Muitos profissionais alimentam dentro de si o desejo de poderem trabalhar por conta própria, de terem sua própria empresa. Ser um empreendedor a primeira vista é algo fantástico. Entretanto, existem muitos aspectos que devem ser observados e levados em consideração pelo profissional que pretende abrir sua empresa para que não acabe fechando as portas já nos dois primeiros anos.

A pessoa que tem planos de abrir um negócio, uma empresa, com recursos próprios e isso quando não colocamos na lista os prováveis investidores, os empréstimos e etc, precisam estar bem conscientes sobre o que vão fazer e saber muito bem como vão gastar o dinheiro.

Levando em consideração esse tipo de cenário não é difícil de perceber que qualquer deslize, qualquer erro por mínimo que seja, pode acabar ameaçando não apenas o caixa da nova empresa como também os projetos que envolvem o crescimento da mesma.

De fato, trabalhar para si mesmo não é fácil. O fundador da Ciplex, uma agência do setor digital norte-americano que foca sua atuação em startups e em pequenas empresas listou algumas dicas para quem quer começar a própria empresa investindo o mínimo e necessário possível com vistas a diminuir os riscos. O artigo foi publicado no site da revista Inc. Confira duas observações feitas por ele.

 – Torne sua ideia válida:

Aqui temos uma questão fundamental: como é que a pessoa vai saber que a ideia que está tendo para o seu negócio é boa? A sensação de que se perguntar para um amigo ou um parente é o ideal é um completo engano. Às vezes suas opiniões apenas querem agradar e não traduzem a realidade.

A melhor forma de descobrir se a ideia é boa ou ruim é ir perguntar para quem não vai ganhar ou perder com ela. Nessa categoria pode-se incluir profissionais mais experientes e prováveis clientes.

– Procure por um mentor:

Não é uma boa ideia pedir opiniões para aquelas pessoas que só vão confirmar suas ideias. É necessário que a pessoa que quer abrir sua própria empresa busque conversar com quem desafie suas proposições. Desta forma haverá uma maneira de se discutir os prós e os contras de uma maneira mais eficaz.

Fica o aviso. Em muitos casos o empreendedor não vai gostar do que irá ouvir. Mas é bom ponderar e levar a sério para continuar recebendo feedbacks.

Por Denisson Soares


Foi feita a divulgação no começo desse mês de julho de 2014 pelo SEBRAE sobre o recebimento do seu mais novo projeto que visa premiar algumas mulheres que possuem o perfil de empreendedoras.

O projeto se chama Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, onde o eu objetivo principal é de premiar algumas iniciativas do público feminino que já atua no setor de negócios, sendo uma forma de reconhecer o talento que muitas delas possuem.

Todas as interessadas que realizarem a inscrição poderão concorrer a um troféu e ao selo de vencedora que vai dar o direito de receber a capacitação profissional em território nacional, além de uma viagem internacional.

De acordo com os dados divulgados na página do SEBRAE, a missão é encontrar mulheres de fibra que conseguem realizar os seus sonhos, e que façam de suas histórias de vida e de determinação um exemplo para outras que ainda estão começando uma carreira profissional.

Poderão se inscrever para o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios 2014 todas as mulheres que possuem algum tipo de negócio a pelo menos 1 ano, e caso tenha esse perfil saiba que o preenchimento do cadastro será aceito até o dia 31 de julho de 2014.  É necessário ter mais de 18 anos e o ensino médio ou superior completo.

Caso você tenha interesse em participar desse programa indico que acesse o site pelo link www.mulherdenegocios.sebrae.com.br e faça o preenchimento dos seus dados agora mesmo.

A seleção vai ser feita em duas etapas, sendo a estadual, e depois a nacional. Na etapa estadual vão ser reconhecidas as 3 melhores empreendedoras, podendo chegar ao total de 81 para a realização da fase final.

Depois da primeira fase haverá uma disputa entre essas selecionadas para que aconteça a escolha da melhor entre todas.

No mesmo site que foi citado acima vai ser possível ter acesso ao regulamento para que tire todas as suas dúvidas sobre esse programa.  

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Avon, empresa norte-americana de cosméticos, está com um programa para mulheres empreendedoras que queiram aumentar sua renda mensal. É o Programa Executiva de Vendas Plus, que oferece um modelo negócio considerado inovador, que dá a possibilidade à candidata de criar uma equipe de vendas.

Para participar do programa é necessário já ser uma revendedora Avon, assinar um contrato de comercialização, ter conta bancária e possuir matrícula junto ao INSS. O número de candidatos é limitado.

É importante frisar que os escolhidos não serão funcionários diretos da empresa, e sim atuarão de maneira autônoma. Dessa maneira, também é possível ter outra fonte de renda.

As interessadas devem se inscrever através do site www.queroserexecutivaavon.com.br.  O processo seletivo é feito pelo Grupo Foco.

Por Felipe Villares


A Shell, empresa que atua no setor petrolífero, anunciou a abertura das inscrições para o seu programa social Iniciativa Jovem. Ao todo, há 120 vagas para jovens dos 20 aos 34 anos que tenham completado o ensino fundamental.

As inscrições serão aceitas até o dia 6 de fevereiro pelo site do projeto. As oportunidades de capacitação são destinadas à cidade do Rio de Janeiro.

A Iniciativa Jovem é um programa social gratuito que fornece capacitação voltada ao empreendedorismo para jovens que tenham grandes ideias e vontade de iniciar um negócio próprio. O programa oferece workshops, acesso a mentores de projetos, consultoria e apoio técnico. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, por isso, é bom se apressar e acessar o site do projeto.

Por Camila Porto de Camargo


Para aqueles que desejam iniciar sua carreira como micro empresário, ou até mesmo para aqueles que já abriram uma empresa, mas que desejam mais informações sobre o setor, a dica é a Feira do Empreendedorismo realizada pelo SEBRAE. A partir do próximo dia 22, mais de 25 mil pessoas são esperadas no evento, que reúne 11 salões temáticos, orientação empresarial, palestras, entre outras atividades.

Os setores que estarão representados na feira são: beleza, agronegócio, comércio, equipamentos, serviços, franquias, comercial, representações, gastronomia, internet , tecnologias, máquinas e , moda, artesanato, confecção, reparação automotiva .

A feira acontecerá até o dia 25 de julho no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande. A entrada é gratuita

Por R.D.


É cada vez mais comum o sonho de montar uma empresa própria e deixar o emprego. Mas antes de se lançar como um empreendedor confira estas dicas do SEBRAE:

  1. Escolha uma atividade, de preferência que não haja concorrência.
  2. Conheça o mercado. Qual é o ramo da sua empresa, quem são seus concorrentes e o que eles oferecem quem são seus cliente e fornecedores.
  3. Se informe sobre o assunto, leia livros, revistas, faça pesquisa em sites, converse com clientes, fornecedores e concorrentes.
  4. Pergunte-se: “Como vou ganhar dinheiro com esta empresa”.
  5. Faça uma lista com os gastos da empresa. Quanto irá ser gasto para abrir-la, mão de obra, tecnologia.
  6. Consulte um contador, analisando simulações otimistas e pessimistas de retorno financeiro.  Escreva tudo.
  7. Crie seu plano de negócios escrevendo suas pesquisas, os resultados, quem serão seus cliente e fornecedores.

Consulte no site do SEBRAE mais dicas e cursos de empreendedorismo. www.sebrae.com.br


Sem dúvida o empreededorismo é chave para o sucesso e deve ser desenvolvido desde cedo, pensando nisso a Universidade Federal do ABC (UFABC) abriu inscrições para curso gratuito de empreendedorismo. A atividade destina-se a alunos do 2º e 3º anos do ensino médio.

As inscrições vão até o dia 11 de junho. Os interessados devem acessar o site da universidade e preencher a ficha de inscrição, em seguida devem envia-la para o e-mail [email protected]. A seleção será feita no dia 12 de junho, das 14h as 17h, por meio de uma redação.

Com dez semanas de duração, o curso terá início no dia 25 de junho. As aulas serão as quintas-feiras, no horário das 14h as 16h. As aulas visam o desenvolvimento de espírito empreendedor, liderança e criatividade.

Por Mauro Tavares


As palestras do SEBRAE tem como objetivo adequar processos, fomentar o crescimento, alavancar a profissionalização dos empresários de nosso país. Para quem deseja melhorar sua gestão, o SEBRAE tem a solução, já que oferece palestras nos segmentos de Comércio Exterior, Estratégia Empresarial, Finanças/contabilidade, Informática, Jurídico/legislação, Marketing/vendas, Produtividade.

Se você tem interesse, anote um dos endereços do SEBRAE na capital paulista:

  • Capital Sul: Avendida Adolfo Pinheiro, 712, Santo Amaro, telefone (11) 5522-0500.

Na área de Finanças os empreendedores podem sanar suas dúvidas quanto ao planejamento e análise do negócio, gestão financeira, tirar dúvidas sobre a legislação e conhecer práticas de controle. Além disso o SEBRAE disponibiliza relacionamento com instituições financeiras e com o mercado financeiro. Uma dúvida comum é: sou obrigado a pagar contribuição sindical dos meus empregados?

Pela legislação em vigor, será descontado 01 dia de salário por ano dos empregados de uma empresa em favor do sindicato representativo da respectiva categoria. O recolhimento é obrigatório e será descontado sempre no mês de março, o pagamento devendo ser feito no mês de abril de cada ano.

Você possui dúvidas no gerenciamento de sua empresa ou de seus funcionários? Consulte o SEBRAE mais próximo de você!

Fonte: Sebrae SP

Créditos: Cris Keller


A Organização especializada em Negócios Sociais Artemísia promoverá a Usina de Idéias – curso de formação para o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da criatividade – a partir de 29 de maio.

O curso tem como público-alvo os empreendedores, gestores e estudantes interessados no tema de negócios sociais. O conteúdo compreende introdução ao modelo de negócios sociais e de gestão estratégica e aspectos comportamentais.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: artemí[email protected] até o dia 25 de abril. Os candidatos serão avaliados e a lista de aprovados será divulgada no dia 7 de maio.

Rafael TOTP


O Empreendedor Individual é um programa de incentivo do governo para a formalização de trabalhos que antes costumavam atuar informalmente, como por exemplo um pipoqueiro de rua.

De julho de 2009 até hoje  tem atingido a média de 3 mil novas empresas por dia, segundo o ministro da Previdência Social, José Pimentel. A meta até o fim de 2010 é de 1 milhão em empreendedores formalizados.

Dentre as facilidades que contribuem para a proliferação do programa estão a facilidade no cadastro de uma nova empresa e o custo reduzido de tributos a serem pagos pelos empreendedores.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.portaldoempreendedor.com.br, onde poderão ser feitos os cadastros.

Fonte: Ministério da Previdência Social

Hoje vou falar mais de um dos cursos a distância que o Senai está oferecendo gratuitamente em Minas Gerais, ele é uma de tantas outras  opções que você tem disponível, é só buscar no site por Competências Transversais e navegar nas opções.

Uma vez ouvi numa entrevista na televisão que empreendedor é aquele que do nada consegue pensar em alguma coisa para ser feita. E com esse termo tão em alta vale a pena estudar gratuitamente para aprender e até mesmo identificar o seu perfil.

Se você descobrir que não é um mestre em empreendedorismo pelo menos vai aprender as características que fazem com que essas pessoas se destaquem em seus grupos e façam diferença.

Você verá no site que o objetivo final do curso é te fazer identificar as atitudes e mudanças que precisam acontecer na sua vida e fazer de você um empreendedor.

Por Paula Ferreira


Será que em 2018 as pessoas estarão mais satisfeitas com o trabalho, do que estão atualmente? Com o avanço tecnológico, muitos trabalham como autônomos, procuram cada vez menos emprego fixo, mas a necessidade de atualização é contínua. Mas nada indica que até 2018 as pessoas irão trabalhar menos. As queixas de carga horária excessiva, falta de tempo, pressão por metas não estão destinadas a diminuir.

Muitas mudanças já estão ocorrendo, e até lá o cenário será bem diferente para alguns setores. Como nada é certo em relação ao futuro, caberá aos profissionais saberem se adaptar as mudanças, sem deixar de se atualizar. Quem souber equilibrar a vida pessoal com tantas mudanças sem afetar o fator emocional, levará vantagem.

Porém, é bem provável que isso não ocorra, “qualidade de vida” até será um tema presente. Mas em programas de desenvolvimento pessoal realizados pelas empresas, com intenção de diminuir a tensão gerada nos seus funcionários por elas mesmas.

Fonte: Manual do Empresário

Quando você decidir que já não é mais a hora de continuar a ser mandado sendo empregado dos outros, é o momento de abrir seu próprio negocio e expandir seus horizontes.

Normalmente abrir uma pequena empresa ou começar seu próprio negocio é muito complicado, oneroso e requer muito trabalho. Para facilitar um pouco a maioria das pessoas procuram a ajuda de um sócio, o que pode gerar um menos esforços e gastos, afinal, as despesas serão divididas.

Para escolher um sócio, amizade não basta e somente dinheiro também não vai garantir uma sociedade vencedora. Escolha o perfil que melhor ira se adaptar ao seu modo de trabalho e alguém que tenha conhecimento na área, pois a troca de experiências e muito dialogo serão necessários para que as decisões sejam sempre as mais próximas das corretas.

Por José Alberi Fortes Junior


Com fundamentação nos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a Sebrae Nacional apontou que as micro e pequenas empresas foram as responsáveis por uma abertura de 75,1% das novas vagas de trabalho com carteira assinada no mês de outubro.

Desse percentual, assegura a Sebrae, 63% das admissões foram realizadas pelas microempresas, enquanto 12% das contratações tiveram origem nas pequenas empresas. O número é bem interessante, ainda mais com a verificação de que todos os setores de atividade econômica das companhias analisadas apresentaram criação de empregos.

Os segmentos com maior expressividade foram o comércio, a construção civil, os serviços e a indústria de transformação. De acordo com a Sebrae, a participação de micro e pequenas empresas no montante de estabelecimentos com registro no Caged continua imutável, com 99,5%.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Mesmo sendo subordinado, aja como empreendedor, sugerindo processos e soluções. Use as características de alguém que faz acontecer com suas idéias e atitudes.

Exercitar a pró-atividade, a criatividade e a vontade de resolver problemas é um exercício necessário e fundamental para quem quer subir de cargos e começar uma bem sucedida vida profissional.

Caso a sua chefia imediata reconheça os valores e seu esforço, certamente ira conseguir promoções e poderá implantar várias idéias e soluções que irão facilitar seu trabalho e de seus colegas.

Por José Alberi Fortes Junior





CONTINUE NAVEGANDO: