Confira como enviar o currículo e pesquisar vagas de emprego no SENAI.

O Senai, Serviço Nacional da Indústria, promove ações e programas voltados para a formação profissional em diversos estados do Brasil. Visando ao desenvolvimento regional em uma escala profunda, a instituição tem se consolidado como uma importante ferramenta para fomentação da indústria.

Trabalhe Conosco – Senai

As contratações feitas pelo Senai em relação a novos profissionais seguem o regime estabelecido pela CLT. Apesar de este tipo de contratação não garantir estabilidade, vale a pena trabalhar no Senai dada a configuração geral da instituição. Ainda sobre as contratações, as unidades de cada estado contam também com normas específicas. Sendo assim, fica a dica de se informar por meio dos sites da unidade do estado em que se planeja trabalhar sobre esse aspecto em particular.

Para quem está em busca de uma boa oportunidade no mercado em uma instituição que seja de respeito e muito bem conceituada, o Senai é um bom lugar. Um dos principais atrativos é o fato de que a instituição garante para seus profissionais colaboradores um amplo crescimento profissional.

É importante destacar que as oportunidades oferecidas pelo Senai podem ser aproveitadas por profissionais de qualquer região do Brasil, uma vez que a instituição possui em todos os estados unidades.

Como trabalhar no Senai

Todas as informações sobre as vagas de emprego oferecidas pelo Senai podem ser visualizadas via Internet. O candidato deve ficar atento ao estado em que pretende concorrer. Isso é muito simples. Ao acessar o site do estado em questão basta que o profissional selecione a seção “Trabalhe Conosco”. Logo após selecione a opção “Cidade” e escolha a cidade em que pretende atuar. Após isso as oportunidades oferecidas para a região serão listadas. Para conferir os endereços eletrônicos do Senai de seu estado ou onde se localiza a unidade mais próxima acesse http://www.portaldaindustria.com.br/senai/.

Seleção dos Candidatos

Conforme a área, o interessado em trabalhar no Senai poderá passar por diversas etapas seletivas. A primeira delas geralmente é a análise curricular. Entretanto, podemos esperar convocações às unidades na qual está se concorrendo a vaga e entrevistas pessoais, em especial, se o candidato estiver concorrendo para o cargo de Professor.

Dependo da função de interesse o novo profissional poderá desempenhar suas funções em jornadas de trabalho de 40 horas semanais. Os salários podem chegar ao valor de R$ 3.130,30.

Por Denisson Soares


Programa oferta vagas para jovens cursando o ensino fundamental ou médio.

Tem entre 14 e 24 anos de idade? Está concluindo o ensino básico cursando o ensino fundamental ou médio? Se você atende a estes dois requisitos, saiba que há uma oportunidade excelente no mercado de trabalho: o Programa Jovem Aprendiz SENAI, que está com mais de mil vagas abertas espalhadas pelo Brasil.

Como funciona a jornada de trabalho?

Os jovens aprendizes que já finalizaram o ensino básico terão carga horária de até oito horas por dia. Já os jovens que estão cursando o ensino fundamental ou médio trabalharão por, no máximo, seis horas diárias. Isso porque a jornada do programa é estruturada de forma a não atrapalhar o desempenho escolar. A remuneração e os benefícios variam conforme cada cidade e estado, mas ambos são compatíveis com o que é oferecido no mercado de trabalho da localidade.

Quais são os cursos?

Entre os cursos de aprendizagem ofertados pelo SENAI estão: Alimentos e Bebidas, Gestão, Celulose e Papel, Eletroeletrônica, Gráfica e Editorial, Couro e Calçados, Construção, Têxtil e Vestuário, Logística, Tecnologia da Informação, Metalmecânica, Refrigeração e Climatização.

Existem vagas para pessoas com deficiência?

Todos os editais para aprendizes dispõem de vagas para deficientes físicos. Até o momento mais de 20 mil jovens já conseguiram uma oportunidade no programa Jovem Aprendiz SENAI.

Como é possível se inscrever?

O período de inscrições varia conforme cada cidade e estado. Não existe um local único para fazer a inscrição no programa, pois as inscrições são recebidas em todas as unidades do SENAI distribuídas pelo país. Acessando o site http://www.portaldaindustria.com.br/senai/unidades/ é possível localizar o endereço do SENAI mais próximo. Na unidade basta informar o interesse pela vaga de Jovem Aprendiz SENAI e então realizar o cadastro, caso as inscrições estejam abertas.

Por que é vantajoso participar do programa Jovem Aprendiz SENAI?

São mais de 11 anos de história e milhares de cases de sucesso envolvendo o programa. Desde a criação, em 2005, o número de jovens selecionados por organizações para atuarem como jovens aprendizes ultrapassou os 73 mil. Além de ter a oportunidade de estar inserido no mercado de trabalho, os jovens recebem educação técnico-profissional. Além disso, mais de 20 mil jovens conseguiram ser contratados pelas empresas como CLT após concluírem o programa.

Por Rafaela Fusieger


São diversas vagas abertas na empresa na cidade de Curitiba.

Se você está desempregado ou somente deseja mudar de área profissional e está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, deve ficar atento às vagas que o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do estado do Paraná está oferecendo. São diversas vagas abertas em diferentes áreas para a sua unidade em Curitiba – PR.

As vagas oferecidas, assim como a descrição das funções são:  

– Analista Técnico JR – deve elaborar os indicadores sociais avaliativos do programa, além de atuar com crianças e adolescentes, realizando visitas e intervenções necessárias.

– Professor Tutor para a IEL – deve exercer a tutoria a distância, assistindo os alunos nas atividades e mediando a comunicação entre o tutor especialista e os estudantes e solucionar as dúvidas dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados.

– Técnico de Ensino Pleno em Eletromecânica e Segurança do Trabalho – ministrar aulas, tanto teóricas quanto práticas e realizar atendimentos aos alunos. Deve também participar das reuniões da área pedagógica e das atividades do SENAI.

– Técnico em Enfermagem do Trabalho – realizar exames ocupacionais e também complementares, fazer assistência de enfermagem, atendimento telefônico, cadastros de pacientes nos softwares da empresa e realizar atendimentos de emergência.

– Assistente Técnico – atender os usuários remotamente (telefone e e-mail) ou pessoalmente, no prazo recomendado e com qualidade. Planejar e executar os projetos de TI, montar os equipamentos de transmissão, dentre outros.

– Orientador Pedagógico – trabalhar junto aos professores em atividades de planejamento de conteúdos programáticos, a forma de fixação desses conteúdos a melhor estratégia, metodologia e avaliação a ser aplicada com os alunos, dentre outras.  Os pré-requisitos para os candidatos à vaga devem ter formação de nível superior ou técnico na área de interesse do cargo, dentre outros que podem ser conferidos no site. 

Quem deseja mais informações sobre a vaga e deseja se inscrever para concorrer deve acessar o site da FIEP (fiep.selecty.com.br) até o dia 19 de julho de 2015.  No endereço também há mais informações sobre as vagas. O candidato interessado deve cadastrar seu currículo, para fazer parte do banco de talentos da empresa.

Trabalhar no Senai é uma excelente oportunidade que pode mudar a vida profissional de qualquer trabalhador.

Por Patrícia Generoso


Senai-MG oferece vagas para seus Cursos Técnicos e de Aprendizagem Industrial. Inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de abril de 2015.

O Senai-MG abriu esta semana as inscrições para seus Cursos Técnicos e de Aprendizagem Industrial. Ao todo, estão sendo ofertadas 10.369 vagas para os Cursos de Aprendizagem Industrial e 7.092 vagas para Cursos Técnicos. Vale lembrar que os Cursos de Aprendizagem Industrial são gratuitos, enquanto os Cursos Técnicos são pagos.

Entre os Cursos de Aprendizagem Industrial oferecidos pelo Senai-MG estão: Instalação Elétrica Industrial, Eletromecânica, Manutenção Mecânica de Automóveis, Manuntenção Mecânica Industrial, Almoxarifado de Obras, Alvenaria e Acabamento, Confecção de Bolsas e Moda, Confecção e Moda, Confeitaria, Eletricidade de Automóveis, Eletroeletrônica, Impressão Flexográfica, Impressão Serigráfica, Instalação e Reparação de Rede de Computadores, Instalação Elétrica Predial, Manutenção Civil, Mecânica de Motocicletas, Mecânica de Automóveis, Panificação, Programação Java, Processos Administrativos, entre outros.

Já entre os Cursos Técnicos oferecidos estão: Técnico em Administração, Técnico em Agrimensura, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Logística, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Mecânica, Técnico em Química, Técnico em Multimídia, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outros.

Para participar dos cursos de Aprendizagem Industrial é preciso idade mínima de 14 ou 16 anos (dependendo do curso desejado) e máxima de 24 anos, além de ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Já para os Cursos Técnicos é preciso estar cursando o ensino médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Para se inscrever os interessados deverão acessar o site http://www.senaimg.com.br/, até o dia 30 de abril. Vale lembrar que a taxa de participação nesta seleção é de R$ 20. 

Os candidatos inscritos deverão realizar uma prova no dia 30 de maio. As provas serão compostas por 30 questões, 15 de Português e outras 15 de Matemática.

Para mais informações sobre o processo seletivo acesse o site do Senai-MG.


Esta é uma oportunidade para jovens do estado de Pernambuco, que tem interesse em aprender mais e se preparar para o futuro no mercado de trabalho. Trata-se do processo seletivo de Educação Básica e Educação Profissional (Ebep). O Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ambos oferecem 761 novas vagas para início em 2015 para diferentes cursos de capacitação em uma das unidades da capital e demais cidades do estado.

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de dezembro pela internet, no endereço eletrônico do Sesi www.pe.sesi.org.br. Não será cobrada taxa de participação dos interessados, contudo é preciso estar dentro das condições: ter até 17 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2015 e estar matriculado.

Os candidatos devem confirmar as inscrições em uma das unidades em que pretende estudar: Casa Amarela, Ibura, Camaragibe, Cabo e Paratibe, no Recife e Região Metropolitana; na Zona da Mata; e Araripina e Petrolina, Caruaru, no Agreste; Escada e Goiana. No momento da confirmação, é necessário levar consigo os documentos pessoais, documento que comprove a conclusão da 8ª série/9º ano e foto 3×4.

São 14 os cursos técnicos disponíveis: Administração, Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Eletrônica, Refrigeração e Climatização, Eletrotécnica, Fab. Mecânica, Informática, Logística, Mecânica, Química, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho e Vestuário. É preciso verificar no edital ou na unidade quais os cursos oferecidos.

A seleção será feita por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 20 questões de português e 10 de matemática. A prova será aplicada na data provável de 21 de dezembro em locais a serem definidos. Ela terá início às 14h e 3 horas de duração. É importante que os candidatos se informem dos locais e compareçam com no mínimo 30 minutos de antecedência.

Os gabaritos serão informados no dia 23 de novembro e o resultado final a partir de 5 de janeiro, no site das inscrições.

Por Robson Quirino de Moraes


Hoje o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial possui unidades espalhadas em todo o país e é considerado como uma das melhores empresas que atuam no setor de oferecimento de cursos profissionalizantes e de cursos técnicos.

Para manter esse alto padrão de qualidade o SENAI precisa sempre manter os profissionais qualificados e também fazer a contratação de novas pessoas que possam ajudar na melhoria do ensino, do atendimento que é feito aos alunos, entre outras tarefas do mesmo gênero.

No momento a unidade SENAI que fica localizada no estado de Sergipe realiza a contratação de novos profissionais, e a sua missão principal é encontrar pessoas talentosas que desejam atuar nos cargos de Professores para as áreas de Alimentos, Educação, Administrativa e Segurança do Trabalho.  Ainda existem propostas para atuar nos setores de Recepção e de Atendimento.

De acordo com as informações, são mais de 30 vagas de emprego para exercer essas atividades, e todas as pessoas interessadas precisam ter mais de 18 anos e o ensino médio ou superior completo. A empresa também pede conhecimentos no pacote Office.

Para se inscrever a vaga de Atendente não é preciso ter experiência anterior, porém, para as demais ofertas é necessário ter experiência mínima de 6 meses.

A contratação vai ser feita por um período de 90 de experiência. Depois desse período os funcionários com bom desempenho serão efetivados por tempo indeterminado.

O salário que vai ser oferecido a cada um dos profissionais é de acordo com o que é pago no mercado. Além da remuneração mensal vai ser pago todos os demais benefícios que são de praxe como, por exemplo, vale-transporte, vale-refeição, assistência médica, seguro de vida, participação de lucros entre outros.

Se você gostou dessa proposta e tem interesse em se inscrever, saiba que o preenchimento do seu currículo deverá ser feito através do seguinte endereço eletrônico  www.se.senai.br. Preencha seus dados no link Trabalhe Conosco e boa sorte. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é hoje reconhecido por ser uma das melhores instituições que oferece cursos técnicos e profissionalizantes em todo o nosso país. Todos os anos são milhares de alunos formados que encontram trabalho rapidamente, principalmente no setor da indústria.

Porém, o SENAI também é reconhecido por oferecer vagas de emprego para aqueles que ainda não possuem nenhum tipo de experiência profissional, e isso é feito através do seu Programa Jovem Aprendiz.

Esse é um programa voltado a dar a oportunidade a jovens que ainda estão estudando o ensino médio, mas que já pensam em sua carreira e em seu futuro profissional.

Para se inscrever no o Programa Jovem Aprendiz SENAI 2015 é preciso ter idade de 14 a 24 anos, e ter como comprovar que ainda estão cursando o nível fundamental e médio, ou acabaram de concluir. Serão aceitas as inscrições de pessoas que ainda não trabalharam com registro em carteira.

Estarão sendo recebidas também inscrições de pessoas que possuem necessidades especiais, porém, deverá existir um laudo médico que comprove a possibilidade de exercer as atividades.

Todos precisam ter conhecimentos nas ferramentas da internet mais a disponibilidade para trabalhar durante 6 horas por dia em uma escala de segunda a sexta-feira. Existe a previsão que o projeto vai ter a duração de 12 meses. 

O trabalho pode ser realizado no período da manhã ou da tarde, sendo previamente analisado qual é a melhor forma para os profissionais contratados, pois isso vai ser de acordo com o horário de estudo.

O SENAI ainda vai oferecer também um curso profissionalizante gratuito que deverá ser ministrado uma vez por semana.

Os jovens que forem contratados vão receber bolsa auxílio no valor de R$ 678 mais os benefícios que são vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e etc.

Inscreva-se para esse projeto o quanto antes acessando o site da empresa que é www.senai.br.

Por Josiane Fernandes de Jesus


O Senai do Espírito Santo resolveu abrir vagas para o seu Programa Jovem Aprendiz, bem como para os cursos técnicos

No total são 1.767 vagas para o Programa Jovem Aprendiz  e outras 360 oportunidades para os cursos técnicos, nas seguintes áreas: Segurança do Trabalho, Logística, Edificações, Mecânica, Eletrotécnica e Automação Industrial.

Os interessados em participar do programa devem se inscrever até o dia 30 de outubro, por meio do site do Senai-ES.

Para concorrer, o candidato precisa ter, no mínimo, 16 anos (completados até a data de início do curso), não podendo ter 18 anos antes da data de início do curso. O interessado deve ainda comparecer na unidade do Senai, portando os seguintes documentos: CPF, RG e carteira de trabalho, com a finalidade de comprovar que não participou de nenhum Programa de Aprendizagem. Além do programa ser totalmente gratuito, os alunos terão a oportunidade de ganhar uma bolsa mensal no valor de R$ 600, dependendo do curso.

No caso  dos cursos técnicos, as inscrições vão até o dia 21 de novembro. Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar regularmente a 2ª ou 3ª série do nível médio ou comprovar a sua conclusão. Ainda será necessário apresentar o histórico escolar e documento de identificação com foto.

Os cursos terão mensalidades que variam de R$ 293 a R$ 367.

Por Thais Cortez


O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – está com processo seletivo aberto para contratação de Instrutores de Formação Profissional nas áreas de Eletroeletrônica, Administração e Mecânica. As vagas serão para atuar em Barão de Cocais e Pará de Minas, no Estado de Minas Gerais.

Os candidatos passarão por 5 etapas de seleção, começando pela análise do currículo e seguindo por prova de conhecimentos específicos, avaliação de perfil, avaliação prática e entrevista técnica. Todos os interessados deverão apresentar os requisitos e habilidades necessárias solicitados para o cargo e para desempenho da função.

Para todas as candidaturas a formação pode ser técnica ou em nível superior na área escolhida. Também deverão ser comprovados: experiência na área de formação, em docência ou em treinamento, conhecimentos de informática e disponibilidade para residir nos locais de trabalho.

Os selecionados poderão ser chamados no prazo de validade da seleção, que é de 12 meses.

Para se inscrever é necessário enviar o currículo detalhado pelo site www.fiemg.com.br (trabalhe conosco).

Por R. Oliveira


O SESI/SENAI, por meio da FIEMEG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – está selecionando Auxiliares Administrativos para atuarem em Belo Horizonte, Pará de Minas e Itaúna. Todas as vagas são destinadas a portadores de necessidades especiais.

Para a candidatura o interessado deve ter concluído o Ensino Médio, ter experiência em rotinas da área administrativa e possuir domínio no uso da informática, sobretudo dos programas do pacote Office.

Os candidatos passarão pelas seguintes etapas de processo seletivo: análise curricular (só serão avaliados os currículos que preencherem os requisitos solicitados para o cargo), prova teórica, avaliação de perfil, que deve apresentar o perfil e as habilidades necessárias para o desempenho da função, e entrevista técnica relativa aos conhecimentos técnicos exigidos para o desempenho da função.

O prazo de validade do resultado final será de doze meses. Os currículos dos profissionais deverão ser enviados por meio do site da Federação: www.fiemg.com.br (trabalhe conosco).

Por R. Oliveira


O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo está com processo seletivo para o cargo de Instrutor de Práticas Profissionais em diversas áreas e para diversas cidades: Alimentos, Automobilística, Metalurgia e Tecnologia da Construção Civil. Todos os cargos possuem, no geral, remuneração de R$ 4.366,50 e carga horária de 40h/semanais.

No setor de Automobilística os cargos de instrutor são para Mecânico Diesel e Mecânico de Autos (20h/semanais – salário R$ 2.183,25), os requisitos para tais vagas são: curso superior em engenharia/tecnologia na área automobilística, mecânica ou mecatrônica; ou curso superior em qualquer área e educação profissional técnica de nível médio na área automobilística, mecânica ou mecatrônica; ou ainda curso superior em qualquer área e pós-graduação na área automobilística, mecânica ou mecatrônica. Além disso, exigi-se 6 meses de experiência profissional comprovada em reparação de veículos pesados.

No setor de Alimentos o cargo direciona-se para preparação e processamento de alimentos industrializados e os requisitos são: curso superior em engenharia de alimentos, química, biologia, zoologia, agronomia ou nutrição; ou superior em qualquer área e educação profissional técnica de nível médio em alimentos ou nutrição; ou superior em qualquer área e pós-graduação na área de alimentos. Também é necessário 6 meses de experiência profissional comprovada na indústria de processamento de alimentos.

No campo da Metalurgia, os instrutores serão para áreas de Química, Sondagem e Ensaios Metalúrgicos e os requisitos são: curso superior completo em engenharia/tecnologia em metalurgia; ou superior em qualquer área e educação profissional técnica de nível médio em metalurgia; ou ainda graduação em qualquer área e pós-graduação na área da metalurgia. É necessário 6 meses de experiência profissional comprovada em empresa metalúrgica ou correlata.

Para ser instrutor de Tecnologia da Construção Civil é xigido graduação em arquitetura, engenharia civil ou tecnologia em áreas correlatas à construção civil; ou graduação em qualquer área e educação profissional técnica de nível médio na área da construção civil; ou graduação em qualquer área e pós-graduação na área da construção civil, além de 6 meses de experiência profissional comprovada na área em questão.

As pré-inscrições podem ser realizadas a partir do dia 14/03/2011 através do site www.sp.senai.br/trabalheconosco.

Por Iracema Iris Gonçalves


Com o interesse de aumentar a qualificação, o Senai Roosevelt, da cidade de Uberlândia (MG) irá realizar um curso gratuito de XCAD 2D, que se trata de um programa com as mesmas propriedades do Autocad.

No total, a unidade do Senai em Uberlândia oferece 20 vagas para o curso,que devem ser preenchidas até o dia 18 de fevereiro.

As aulas serão realizadas aos sábados,com início no dia 19 de fevereiro,das 8h às 12h.

O programa XCAD 2D costuma ser usado para o desenvolvimento de projetos voltados para a construção civil. Após a conclusão do curso o profissional utilizará o software para desenhos bidimensionais e utilizar seus recursos para gerar e manipular projetos nessa área, que teve um crescimento significativo nos últimos anos.

Os interessados em participar do curso podem ir até a unidade do Senai Roosevelt (Rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt, Uberlândia-MG) e devem apresentar cópia da carteira de identidade e CPF, além de comprovante de endereço e de conclusão do ensino médio.  

Por Selma Isis


Para quem busca uma nova oportunidade de emprego, vale a pena realizar um Curso de Capacitação para Marceneiro, uma área que possui atualmente uma carência de profissionais qualificados. O Serviço Nacional de Atividade Industrial (Senai) de Uberlândia (MG) oferece cursos na área de marcenaria, com início previsto para o final de janeiro.

A instituição teve a necessidade de oferecer esses cursos para aumentar a mão-de-obra de fábricas de móveis e artigos decorativos, que acompanharam o crescimento econômico do país. O trabalho do marceneiro é quase artesanal, e visa construir e reparar móveis, fazer peças decorativas, utilitárias, e também obras de arte em madeira.

Os interessados em participar dos cursos de marcenaria do Senai de Uberlândia devem ter completado  o ensino fundamental. As matrículas são feitas na unidade, que fica na rua Ernesto Vicentini, 245, Bairro Roosevelt e apresentar  RG, CPF e comprovante de residência.

Telefone da escola para  informações: (34) 3228-5200.

Por Selma Isis


Os interessados em fazer curso de “Iniciação à Docência na Educação Profissional e Tecnológica” do SENAI já podem começar a se preparar pois as inscrições já começaram. E seguem até o dia 8 de janeiro.

O curso será ministrado entre os meses de fevereiro e junho do ano que vem, pela internet, e terá uma carga horária de 160 horas no total.

Para participar, é preciso ter ensino médio completo e curso de ensino profissionalizante concluído. É também importante a experiência mínima de seis meses em uma das 24 áreas técnicas descritas no edital do concurso. Algumas delas são: Design de moda, Design gráfico, Ferramentaria, Gestão (administração), Instrumentação e controle de processo, Refrigeração, Tornearia CNC, Pedreiro, Instalações hidráulicas e gás, entre outros.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site www.senai.br/prodocente. As provas, também pela internet, estão previstas para acontece no dia 13 de janeiro.

Mas informações, segue o edital.

Por Rafaela Ometto


O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferece vagas para diversos cursos profissionalizantes e de qualificação de forma gratuita para o ano de 2011.

Cada unidade oferece uma grade de cursos e número de vagas específicas, por isso, é necessário procurar as unidades mais próximas de sua residência e se informar.

A internet pode contribuir para esta busca por cursos e vagas. Acessando o site www.senai.br é possível coletar mais informações sobre os cursos gratuitos SENAI 2011.

Indicamos o endereço eletrônico do Senai de alguns estados para facilitar sua busca:

Senai de SP, Senai do PASenai de MG, Senai de GO, Senai do Amapá, Senai do Acre, Senai de MT, Senai da Bahia, Senai de Manaus, Senai do ES, Senai do Ceará.

Não fique fora dessa. Se ligue no processo seletivo e inscreva-se.

Por Lisa


Profissionais que tenham Ensino Médio completo e que residam na cidade de Nova Prata, localizada no Interior do Estado do Rio Grande do Sul, poderão participar da seleção organizada pelo SENAI para o cargo de Auxiliar Administrativo da entidade.

A função é destinada especialmente a pessoas que tenham afinidade com atividades relativas aos processos administrativos.

Os interessados também deverão ter bons conhecimentos e finanças, logística e informática, além de outras características como flexibilidade, criatividade, dinamismo, pro atividade, dedicação e disponibilidade de horário, além de excelente comunicação verbal e escrita e habilidade para trabalhar em equipe.

Os interessados deverão enviar currículos para o site n[email protected].

Por R.D.


O SENAI da cidade de Caxias do Sul, interior do Estado do Rio Grande do Sul, está selecionando profissionais para atuarem como Auxiliar Administrativo. A oportunidade é voltada aos interessados que tenham Ensino Médio completo, preferencialmente com Ensino Superior na área.

Os selecionados irão atuar nas seguintes atividades: Processos administrativos, comerciais, financeiros e logísticos. Os candidatos devem ter bons conhecimentos de organização de arquivos, linguagem e redação técnico-administrativa, técnicas de negociação e de aplicativos de informática, com experiência na área.

Para participar desta seleção os candidatos devem enviar currículos para [email protected]. A empresa receberá os contatos até o dia 18 de agosto.

Por R.D.


A Rede SENAI de São Leopoldo, cidade localizada próxima a Porto Alegre, está selecionando professores de educação profissional de nível técnico. As vagas são para ministrantes de aulas no curso de Segurança do Trabalho oferecido pela entidade. Os interessados deverão possuir educação superior em área afim, com formação pedagógica legal para docência, preferencialmente em curso técnico de Segurança do Trabalho.

Os selecionados irão atuar ministrando aulas no referido curso, além de planejar as atividades docentes da área, atender pais e alunos com dúvidas, dentre outras atividades. Os candidatos devem ter conhecimentos sólidos na área de Segurança do Trabalho.

Para participar desta seleção os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: [email protected].

Por R.D.


O SENAI de Porto Alegre está selecionando professores para fazerem parte de seu quadro docente. As oportunidades são voltadas para profissionais que tenham ensino médio completo, e algum curso técnico de área afim, ou de especialização. Serão aceitos também profissionais que estejam cursando Administração de Empresas ou áreas afins.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos selecionados está o planejamento das atividades docentes, registro de informações referentes às atividades dentre outras. É importante que os candidatos tenham bons conhecimentos em Sistema Financeiro, economia e mercado, contabilidade básica, legislação trabalhista, logística, redação comercial e técnicas de arquivamento.

Para participar desta seleção os interessados devem enviar currículos completos para o e-mail: [email protected].

Por R.D.


A Escola de Educação Profissional Ney Damasceno, pertencente à rede SENAI e localizada na cidade de Gravataí, Grande Porto Alegre, está com inscrições abertas para seleção na área docente da instituição. A oportunidade é para o cargo de Instrutor de Educação Profissional de Nível Médio.

A vaga é voltada para profissional que tenham concluído curso Técnico de nível médio em área afim ou Ensino Médio com curso de aprendizagem ou qualificação profissional em área específica. Os candidatos deverão ter conhecimentos de confecção de sapatos, processos de corte e costura montagem de sapatos, experiência com instrução e domínio das técnicas de produção de calçados.

Para participar os interessados deverão enviar currículos para: [email protected].

Por R.D.


A rede de ensino do Sistema FIERGS, através do SENAI, está com oportunidades abertas para seu quadro docente. As vagas são para a sede municipal localizada na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre para docência na área de mecânica.

Para participar da seleção os candidatos devem possuir Ensino superior na área de mecânica e/ou mecatrônica, com formação legal para docência e também conhecimentos em Mecânica de Usinagem (torno, fresadora, ajustagem), metrologia, usinagem em CNC, Auto-CAD e Solidworks.

Os selecionados ministrarão aulas para os cursos técnicos da entidade na área. Para participar da seleção os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected].

Por R.D.


Uma parceria entre o CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industruial vai oferecer cursos para pessoas interessadas em aprender a instalar linhas telefônicas.

O programa é voltado para pessoas que buscam qualificação para conseguirem o primeiro emprego, como jovens, e também para pessoas desempregadas que querem obter mais instrução e capacitação.

Os interessados devem ter entre 18 a 45 anos, devem ter carteira de trabalho bem como carteira de habilitação (CNH) na categoria A. Além disso é preciso ter escolaridade mínima até a oitava série do ensino fundamental.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho na sede do CPAT, localizada na Avenida Campos Salles, 427, no centro, sempre das 08:00 às 16:00h. Os interessados devem levar documentos pessoais (como RG e CPF), além da carteira de motorista, do histórico escolar e de um comprovante de endereço recente.

O curso tem duração de 40 horas, sempre ministrado de segunda à sexta-feira: os alunos receberão alimentação no local e os melhores poderão ser encaminhados para vagas no mercado de trabalho. Boa sorte a todos!

Créditos: Cris Keller


Copa do Mundo, economia aquecida, desastres naturais destruindo cidades. Tudo leva ao mesmo resultado: aumento na procura por profissionais do ramo da construção civil. E o Senai-SP está atento a este movimento: vai abrir até o fim de 2010 simplesmente 60 mil vagas em cursos de capacitação para esta área.

O direcionamento dos cursos são para as ocupações de pedreiro, azulejista, encanador, pintor, carpinteiro, instalador de painéis de vedação em gesso, eletricista, entre outros.

As aulas serão realizadas pelas escolas do Senai-SP em espaços cedidos pelas prefeituras de São Paulo, do litoral e  cidades do interior.

Raphael Ramirez

Fonte: G1


Os jovens estão cada vez mais preocupados com seu futuro profissional. Existe a vontade de realizarem o sonho de um curso universitário, mas também a necessidade de entrar no mercado de trabalho.

O primeiro emprego lhes oferece não apenas a independência financeira, mas também, a possibilidade de amadurecer e desenvolver a autoconfiança necessária para lutar por um lugar ao sol, através de sua inclusão em uma ampla rede de relacionamentos e situações diferentes daquelas às quais estavam acostumados. É uma experiência enriquecedora e gratificante!

Existem algumas opções interessantes para ajudá-los nessa empreitada, como o curso Menor Aprendiz oferecido pelo SENAI, que seleciona e prepara os alunos através de cursos de qualificação profissional para ingressarem no mercado de trabalho.

Jovens entre 14 e 24 anos podem se inscrever nas unidades do SENAI em vários cursos diferentes, como por exemplo, o de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial. Posteriormente terão que participar de uma seleção, e se aprovados, receberão as aulas gratuitamente, ministradas nas próprias unidades de ensino do SENAI, ou em parceria com as prefeituras e a comunidade.  Essa iniciativa visa à formação e desenvolvimento de competências para atuar no mercado de trabalho com a facilidade de que o aluno acaba encaminhado pelo próprio SENAI para as empresas como menor aprendiz.

Segundo o SENAI “a aprendizagem industrial tem por objetivo qualificar ou habilitar os alunos e apresenta aos aprendizes a formação e o trabalho através da teoria e prática”.


Você que tem um sonho de trabalhar no Senai, não pode perder essa oportunidade: O Senai esta selecionando Técnicos para as áreas de EAD e Orientação Educacional.

Se você tem curso técnico em um desses segmentos, não perca tempo e acesse o site www.cetiqt.senai.br, clique em oportunidades para obter informações sobre as vagas disponíveis, benefícios e como fazer para enviar currículo. Se eu  fosse você, guardaria sempre esse endereço eletrônico, para acessá-lo de vez em quando para saber sobre novas oportunidades no Senai

Salete Dias


Você que mora na cidade do Rio de janeiro e gostaria de fazer pós-graduação em Design de Interiores, não deve perder essa chance.

Se voce é criativo e tem aptidão para seguir um curso completo onde irá aprender a analisar, e atender às necessidades do cliente com estilo e criatividade, então preste atenção a essa dica: A duração do curso é de março a dezembro, as aulas acontecem as segundas e quartas no período da noite e a carga horária é de 384 horas.

Se você esta interessado em ampliar seus conhecimentos, é estiloso e tem talento, então acesse o site da faculdade: www.cetiqt.senai.br, faça a pós-graduação e ganhe um bom dinheiro como Desenhista de Interiores.

Por Salete Dias


Hoje vou falar mais de um dos cursos a distância que o Senai está oferecendo gratuitamente em Minas Gerais, ele é uma de tantas outras  opções que você tem disponível, é só buscar no site por Competências Transversais e navegar nas opções.

Uma vez ouvi numa entrevista na televisão que empreendedor é aquele que do nada consegue pensar em alguma coisa para ser feita. E com esse termo tão em alta vale a pena estudar gratuitamente para aprender e até mesmo identificar o seu perfil.

Se você descobrir que não é um mestre em empreendedorismo pelo menos vai aprender as características que fazem com que essas pessoas se destaquem em seus grupos e façam diferença.

Você verá no site que o objetivo final do curso é te fazer identificar as atitudes e mudanças que precisam acontecer na sua vida e fazer de você um empreendedor.

Por Paula Ferreira


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Espírito Santo receberá até o próximo dia 20 de novembro inscrições para o programa de cursos técnicos: são 680 vagas distribuídas em diversas cidades do estado.

Os cursos terão início no primeiro semestre de 2010, e há diversas opções, como Mecânica, Vestuário, Meio Ambiente, Metalurgia e outros (clique aqui e confira a lista completa).

Os cursos têm duração de 1 ano e meio, e poderão ser cumpridos nos períodos da manhã, tarde ou noite, com carga horária de 1.200 horas. Para maiores informações, acesse o edital do processo seletivo, disponível aqui: lá você poderá conferir o local das inscrições, com endereços e demais informações. O calendário está disponível aqui.

As provas serão realizadas no dia 22/11/09. Boa sorte!

Créditos: Cris Keller


SENAI de São Paulo irá abrir inscrições para cursos técnicos a partir desta segunda-feira, dia 26 de outubro.

As aulas se iniciarão no primeiro semestre de 2010 nos períodos matutino, vespertino e noturno.

No total serão 4.370 vagas, a duração dos cursos é de 2 anos, as inscrições se encerrarão no dia 06 de novembro.

Para mais informações acesse o site www.sp.senai.br.

Por Levi Rocha


O SENAI (Serviço Social da Indústria) é uma sólida instituição, presente em todo o Brasil, com admiráveis serviços prestados às comunidades. Oferece cursos voltados à área industrial desde os de especialização, técnicos, superiores e EAD (ensino à distância), todos de grande reconhecimento no mercado. Quem tem um curso feito no SENAI tem um diferencial em mãos na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Para quem ainda não se definiu profissionalmente é interessante dar uma olhada na lista de cursos oferecidos e, se possível, conhecer melhor o SENAI. Isso pode ser um passo definitivo para o seu futuro profissional e sucesso pessoal. Há, também, a possibilidade de concorrer às vagas de emprego oferecidas pela instituição. O SENAI é responsável por muitas carreiras bem-sucedidas e a próxima pode ser a sua.

Todas as informações sobre cursos, oportunidades e endereços podem ser encontrados no SITE:

www.senai.br/





CONTINUE NAVEGANDO: