. Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


Para você que quer crescer no mercado de trabalho, ter uma profissão ou conseguir um emprego, a Prefeitura de Belo Horizonte esta oferecendo cursos gratuitos na áreas de montagem, manutenção e configuração de computadores; manicure/pedicure; salgadeiro; depilação; eletricista instalador geral e predial, cabeleireiro básico.

O curso é gratuito e os interessados devem ter 16 anos completos e residir em Belo Horizonte, eles também receberão os benefícios do transporte e dos matériais do curso. As inscrições estão sendo realizadas nos SINES da cidade (Barreiro, Centro e Venda Nova), de segunda à sexta de 08 às 17h, é necessario apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Vá até lá e aproveite essa oportunidade!

Por Paula Ferreira


Com mais de 650 vagas para cursos profissionalizantes, o Programa Jovem Aprendiz conquista mais uma empresa de grande porte: Petrobrás. A oportunidade é restrita a jovens entre os 16 e 19 anos com renda familiar mensal de um salário mínimo. Além disso, é importante que eles sejam moradores das seguintes cidades do RJ: São Francisco de Itabapoana, Carapebus, Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Quissamã e São João da Barra.

Os cursos disponíveis são: operador de suporte técnico em tecnologia da informação, auxiliar técnico em logística, assistente administrativo, caldeiraria, mecânica de manutenção, eletricista de manutenção industrial e soldador de tubulações.

Quem se interessar, devem retirar a ficha de inscrição num dos endereços que constam nesse link: www.jcconcursos.uol.com.br. A empresa reforça que só poderão fazer os cursos os jovens que não tenham vinculo empregatício ou que já sejam matriculados em cursos técnicos ou nível superior.

Por Rafaela Ometto.


O Centro Vocacional Tecnológico de Mesquita localizado na Baixada Fluminense, recebe inscrições até o próximo dia 2 de julho para cursos de formação profissional na área de construção civil.

Aos interessados, as áreas disponíveis são: apontador de obra, bombeiro hidráulico, eletricista predial, armador de ferro, pedreiro, ladrilheiro e carpinteiro. Podem se inscrever quem tiver mais de 18 anos e o ensino fundamental completo.

Para se inscrever é necessário comparecer pessoalmente à unidade do CVT que fica na avenida Getúlio de Moura, 1.282, Edson Passos, de segunda a sexta-feira das 9h às 21 horas. É também preciso levar RG original para identificação.

Por Rafaela Ometto.


Estão abertas no Estado de São Paulo mais de dezoito mil vagas para cursos profissionalizantes, em áreas diversas, através do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

Este, procura beneficiar brasileiros desempregados, com idade entre 30 e 59 anos, que ainda não possuam ensino fundamental completo.

Através do programa, os beneficiados realizam o curso, recebem bolsa-auxílio, refeição e vale-transporte, e ainda já concluem o curso concorrendo a uma vaga de trabalho.

Os cursos têm uma carga horária média de 230 horas, onde estão inclusos conhecimentos gerais e os específicos da área pretendida.

As inscrições podem ser feitas através do site do Emprega São Paulo, ou através do comparecimento a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Por Elizabeth Preático


O que você acha de aproveitar as férias de inverno e fazer um curso gratuito? É o que a Prefeitura de Santo André, no Estado de São Paulo está oferecendo a toda comunidade interessada em fazer cursos profissionalizantes. São 165 vagas em cinco cursos: telemarketing, auxiliar de cozinha, camareira, garçon/cumin e pessoas que cuidem de idosos.  Além do curso ser gratuito, os participantes recebem ainda auxílio transporte e refeição durante as aulas.

Se você quer ser um dos 165 candidatos escolhidos, vá até o Centro Público de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda do bairro Casa Blanca munido de documentos pessoais. Aproveite essa oportunidade e integre o cadastro de mão-de-obra do centro público do município, consultado regularmente por empresas parceiras que buscam mão-de-obra imediata para o mercado de trabalho.

Fonte: G1

Por: Camila Porto de Camargo


O Instituto Votorantim realizou juntamente com a Fundação Getúlio Vargas uma pesquisa sobre o mercado profissional brasileiro, que foi divulgada na última quarta-feira, 26 de maio de 2010.

Dentre os resultados analisados, a pesquisa revelou que as pessoas que possuem cursos profissionalizantes, tem 48% mais chances de aderirem ao mercado de trabalho, conseguindo também melhores salários e melhores chances de contratação através de carteira assinada.

No mercado brasileiro, os segmentos automobilístico, de finanças, petróleo e gás são os que têm maior quantidade de trabalhadores com cursos profissionais. No fim as pessoas acabam buscando os cursos técnicos porque o mercado está cada vez mais exigente e para contratar alguém, geralmente exige-se alguma habilidade e experiência, o que muitas vezes não se consegue através de um curso de graduação mais voltado para a teoria.

Fonte: www.noticias.r7.com

Por Elizabeth Preático


Preparo é a palavra chave para os jovens que visam uma colocação no mercado de trabalho, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo firmou parceria com o SENAC para realizar o curso gratuito de formação do Programa Educação para o Trabalho.

O curso será realizado no CEU Parelheiros, Zona Sul da capital paulista, no segundo semestre deste ano. Os jovens devem ser alunos do ensino fundamental ou médio e estar na faixa etária entre 15 e 21 anos.

Para se inscrever os estudantes devem comparecer pessoalmente, de segunda a sexta, das 14h as 16h, ao CEU Parelheiros, localizado na Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros, munidos de RG, CPF e comprovante de endereço. A data limite é o dia 31 de maio de 2010.

O curso terá início no dia 20 de julho com turmas no horário das 9h as 12h e das 13h30 as 17h. A duração será de cinco meses. Para saber mais ligue (11) 5926.0509.

Por Mauro Tavares

Fonte: G1 Empregos


Infelizmente, inúmeros empresários têm proferido discursos reportando falta de capacitação da mão de obra especializada em diversos segmentos de atuação pelo Brasil. Em vista desse fator, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) da Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de 1.635 inscrições a oitos cursos gratuitos de habilitação profissional.

Integrante do projeto Jovens Paulistanos, o intento tem por fim beneficiar a população com idade superior a 16 anos. O cadastro só poderá ser feito de 10 a 20 de maio em todas as unidades da entidade, sobretudo nos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT) móveis. As aulas serão conferidas entre 24 do atual mês até 22 de junho.

As oportunidades de curso são para auxiliar de almoxarifado, auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de departamento pessoal, informática para o mercado de trabalho e operador de caixa. Além disso, segundo reporta a assessoria de imprensa da Semdet, existem vagas para organização de eventos, obviamente aos que querem ingressar na área de turismo.

Os participantes dos cursos mencionados receberão material didático, kit escolar, lanche e auxílio transporte.

Por Luiz Felipe Erdei


Mais de 50 jovens poderão aprender um novo ofício através da CPTM. A empresa abriu inscrições para alunos aprendizes em 3 cursos diferentes. O período destes cursos variam entre 12 e 24 meses.

As vagas serão distribuidas entre os cursos de formação de técnicos em sistemas eletroeletrônicos, sistemas mecânicos de transporte sobre trilhos e assistentes administrativos.

Os alunos receberão um salário mínimo durante o 1º ano e um salário mínimo e meio durante o 2° ano. Os candidatos devem ter ensino médio completo e idade entre 17 e 22 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conesul.org até o dia 10 de maio. A taxa é de R$ 12,40, e a prova será no dia 30 de maio.

Raphael Ramirez

Fonte: G1


O Brasil está em uma de suas melhores fases econômicas, e isto se reflete na qualidade de vida das pessoas. Bom estilo de vida resulta numa boa expectativa de vida: nunca se viveu tanto no país. Segundo o Ministério da Saúde, há no Brasil 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência. Todas estas condições fizeram explodir uma profissão que só cresce no país: a se cuidadores de idosos.

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, desenvolveu o Programa Nacional de Formação de Cuidadores de Idosos, que será ofertado em 36 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

No curso, que pode variar de 80 a 160 horas, os cuidadores vão aprender administração de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificuldades, entre outros.

Raphael Ramirez

Fonte:G1


Uma boa oportunidade para quem procura se especializar. O jornal Extra em parceria com a Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec-RJ), abrem amanhã as inscrições para o curso gratuito de padeiro.

Ao total, são 415 vagas distribuídas por unidades na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São Gonçalo. Os requisitos para a participação é ter concluído a 5° série do ensino fundamental e ter no mínimo 16 anos.

As vagas serão sorteadas entre os candidatos e, para se inscrever, basta ir até uma unidade Faetec nas cidades contempladas até o dia 8 de abril de 2010. Mais informações no (21) 2332-4085.

Por Camila Porto de Camargo


A Prefeitura de Santo André abriu inscrições para quatro cursos gratuitos de qualificação profissional, que juntos somam 503 vagas. Com início programado para a próxima segunda-feira, 29 de março, as turmas são de auxiliar de cozinha, operador de telemarketing, eletricista e pedreiro.

Os cursos têm carga horária de 200 horas, e as aulas serão de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite, e a previsão é de que as aulas terminem no fim de maio.

Os interessados devem ir até o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, munidos de carteira de identidade e carteira profissional. Para mais informações logue para os números (11) 4979-3650 e 4979-3608.

Raphael Ramirez


O Senac-Rio, em parceria com o Governo Federal, abrem oportunidade para 1.500 jovens cursarem diversos cursos profissionalizantes gratuitamente. São quase 30 áreas de aprendizado distribuídas em várias cidades da região metropolitana do RJ.

Para participar, o candidato precisa acessar o site do Senac-Rio, escolher um dos cursos, turno e onde deseja ou pode cursá-lo. Os requisitos de seleção incluem renda familiar, que não pode passar de R$765 por pessoa e qualificações específicas para cada curso.

Os cursos abrangem várias temáticas e contemplam as áreas de podologia, guia de turismo, frentista, auxiliar de RH, garçom, estética, cabeleireiro, enfermagem, design de interiores e muito mais.

As unidades Senac-Rio com vagas são: Irajá, São Gonçalo, Centro, Bonsucesso, Madureira, Barra da Tijuca e Riachuelo.

Por Camila Porto de Camargo


A Votorantim Siderurgia, em parceria com o Senai-RJ, abrem 120 vagas para o programa “Futuro em Nossas Mãos”. As vagas são para candidatos de 19 a 29 anos, que estejam sem emprego ou procurando a 1° oportunidade no mercado de trabalho,  com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam cursando no mínimo a 9° série do ensino fundamental.

Os cursos abrangem a área de noções básicas de solda, práticas de gestão para o mercado e mecânica de manutenção industrial. As vagas serão divididas igualmente entre duas cidades, Barra Mansa e Resende, ambas no Rio de Janeiro.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer entre os dias 22 e 26 de março nos seguintes endereços: Secretaria do Senai – Ruas Sarkis José Sarkis, 156, Jardim Jalisco, Resende. Já em Barra Mansa os candidatos devem comparecer à Secretaria do Senai, Rua Senhor do Bonfim, 130, Saudade.

Por Camila Porto de Camargo


Que tal trabalhar nas alturas? O Centro Educacional da Aviação do Brasil (Ceab) abriu 20 vagas para o seu curso de instrutores de bordo para aeronaves. Na ementa do curso há disciplinas como postura e etiqueta, maquiagem, segurança e emergência, regulamentos da profissão, sistema de aviação civil, primeiros socorros, meteorologia e navegação aérea.

As vagas podem ser preenchidaspo candidatos de ambos os sexos. Os currículos devem ser enviados para o e-mail [email protected]. A seleção será realizada até o dia 16 de março de 2010. O Ceab fica em Pinheiros, na Zona Oeste de SP.

Para outras informações ligue para o telefone (11) 3081-4949.

Raphael Ramirez


O Sindicato dos Artesãos de Pernambuco (Sindarpe) vai promover uma Oficina de Ikebana (Arranjos de flores naturais) na Casa da Cultura, no Recife.

A capacitação é aberta ao público e acontecerá no próximo dia 13 de março, das 9h às 12h, no hall da Casa da Cultura.

As pessoas interessadas devem se inscrever na sede do Sindarpe, localizada no segundo andar do prédio da Casa da Cultura. A taxa custa R$ 5,00 – com direito à Oficina e o Arranjo. No final do treinamento haverá sorteios de arranjos florais para o publico em geral.

Por Alexandre de Souza Acioli


A Cozex traz para o mercado Norte/Nordeste, o primeiro curso de formação de coaching. O Personal & Professional Coaching terá certificação da Sociedade Brasileira de Coaching e será ministrado no Hotel Vila Rica, no bairro da Boa Viagem, no Recife (PE).

A metodologia utilizada na capacitação segue os padrões internacionais e com validação científica no campo comportamental. As inscrições estão abertas e poder ser feitas até o dia 15 de março, no site: http://www.cozex.com.br.

O programa, que vai muito além de informações acadêmicas, é dividido em módulos. Os Módulos I e II serão realizados entre os dias 25 e 28 de março e os Módulos III e IV, no período de 29 de abril a 02 de maio. O treinamento contempla 25 sessões de prática e ainda disponibiliza as ferramentas de intervenção e todos os formulários de apoio para condução das sessões para obtenção de resultados.

Em 80 horas/aula, o candidato estará habilitado para atuar como um coach. Pronto para alavancar a performance das pessoas no trabalho e na vida pessoal. Ao término do curso, o candidato obterá o título Personal & Professional Coaching, passando a usufruir de todos os benefícios da maior comunidade de coaches do Brasil.

Mais informações pelos telefones: 81. 3421.4672 e 81. 3421.4389.

Por Alexandre de Souza Acioli


A Caça Talentos é uma empresa da área de treinamento e desenvolvimento profissional  capacitação para empresas e pessoas, está oferecendo o curso de Contabilidade para não contadores com Departamento Pessoal e rotinas fiscais.

A empresa também oferece diversos outros cursos voltados ao atendimento e prestação de serviços, como Oratória, Liderança e Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administração e gestão empresarial, rotinas fiscais, Mastermaq folha; contábil, fiscal e outros.

Para saber mais sobre o conteúdo estudado em cada curso, carga horária, valores e como se inscrever acesse o site http://cacatalento.com.br. Lembrando que os cursos podem ser ministrados para empresas também.


A cada ano, surge uma nova técnica para ajudar as empresas a ter mais agressividade no competitivo mundo globalizado. Há uns cinco anos, surgiu o coaching (do inglês to coach, que significa treinar). No Brasil, a técnica tomou impulso há uns três anos e atualmente é uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas.

Ainda incipiente, o Brasil tem apenas oito Coach Masters, formados pela Associação Brasileira de Coaching, sendo dois no Recife: os administradores de empresas Lilia Barbosa e Creocendes Sampaio. E, para ampliar esse número, a empresa Cozex, cujos sócios são Lilia e Sampaio, iniciam o Personal & Professional Coaching – curso de formação em coaching, com certificação da Sociedade Brasileira de Coaching.

O curso terá a duração de 80 horas/aula, ministradas entre os dias 25 e 28 de março (módulo I) e 29 de abril e 02 de maio (módulo II), no Hotel Vila Rica, no bairro da Boa Viagem.

As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (81) 3421.4672 ou 3421.4389. Também é possível se inscrever pelo site da Cozex:  http://www.cozex.com.br

Por: Alexandre de Souza Acioli


Aos que anseiam cursos na área da informática, eis uma boa iniciativa. A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para o curso “Projetos de Rede WIMAX”, então integrante do Programa de Educação Continuada (PECE) da instituição.

Segundo a idealizadora, o estudo é focado aos profissionais das áreas de tecnologia da informação, engenharia, entre outras. A exigência, nestes casos, é o aluno possuir experiência em arquitetura de redes.

A duração do curso “Projetos de Rede WINAX” é de 30 horas, dividido em aulas técnicas e práticas. A finalidade principal é capacitar os alunos a elaborarem e executarem projetos nesse tipo de rede. As inscrições vão até 30 de janeiro (sábado).

Com início para março de 2010, as aulas serão proferidas uma vez por semana, à noite, na Escola Politécnica, localizada na Cidade Universitária, em São Paulo. Para saber mais informações entre no site www.pecepoli.com.br ou contate a instituição pelo telefone (11) 2998-0000.

Por Luiz Felipe T. Erdei


O curso de audiovisual desperta cada vez mais interesse de quem gosta de trabalhar com a área de produção e edição de vídeos e áudios. Grande parte das empresas exige formação superior para atuar como produtores para TV e rádio, por isso o curso tem ganhado mais notoriedade.

Além da parte de produção, os alunos têm aula de linguagem, roteiro e produção de texto para rádio e televisão.

O curso também é uma boa opção para alunos que saíram dos cursos de comunicação social e pretendem atuar na produção de áudio e vídeo, pois o suporte que as faculdades de jornalismo e publicidade destinam às áreas de produção destes materiais muitas vezes não é suficiente.

Por Rosana Radke


As inscrições para o Projeto Trilha Sub-Aquática já podem ser feitas. O curso, organizado pela USP, deve capacitar monitores de educação ambiental no mar.

O curso é Grátis e dura duas semanas. As aulas práticas ocorrerão no Parque Estadual Ilha de Anchieta e as teóricas no Instituto de Biociências da USP.

Para participar é preciso ter ensino médio completo ou ter passado pelo ensino superior e comprovar relação com atividades no mar. Os candidatos terão que passar por um teste físico e de conhecimentos gerais.

As inscrições podem ser feitas no Instituto de Biociências da USP, localizado na R. do Matão, travessa 14, número 321, na Cidade Universitária-SP.

Para mais informações ligue para 11-3091-7540 ou acesse o site.

Por Levi Rocha


Se você é comunicativa, extrovertida, gosta de se relacionar e tem boa apresentação, que tal fazer um curso e se tornar uma Hostess?

A profissão tem ganhado cada vez mais destaque e visibilidade, o profissional pode trabalhar em boates, eventos, festas de divulgação de produtos, hotéis, shoppings, lojas, joalherias, bares, casas noturnas, feiras, exposições… o mercado de trabalho é variado, tanto para mulheres (hostess) como para homens (host).

A Associação de Hostess e Recepcionistas do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o curso de Hostess: a carga horária é de 16 horas, e o curso será realizado nos próximos dias 14 e 15 de novembro na rua Professor Souza Barros, 140 (próximo ao Metrô São Judas).

O valor é de R$290,00 (que pode ser parcelado em 02 vezes no cheque e em até 12 vezes no cartão de crédito). Acesse www.hostess.org.br e conheça o conteúdo do curso. Boa sorte!

Por Cris Keller


SENAI de São Paulo irá abrir inscrições para cursos técnicos a partir desta segunda-feira, dia 26 de outubro.

As aulas se iniciarão no primeiro semestre de 2010 nos períodos matutino, vespertino e noturno.

No total serão 4.370 vagas, a duração dos cursos é de 2 anos, as inscrições se encerrarão no dia 06 de novembro.

Para mais informações acesse o site www.sp.senai.br.

Por Levi Rocha


Se você gosta de números, a profissão de Gestor Financeiro é uma ótima opção, já que ele é muito solicitado nesse momento que estamos vivendo, de crise. É, sem duvida, uma área promissora.

Atua geralmente em industrias e no mercado financeiro, realizando planejamento financeiro, análise de resultados, captação e aplicação de recursos, entre outras coisas.

Na UNINOVE, por exemplo, o curso tem duração de quatro semestres. O estágio não é obrigatório, mas existem parcerias da universidade com diversas empresas, que proporcionam a entrada no mercado de trabalho.

Mais informações sobre o curso e a universidade no site www.uninove.br.

Por Larissa Nalin

O profissional da moda é um verdadeiro camaleão, está sempre antenado com tendências e não tem medo de ousar. Outra característica encontrada nos designers de moda, é que em geral se interessam desde cedo por desfiles, roupas e acessórios. Também passam longe de serem discretos e adoram peças exclusivas, talvez por isso quase sempre demonstrem um toque pessoal na própria forma de se vestir.

Contudo, se engana quem pensa que esses profissionais se preocupam apenas com o corte e caimento das roupas que criam. A moda contemporânea abraçou ideais e passou a explorar mais originalidade ao abordar temas atuais e relevantes para a sociedade.

O consumidor atual não quer apenas uma roupa sofisticada. Busca conforto, durabilidade e se importa com quais mensagens suas vestimentas transmitem. Uma camiseta com estampa do Che ou da Madonna passa uma mensagem, tem um motivo. Os designers de moda têm o desafio constante de mesclar cores, tecidos, temas criativos, design e elegância às peças que desenvolvem.


Esta oportunidade é para aqueles jovens que querem ou precisam fazer um curso profissionalizante que lhe permita ingressar com maior facilidade no mercado de trabalho, e não tem condições financeiras. Até a próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, a unidade da Microlins, no bairro da Caxangá (Recife) vai inscrever os interessados a concorrerem a bolsas de estudos integral.

O concurso prevê a doação de dez bolsas de estudos para os diversos cursos promovidos pela empresa, nas áreas contábil, fiscal, administrativa, de recursos humanos, telemarketing e informática e internet. No mês de outubro, os candidatos serão submetidos a uma prova, onde constarão questões de matemática, português e conhecimentos gerais. Os aprovados escolherão os cursos que lhes interessam.

Para se inscrever, os candidatos maiores de 18 anos precisam apresentar CPF, Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência. Os menores de idade deverão se apresentar acompanhado dos pais.

Em ambos os casos, os interessados deverão doar, no ato da inscrição, uma lata de leite em pó, que será repassada para uma instituição que abriga crianças. Também pode ser entregue material de higiene pessoal.

Outras informações pelo telefone: (81) 3273.0443.

Por: Alexandre de Souza Acioli

A Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo junto com  o Pão de Açúcar fizeram uma parceria buscando capacitar mais 90 pessoas desempregadas. A festa de anúncio da parceria acontecerá às 15:00 do dia 28 de setembro, no auditório do CAT da Luz. O CAT da estação da LUZ fica localizada na Avenida Prestes Maia, 913.

O curso capacitará os alunos a trabalhar como agentes ambientais (coletando e separando os materiais recicláveis, além de informarem os consumidores do Pão de Açúcar sobre a importância e como proceder para separação destes materiais). Os alunos terão entre seus benefícios um salário de R$488,25.

Podem participar do curso as pessoas que estiverem desempregadadas por pelo menos quatro meses e possuir mais de 18 anos.

Por Gabriel Perline

Na onda de cursos superiores técnicos está o curso de Produção de Música Eletrônica (DJ Profissional), da Anhembi Morumbi, que oferece capacitação profissional para o jovem dominar tanto a tecnologia quantos os aspectos criativos que culminam na produção da música eletrônica, nos mais diversos estilos, como house, lounge, hip-hip, etc.

Durante o curso o aluno terá a disposição 04 estúdios de áudio com toda a infraestrutura para a gravação de bandas, tendo contato desde o primeiro semestre do curso com equipamentos e softwares de altíssimo nível, equivalentes aos existentes nos estúdios de produção e gravação do mundo todo.

Se você é músico e tem interesse em fazer uma carreira na área, não deixe de acessar o site da instituição.

Por Cris Keller


A França tem o vinho, e o Brasil, a cachaça. A regulamentação da produção de aguardente no Brasil deu origem a novos cursos de graduação e de tecnologia, entre os quais podemos citar o de produção de cachaça: o curso superior de tecnologia em cachaça de alambique é oferecido pela Escola Agrotécnica Federal de Salinas, em Minas Gerais, e permite ao aluno obter formação para atuar na produção de cachaça de alambique, bem como orientar produtores através da atividade de extensão.

O curso, oferecido em período matutino, tem 30 vagas, o corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores, o curso tem duração de 3 anos, com carga horária de 2760 horas, distribuídas em 6 semestres.

O aluno deverá realizar estágio supervisionado durante o curso, além de fazer um trabalho de conclusão do curso (monografia). Para maiores informações, acesse www.eafsalinas.gov.br/cursos/cachaca.

Por Cris Keller


Um computador com acesso à internet e interesse.  É isso que precisa quem estiver interessado em atuar na área de turismo de aventura, com a nova possibilidade de cursos pela internet. Voltado mais para empresários e profissionais interessados, a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) e o Ministério do Turismo oferecem cursos à distância que podem ser realizados em todo o território nacional.

A inscrição deve ser feita no site da Abeta (http://www.abeta.com.br/pt-br/) e estão disponíveis somente para 65 Destinos Indutores priorizados pelo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Alguns exemplos são: Paranaguá, Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná e Camboriú, Florianópolis e São Joaquim, em Santa Catarina.

Os cursos serão ministrados por tutores e monitores que estarão disponíveis para orientação e esclarecimento de conteúdo de navegação.


A Prefeitura do Recife (PE) está oferecendo 3.500 vagas para cursos profissionalizantes. Os interessados devem se inscrever nesta terça (15) e quarta-feira (16), nas secretarias das escolas profissionalizantes ligadas à Secretaria de Educação. Os candidatos deverão ser maiores de 14 anos, comprovar a residência no Recife, apresentar CPF, cédula de identidade (RG) e declaração de escolaridade.

No total serão ministrados 32 cursos, entre eles os de Arte, Artesanato, Alimentação, Cabeleireiro, Cuidador de Idoso, Escritório, Estética Corporal, Estética Facial, Garçom, Idiomas, Manicure, Maquiagem, Penteado, Recepcionista, Turismo e Vestuário. ,  e distribuídos nas eis regiões Político-Administrativas (RPAs):

Como acontece sempre, haverá sorteio no caso de o número e inscritos or maior do que o número e vagas. O sorteio acontecerá na sexta-feira (18) e o resultado com os nomes dos classificados será divulgado na próxima terça-feira (22).

As aulas terão início no dia 01 de outubro e os cursos terão a duração de dois meses (125 horas) e três meses (250 horas). Informações pelos telefones: 55. 81 3232.5971 e 55.81. 3232-5972.


Até o dia 30 de setembro a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Abreu e Lima (PE), distante 16 quilômetros do Recife, estará inscrevendo os interessados em participar dos diversos cursos oferecidos – todos gratuitos. As inscrições estão acontecendo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Rui Barbosa, 262, bairro de Caetés.

Os cursos oferecidos são os seguintes: Biscuit, Cabeleireira, Confecção de bolsas em tecido, Conserto de Microcomputador, Customização, Doces e Salgados, Estamparia, Manicure, Telemarketing e Trabalho em Fita. Cada um terá 20 alunos e as aulas serão iniciadas no dia 05 de outubro. A prioridade é pra as pessoas inscritas no Programa Bolsa família.

Outras informações pelo telefone 55. 81. 3541.8940


Os jovens do nosso país vêm, desde muito, sendo o foco das atenções e iniciativas no campo da ação social, espera-se incluí-los, cada vez mais, na esfera cidadã e profissional com vistas a um futuro promissor.

O SENAC-SP (Serviço Nacional do Comércio-São Paulo) desenvolve desde 1996 o Programa Educação Para o Trabalho que tem por premissa contribuir para o ingresso e permanência dos jovens de classes menos favorecidas no mundo do trabalho. O projeto funciona bem e já capacitou mais de 40.000 alunos no estado de São Paulo.

O programa é uma parceria entre o SENAC e grandes empresas presentes no Brasil que viabilizam a manutenção do curso. Para 2009, a expectativa é que o atendimento alcance 4.500 jovens, números ambiciosos. Para participar é necessário ter entre 15 e 21 anos, ter concuído a 8.° série do Ensino Fundamental e ter renda familiar per capita de no máximo 1,5 salários mínimos.

Contatos sobre o Curso:

Denise Laura Soares da Anunciação pelo telefone (11) 3236-2280 ou pelo e-mail [email protected].

Maiores informações sobre o curso:

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a15716.htm&subTab=00000&uf=&local=&testeira=1029&l=&template=&unit=


O SENAI (Serviço Social da Indústria) é uma sólida instituição, presente em todo o Brasil, com admiráveis serviços prestados às comunidades. Oferece cursos voltados à área industrial desde os de especialização, técnicos, superiores e EAD (ensino à distância), todos de grande reconhecimento no mercado. Quem tem um curso feito no SENAI tem um diferencial em mãos na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Para quem ainda não se definiu profissionalmente é interessante dar uma olhada na lista de cursos oferecidos e, se possível, conhecer melhor o SENAI. Isso pode ser um passo definitivo para o seu futuro profissional e sucesso pessoal. Há, também, a possibilidade de concorrer às vagas de emprego oferecidas pela instituição. O SENAI é responsável por muitas carreiras bem-sucedidas e a próxima pode ser a sua.

Todas as informações sobre cursos, oportunidades e endereços podem ser encontrados no SITE:

www.senai.br/


A área de turismo vem crescendo em relação ao número de interessados e também ao surgimento de novos cursos para capacitação de profissionais. Entre eles se encaixa as inscrições gratuitas para o curso do Plano Setorial de Qualificação do Turismo (PlanSeQ), vinculado ao Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (Ilatec).

O curso é voltado para o mercado de trabalho nas área de barman/bartender, garçom e camareira/arrumador e terão duração de dez semanas. Após o curso os participantes terão um cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o intuito de facilitar a inserção dos mesmos ao mercado de trabalho.

As exigências para participar são:

  • ter entre 18 e 60 anos;
  • ter no mínimo a quarta série;
  • estar cadastrado no Bolsa Família.

Para a matrícula serão necessários:

  • cópias do RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e extrato de recebimento do Bolsa Família, assim como o cartão amarelo do projeto;
  • carteira profissional;
  • três fotos 3×4.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (81) 3236-3210.


Se você tem entre 16 e 24 anos, na próxima terça-feira (17) e quarta-feira (18), a ONG Enterjovem disponibiliza 100 vagas para qualificação profissional e social para jovens carentes.

É necessário ter o ensino médio completo e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Vale lembrar que os jovens que residirem nos bairros da Boca do Rio, Costa Azul e Stiep, terão preferência na seleção para participar do curso.

Temas como empregabilidade, comunicação fluente, tecnologia, informática, serão abordados no curso que tem carga horária de 200 horas. As inscrições podem ser feitas nas unidades do SineBahia, das 8h às 17h, em Salvador.

É necessário levar RG e CPF.


No dia 3 de setembro acontece a 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba para Pessoas com Deficiência. O objetivo é mudar o quadro atual do mercado frente às dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência em conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

O evento, promovido pela prefeitura, acontecerá no Salão do Parque Barigui, onde também estará acontecendo o 2º Fórum de Curitiba sobre Escolaridade e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência.

De acordo com Andrea Koppe, presidente da Universidade Livre para Eficiência Humana – participante deste evento – até pouco tempo atrás não havia escolas adequadas para pessoas com deficiência. Portanto, a postura agora é de reduzir esse atraso promovendo a qualificação e buscando as vagas potenciais nas empresas que respondem à lei 8.213 referente às cotas de inclusão.

Informações: www.curitiba.pr.gov.br


Em parceria com o programa de Formação Profissional do Planseq / Ministério do Trabalho e Emprego, a Associação de Apoio Comunitário dos Filhos e Amigos da Fazenda Grande II (ACAFAG) inscreve em cursos gratuitos de formação técnica geral em construção civil na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Serão 300 vagas destinadas para Salvador, 60 em Candeias e 23 em São Francisco do Conde (RMS). Os interessados devem comparecer das 8h às 16h30 na sede da ACAFAG, na Estrada do Coqueiro Grande, 126, Cajazeiras, atrás da Policlínica Cajazeiras, Salvador. Na RMS as inscrições podem ser feitas nas secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social.

Os cursos oferecidos são para carpinteiro, almoxarife, pedreiro, armados, azulejista, pintor, eletricista e encanador. Os interessados devem ter entre 18 e 60 anos, ter concluído no mínimo o quarto ano do ensino fundamental e ser beneficiário do Bolsa Família.

É importante lembrar que os participantes receberão vale-transporte e lanche.

Se você mora em Salvador, não perca essa oportunidade. Mais informações no telefone 71.3305-0935.


Até a próxima segunda-feira (20), a Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos está com inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitos de qualificação profissional, em parceria com o Sebrae. Corra que ainda dá tempo! As vagas são limitadas e os interessados devem comparecer das 9h às 16h, na Alameda Tutóia, 534, Gopoúva.

Serão oferecidos cursos de artesanato, chocolataria, costura industrial, cabeleireiro, alimentação alternativa, shantala, panificação artesanal e também industrial. A carga horária dos cursos varia entre 100 e 200 horas e as aulas começam no dia 11 de agosto. As oficinas têm jornada de 40 horas. Mais informações pelo telefone 2472-5178.

Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e morar em Guarulhos. É importante lembrar que serão escolhidos os candidatos que possuírem condição socioeconômica menos favorecida. Um outro requisito exigido se aplica para os cursos de costura industrial e cabeleireiro, em que há a necessidade de possuir conhecimentos básicos.


Qualificação profissional. Muitas vagas deixam de ser preenchidas em todo o país por causa da falta de qualificação de mão-de-obra.

Para que nenhuma oportunidade seja perdida por causa desse fator, é necessário manter-se atualizado e frequentemente participar de cursos profissionalizantes que vão acrescentar o currículo do candidato no momento de uma seleção.

Diversos cursos são oferecidos gratuitamente, ou a preços populares por todo o país. É importante ficar atento às oportunidades que comumente são oferecidas.

Cursos extracurriculares enriquecem o profissional e causam boa impressão diante do empregador. Não perca tempo e procure um curso na sua área de atuação em sua cidade. Aqui nesse canal de empregos, vamos disponibilizar algumas opções para essa finalidade.


É um verdadeiro juramento quando você entrega um currículo ou participa de uma entrevista pessoal. Porém, muitas pessoas insistem em mentir quando vão citar as experiências profissionais ou cursos realizados no curriculum vitae. Atire a primeira pedra aquele que nunca colocou um curso fantasioso aqui, uma experiência inexistente ali, muitas são as façanhas de um candidato a uma seleção de emprego.

Vale lembrar que com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a “multifuncionalidade” fazer parte do vocabulário dos empregadores atuais, mentir no momento da entrevista ou na entrega de um currículo pode ser fatal para a sua vaga pleiteada. Uma pessoa que não tem domínio de programas específicos de informática e os coloca no currículo, como vai conseguir trabalhar com essa ferramenta caso seja pedido na empresa?

Para evitar situações constrangedoras como essa e inclusive manter sempre a honestidade e idoneidade diante do seu empregador, fale sempre a verdade. Mesmo que você não tenha nenhuma experiência profissional ou nenhum curso tão relevante, opte sempre pela transparência. Com isso, você vai conquistar a confiança do seu futuro patrão e não vai ser surpreendido com nenhuma atividade extra que não seja da sua competência.


Não é um filme. Mas uma profissão que comumente são oferecidas vagas em alguns canais de emprego, que chama-se “Armador de Ferros”. Porém, o que significa ser um Armador de Ferros? É isso que será explicado nas próximas linhas para que todos possam compreender o que faz um profissional dessa área.

Montar e aplicar armações de ferro de pilares, vigas e lajes na construção civil. Essas são as atividades de um armador de ferro que pode inclusive ser um deficiente físico. Em algumas cidades como Salvador, essa vaga é destinada a pessoas que possuem deficiência física leve, visual parcial ou auditiva leve, exclusivamente.

Assim, essa é uma boa oportunidade para quem possui certas limitações. Além disso, o 1º ou 2º graus incompletos e seis meses de experiência como ferreiro, são fundamentais para poder se candidatar à vaga específica.

Os salários chegam a R$ 750 e a jornada de trabalho é de 44 horas semanais.


Pode parecer óbvio, mas é sempre bom deixar claro as profissões que são pouco conhecidas no mercado e que tem baixa procura nos canais de emprego.

Vidraceiro é aquele profissional que trabalha com cortes em vidros, instalações e vidros temperados. O salário de um funcionário dessa área não é tão atraente, mas ultrapassa a marca do mínimo estipulado no Brasil e chega aos R$ 800 em algumas empresas.

Para ser um vidraceiro, além das habilidades específicas para trabalhar como tal, é necessário, na maioria das vezes, possuir o 1º grau completo e seis meses de experiência em carteira.

Se você está desempregado e se encaixa no perfil, basta procurar os canais de empregos da sua cidade (como por exemplo, o Sistema Nacional de Empregos, Sine) e batalhar uma recolocação no mercado de trabalho.

Veja também um vídeo, exibido no SPTV, que conta ainda mais sobre a Profissão:


Ao ler o título até parece que se trata de uma fábula fantasiosa. Mas não é. Na verdade o mandrilador é um profissional que trabalha com máquinas CNC, ou seja, máquinas digitais com Controles Numéricos Computadorizados de acordo com parâmetros de processos definidos. Mas o que é um mandrilador? Para que ele serve?

Mandrilador atua na área industrial e é responsável por operar essas respectivas máquinas explicadas acima. Além disso, o profissional desse setor precisa ter conhecimentos em usinagem de serviços não seriados, conhecimento na operação de mandriladora, de leitura de interpretação de desenhos, entre outras atribuições específicas.

É fundamental ter o 2º grau completo, ter disponibilidade para trabalhar nos três turnos e experiência mínima de seis meses.

Se você é um mandrilador, ou pretende ser um, não deixe de participar de cursos profissionalizantes na sua área para se manter (ou entrar, caso esteja desempregado) no mercado de trabalho. A remuneração para este profissional chega a R$ 1.700 ou mais, a depender da empresa.


Assim dizia o anúncio da vaga disponibilizada no canal de empregos de determinado site na internet.

Mas o que é um capoteiro? Com o que ele trabalha? “À primeira vista” percebe-se que se trata de alguma atividade relacionada a carros, ou capotes? Calma, a opção inicial é a única válida. Capoteiro é aquele profissional que reconstitui bancos de automóveis.

Entre as atividades desenvolvidas estão a montagem e desmontagem da tapeçaria de um veículo automotivo. Para trabalhar como um capoteiro é fundamental ter experiência em mecânica de automóveis. Além disso, seis meses de experiência e 1º grau completo também fazem parte das exigências para atuar na área. A remuneração é a partir de um salário mínimo, a depender do empregador.

É importante salientar que para atuar em qualquer área profissional é necessário ter cursos profissionalizantes para enriquecer o currículo pessoal e o desempenho das atividades.

Ser bem sucedido no âmbito profissional requer dedicação e investimento para aperfeiçoar ainda mais a qualidade no serviço prestado.


“Processo de reprodução de imagens sobre superfícies de papel, pano, vidro ou outro material, empregando um caixilho com tela de seda, náilon ou aço”, essa é a definição clássica para a serigrafia. A partir deste significado fica evidente a função de um serigrafista, profissional que “imprime” essas imagens nas superfícies específicas.

Para atuar na área é exigido 2º grau incompleto, curso de serigrafia e experiência mínima de seis meses. Assim, para se tornar um profissional é preciso participar de cursos profissionalizantes de serigrafia. Além disso, o serigrafista pode ser um profissional autônomo, basta possuir o maquinário necessário para trabalhar com no setor.

Confecção de ingressos, pulseiras, camisas, entre outros serviços de impressão estão entre as atividades comumente desenvolvidas por esses profissionais.

Portanto, se você está desempregado tornar-se um serigrafista é uma boa opção, porém, deve-se investir na qualificação (cursos específicos em serigrafia) para atuar como um bom serigrafista. As vagas disponibilizadas no setor produtivo em questão são divulgadas frequentemente por canais de empregos em todo o país.





CONTINUE NAVEGANDO: